O DEUS DESCONHECIDO ...
Está escrito:
Então Paulo, levantando–se no meio do Areópago, disse:
Senhores atenienses!
Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos;
Porque, passando e observando os objetos de vosso culto,
Encontrei também um altar no qual está escrito:
AO DEUS DESCONHECIDO.
Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente
Aquele que eu vos anuncio.
(Atos 17:22–23).
Conforme o Aurélio:
DEUS significa: (l) Ser infinito, perfeito, criador do Universo [Com inicial maiúscula]. (2) Nas religiões politeístas, divindades masculinas superior aos homens, e senhora dos destinos da vida [Com inicial minúscula].
DESCONHECIDO significa: (1) Não conhecido; ignorado. (2) Sem conhecimento ou relações. (3) Pessoa não conhecida. (4) Aquilo que não se conhece.
TEOLOGIA não é o estudo sobre DEUS; Mas, significa o estudo sobre o que de DEUS está revelado.
Logo, a perspectiva humana, deve mudar em relação ao DEUS em que se afirma crer, porque entre o que se encontra revelado nas Escrituras a respeito de DEUS e o que se encontra na imaginação popular, existe uma diferença tão grande quanto entre DEUS (com letras maiúsculas) e deus (com letras minúsculas).
O livro Atos dos Apóstolos nos apresenta a ação dos seguidores do SENHOR JESUS CRISTO, após SUA partida (ascensão ao céu). Conforme a Bíblia da liderança Cristã, eis a definição sobre alguns desses seguidores:
PEDRO – O pescador. Tornou-se o líder da igreja em Jerusalém.
FILIPE – Tornou-se o primeiro missionário para grupos transculturais.
ESTEVÃO – Tomou partido contra os falsos líderes religiosos de seus dias e, com isso, tornou-se o primeiro mártir (da igreja).
BARNABÉ e PAULO – Ajudaram a primeira comunidade (cristã) da Antioquia a preparar, enviar e também liderar uma equipe missionária.
Esses primeiros seguidores do SENHOR JESUS realizaram muito, porque estavam motivados pelos propósitos de DEUS, permaneciam dependentes da provisão de DEUS e preparavam o povo de DEUS.
Em nossa época, a exemplo de outros períodos (da história cristã e universal) temos repetido um erro comum:
Deixar as Escrituras de lado e cultuar um deus diferente do DEUS revelado nas Escrituras.
Falta conhecimento de DEUS;
PIOR: Falta (também) interesse e disposição pra se ter um melhor conhecimento de DEUS através de SUA PALAVRA revelada com esse objetivo (nas Escrituras).
Selecionamos o texto lido, do livro dos Atos dos Apóstolos, para a partir do exemplo de vida do Apóstolo Paulo, discorrer um pouco sobre o tema: O DEUS DESCONHECIDO.
Em primeiro lugar, O DEUS DESCONHECIDO É SENHOR:
Está escrito:
O DEUS que fez o mundo e tudo o que nele existe; Sendo ELE SENHOR do céu e da terra,
Não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas Como se de alguma cousa precisasse;
Pois ELE mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; De um só fez toda raça humana Para habitar sobre toda a face da terra,
Havendo fixado os tempos previamente estabelecidos E os limites da SUA habitação; Para buscarem a DEUS se, Porventura, tateando, o possam achar, Bem que não está longe de cada um de nós. (Atos 17:24–27).
O MEU povo está sendo destruído, Porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, Também TE rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; Visto que te esqueceste da lei do teu DEUS, Também EU me esquecerei de teus filhos (Oséias 4:6).
Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; Como a alva, a SUA vinda é certa; E ELE descerá sobre nós como a chuva, Como chuva serôdia (tardia) que rega a terra (Oséias 6:3).
Pois misericórdia quero, e não sacrifícios, E o conhecimento de DEUS, mais do que holocaustos (Oséias 6:6).
Existe em nosso país, uma apresentadora de TV que, preparou a mente de uma geração, considerando o ALTÍSSIMO DEUS como o cara lá de cima. Existe um grupo de rock (ainda em vigência), que canta que quer ir às portas do céu pra puxar as barbas de DEUS. O comércio nos apresenta (a cada ano), um Jesus (crucificado) que não ressuscitou ao terceiro dia – excelente pra vender os produtos típicos da páscoa. Durante as semanas que antecedem o natal, o mesmo comércio nos apresenta o bom velhinho (padroeiro dos exploradores e enganador das crianças), também excelente pra aumentar as vendas...
Infelizmente a Igreja que se chama pelo nome do SENHOR, também não tem apresentado um CRISTO VIVO e SENHOR...
Conforme o Aurélio, SENHOR significa: (1) Amo, patrão. (2) Indivíduo importante. (3) Homem idoso. (4) Tratamento de cerimônia dispensado aos homens. (5) DEUS (com inicial maiúscula).
Em segundo lugar, O DEUS DESCONHECIDO É INCOMPARÁVEL:
Pois NELE vivemos, e nos movemos, e existimos, Como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque DELE também somos geração. Sendo, pois, geração de DEUS, Não devemos pensar que a divindade é semelhante Ao ouro, à prata ou à pedra, Trabalhados pela arte e imaginação do homem. (Atos 17:28–29):
Conforme o Aurélio, INCOMPARÁVEL, significa: Que não admite comparação.
Está escrito:
Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra E pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão? Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como SEU conselheiro o ensinou? Com quem tomou ELE conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e LHE ensinou sabedoria, E LHE mostrou o caminho de entendimento? Eis quer as nações são consideradas por ELE como um pingo que cai dum balde E como um grão de pó na balança; As ilhas são como pó fino que se levanta. Com quem comparareis a DEUS? Ou que cousa semelhante confrontareis com ELE? (Isaías 40:12 – 15, 18).
Em terceiro lugar, O DEUS DESCONHECIDO É (também) JUIZ:
Está escrito:
Ora não levou DEUS em conta os tempos da ignorância, Agora, porém, notifica aos homens que todos, Em toda parte, se arrependam; Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, Por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, Ressuscitando-o dentre os mortos. (Atos 17:30–31):
O povo que andava em trevas viu grande luz, E aos que viviam na região da sombra da morte,
Resplandeceu-lhes a luz. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; O governo está sobre os seus ombros; E o SEU nome será: Maravilhoso Conselheiro, DEUS Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; Para que se aumente o SEU governo, E venha paz sem fim sobre o trono de Davi E sobre o SEU reino, Para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça. Desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. (Isaías 9:2, 6–7).
Conforme o Aurélio, JUIZ significa: Aquele que tem o poder de julgar.
CONCLUSÃO:
Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos TEUS planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; Cousas maravilhosas demais para mim, cousas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; Eu TE perguntarei, e TU me ensinarás. Eu TE conhecia só de ouvir, Mas agora os meus olhos TE vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. (Jó 42:1–6).
TEMA: O DEUS DESCONHECIDO ...
TEXTO BÁSICO: Atos dos Apóstolos 17:22–23
LOCAL: Ponto de Pregação no Bairro da Bomba – IP Salgueiro
DATA: 08/11/2009
Observação: Postado no www.recantodasletras.com.br como: DISCURSOS, AUTOR: fchagass, em 09/11/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário