terça-feira, 22 de novembro de 2011

APARÊNCIAS QUE ENGANAM ...

Lembro de uma história, segundo a qual, um conferencista precisava ilustrar sua palestra com a presença de um mendigo e, convidou um:

No dia, local e horário combinados, o mendigo compareceu, após tomar banho e colocar sua melhor roupa... Porém o conferencista o dispensou, dizendo que ele mudara de aparência e não mais cumpriria o fim desejado...


Está escrito:

Então, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe ESTE letras, sem ter estudado?

Respondeu–lhes JESUS: O MEU ensino não é MEU, e sim daquele que ME enviou.

Se alguém quiser fazer a vontade DELE, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de DEUS ou se EU falo por MIM mesmo.

Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça.

Não vos deu Moisés a lei? Contudo, ninguém dentre vós a observa. Por que procurais matar–me?

Respondeu a multidão: Tens demônio. Quem é que procura matar–te?

Replicou–lhes JESUS: Um só feito realizei, e todos vos admirais.

Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não vem dele mas dos patriarcas), no sábado circuncidais um homem.

E, se o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de EU ter curado, num sábado, ao todo um homem?

Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.

(João 7:15–24).


APARÊNCIAS QUE ENGANAM... Tanto de uma forma (não é o que parece), quanto de outra (é o que não parece)... E, tanto aconteceu com JESUS (o MESTRE dos mestres)... Quanto acontece em nossa época (com pessoas que desejam ser sem serem)... MAS, o problema não se resume às pessoas, mas (também) as coisas, aos lugares, etc... Por isso, quando se analisa a BÍBLIA, especialmente a pessoa do SENHOR JESUS, encontramos esse tipo de coisa...

Se essa questão fosse um filme, chamaríamos de APARÊNCIAS QUE ENGANAM... E, sobre este tema, queremos refletir que:


PRIMEIRO – O problema não é avaliar, mas fazer isso de forma errada.

Disse JESUS: Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça (João 7:24).

A principal coisa acontece porque, é como se respondêssemos antes da pergunta e, quem assim procede, terá maior possibilidade de engano.

JESUS sendo DEUS, e não agindo nem falando de forma prepotente, continuamente era julgado por judeus que usavam em qualquer situação, a forma da lei de Moisés, que procedia de DEUS, mas não era superior ao SENHOR, especialmente, agindo o SENHOR com a devida sensatez e sabedoria (Jeremias 3:15).

Infelizmente, em nossa própria época, pessoas (em nome do Cristianismo), estão trazendo o judaísmo de volta, através de certas práticas em vigência...


SEGUNDO – A lei de Moisés procedia de DEUS e, era correta; mas, a lei sem a sabedoria que o momento requer, não passa de letra morta.

Não vos deu Moisés a lei? Contudo, ninguém dentre vós a observa. Por que procurais matar–me? (João 7:19).

Em momento algum, no relato dos quatro evangelhos, encontramos uma só atitude insensata nas palavras (ou nas atitudes) do SENHOR. Uma ação de cura, era um ato da misericórdia de DEUS e, portanto, com sabedoria é possível entender que de forma alguma poderia ser tida como um ato de desobediência.

Algumas vezes líderes são vistos como super–homens e, lugares como mais espirituais... Em nossa própria época já temos pastores sendo indicados pelo status humano conquistado...

TERCEIRO – A motivação com que se ensina poderá ser mais relevante que o ato (ou fato) que está sendo realizado.


Disse JESUS: Se alguém quiser fazer a vontade DELE, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de DEUS ou se EU falo por MIM mesmo (João 7:16).


Isso é preocupante, a partir do momento em que, a fiel doutrina de DEUS está deixando de ser assimilada e, em seu lugar, algo que parece ser espiritual tem arrebanhado muita gente... Quando se analisa os ensinos de JESUS é possível ver que, em nossos dias, JESUS seria crucificado da mesma forma.

Por isso, em meu achômetro, existe muitas APARENCIAS QUE ENGANAM e, não são poucas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário