sábado, 26 de novembro de 2011

SOBRE OS LIMITES DA LIBERDADE CRISTÃ ...

Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.

Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem.

Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência;

Porque do SENHOR é a terra e a sua plenitude.

Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência.

Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência.

Consciência, digo, não a tua propriamente, mas a do outro. Pois por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência alheia?

Se eu participo com ações de graças, por que hei de ser vituperado por causa daquilo por que dou graças?

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de DEUS.

(1 Coríntios 10:23–31 ).

Vivemos entre dois extremos: De um lado sabemos que este é um espaço público (virtual), com liberdade de expressão; Do outro lado, o gosto individual, por falar do que faz parte do interior pessoal (individual)... Assim, durante muito tempo, vivi na dúvida que, muita gente não gosta que abramos a boca pra falar sobre DEUS, a BÍBLIA ou coisas que tenham a ver com a fé cristã... MAS, considerando o que disse JESUS (que manda em mim), fui acostumando – se a expor princípios do Reino de DEUS, através do que penso, falo ou faço:

Está escrito:

Porque a boca fala do que está cheio o coração (Mateus 12:34 b).

Porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado (Mateus 12:37).

Eis que EU vos envio como ovelhas para o meio de lobos (Mateus 10:16 a).

Crio coragem e dou forma (digito) os textos...

O apóstolo Paulo, autor da Primeira Carta aos cristãos da cidade de Corinto, na Ásia menor, indica um homem erudito falando sobre vida cristã (de qualidade) direcionando seu discurso além do tempo e além do lugar...

Com base no que Paulo dizia a cristãos, nos primórdios do cristianismo, estamos refletindo SOBRE OS LIMITES DA LIBERDADE CRISTÃ...

PRIMEIRO – A liberdade cristã tem a ver com o todo.

Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem (1 Coríntios 10:23 – 24).

Aparentemente não seria possível resumir o nosso projeto de vida cristã (o seguir a CRISTO), na dicotomia do posso x não posso. Isso tornaria as coisas fáceis, especialmente, em relação aquelas coisas que a liderança definem pra o rebanho... Assim, após se tornar membro de uma determinada igreja, o membro passaria o restante da vida, conforme manda o figurino (a cartilha)... MAS, na realidade, DEUS não orientou (nem orienta) ninguém a usar esse tipo de padrão...

O judaísmo, dos dias de JESUS, determinava, por exemplo, o que podia ser feito no sábado e o que não podia ser feito... ASSIM, JESUS foi recriminado porque realizou uma cura em dia de sábado (Mateus 12:9–14).

Parece loucura, mas, em nossa própria época, um grupo que é adepto do sábado, diz que o sábado é o selo do Espírito Santo. E, soube que um dos maiores sonegadores de impostos da região, era visto como uma boa pessoa, porque pertencendo ao grupo, guardava o sábado.

Lembro que foi, no findar o sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria ficaram sabendo que JESUS ressuscitara (Mateus 28:1–7).

Considerando o que está escrito, JESUS ressuscitou entre um sábado e um domingo; O que implica dizer que não se deve dizer que agora seria o DIA de domingo e não o sábado. Por outro lado, DEUS deve ocupar o primeiríssimo lugar em nossas vidas, independente do dia da semana...

SEGUNDO – A liberdade cristã tem a ver com nossas atitudes.

Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência;

Porque do SENHOR é a terra e a sua plenitude.

Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência.

Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência.

Consciência, digo, não a tua propriamente, mas a do outro. Pois por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência alheia?

(1 Coríntios 10:25 – 29).

A BÍBLIA foi escrita a centenas e centenas de anos... Em relação ao Antigo Testamento, podemos dizer mais de dois mil anos, considerando que foi a BÍBLIA que JESUS usou (quando esteve na terra)... Mesmo assim, continua atual pra os nossos dias...

Quando se analisa (por exemplo) a Lei de Moisés (O Pentateuco), é possível ver que um pecado como desobediência ou rebeldia dos filhos recebia punição rigorosa para que o mal fosse eliminado da terra (Deuteronômio 21:18–21). E, explicitamente está escrito que é dever dos filhos honrarem seus pais, para terem vida próspera e longa (Efésios 6:1–3).

Certamente, a sociedade atual ainda não se deu conta de que o jovem querendo liberdade para fazer o que quiser, está assumindo a libertinagem como estilo de vida...

TERCEIRO – A liberdade cristã tem a ver com a honra dada ao verdadeiro DEUS:

Se eu participo com ações de graças, por que hei de ser vituperado por causa daquilo por que dou graças? Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de DEUS (1 Coríntios 10:30–31 ).

O apóstolo Paulo, está falando de agradecer ao SENHOR pelo alimento cotidiano... O que em nossos dias é tido como um costume ultrapassado. E, não seria desconhecimento da obrigação do ser humano para com DEUS... AFINAL, geralmente as pessoas sabem de cor, recitar a oração que o SENHOR nos ensinou, a qual fala: O pão nosso de cada dia dá–nos hoje (Mateus 6:11).

Orar deve ser mais que repetir palavras... Por isso, de nada adianta repetir a oração (que o SENHOR ensinou) se, no coração não acreditarmos em DEUS.

ASSIM, a principal forma de amar DEUS é honrando–O.

PORTANTO, como está escrito: quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de DEUS (1 Coríntios 10:31 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário