quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PONTO DE PARTIDA II ...


Pra começo de conversa, CONSIDERANDO a leitura dos textos anteriores: PENSAR RACIONAL COMO PONTO DE PARTIDA... (Postado em 18/01/2012 = 06 leituras) e PENSAR RACIONAL COMO PONTO DE PARTIDA I... (postado em 19/01/2012 = 1 leitura), resolvemos mudar o título da série para PONTO DE PARTIDA...


Em nossos textos anteriores, iniciamos com o escrito do Apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma – capital do então Império Romano, centro mundial do poder político, militar e religioso de seu tempo...

Está escrito:

Rogo–vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional.

E não vos conformeis com este século, mas transformai–vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS.


No texto: PONTO DE PARTIDA I... Transcrevemos outros dois versículos (Atos dos Apóstolos 8:30 e 31), sobre o encontro do servo de DEUS Filipe, com o alto funcionário da Etiópia, a quem a Escritura chama de Eunuco da Rainha Candace...

Está escrito:

Correndo Filipe, ouviu – o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreender o que está lendo?

Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar – se junto a ele.

(Atos dos Apóstolos 8:30–31).

Com base no texto, refletimos sobre três coisas, que pudemos observar no texto e que, continuam sendo uma realidade em nossos dias:


PRIMEIRO – Continua havendo fome e sede de ouvir e de entender a Palavra de DEUS e, nos dias atuais se faz necessário que cristãos desçam dos seus pedestais e, sentindo – se como alguém de carne e ossos, demonstre ter intimidade com a BÍBLIA;

SEGUNDO – O cristão do Terceiro Milênio, não entende que por um lado deve ser um cidadão dos céus e, por outro lado continua aqui na terra convivendo com as limitações da espécie humana;

TERCEIRO – Não ter que passar pelo Juízo Eterno, não significa viver com nojo de conviver pelos que se dizem não cristãos (se DEUS quiser que o cristão testemunhe sobre o divino e supremo DEUS para quem permanece rebelde).


Os textos transcritos (Romanos 12:1–2 e Atos 8:30–31) indicam que, o ser humano continua o mesmo de antes tanto em suas necessidades, quanto em sua forma de olhar o próximo. Por isso, prosseguiremos analisando essa questão do encontro entre Filipe (o evangelista) e Eunuco (oficial do governo da Etiópia):


Está escrito:

Um anjo do SENHOR disse a Filipe: Apronte–se e vá para o Sul, pelo caminho que vai de Jerusalém até a cidade de Gaza (Pouca gente passava por aquele caminho).

Filipe se aprontou e foi. No caminho ele viu um eunuco da Etiópia, que estava voltando para o seu país. Esse homem era alto funcionário, tesoureiro e administrador das finanças da rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a DEUS. Na volta, sentado na sua carruagem, ele estava lendo o livro do profeta Isaías.

Então o Espírito Santo disse a Filipe: Chegue perto dessa carruagem e acompanhe–a.

Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o funcionário lendo o livro do profeta Isaías. Aí perguntou: O senhor entende o que está lendo?

Como posso entender, se ninguém me explica? – respondeu o funcionário. Então convidou Filipe para subir e sentar–se com ele na carruagem.

ELE era como um cordeiro que é levado para ser morto; Era como uma ovelha que fica muda quando cortam a sua lã. ELE não disse nada.

Foi humilhado, e foram injustos com ELE. Ninguém poderá falar a respeito de descendentes DELE, já que a sua vida na terra chegou ao fim.

O funcionário perguntou a Filipe: Por favor, me explique uma coisa! De quem é que o profeta está falando isso? É dele mesmo ou de outro?

Então começando com aquela parte das Escrituras, Filipe anunciou ao funcionário a boa notícia a respeito de JESUS.

Enquanto estavam viajando, chegaram a um lugar onde havia água. Então o funcionário disse:

Veja! Aqui tem água. Será que eu não poderia ser batizado?

{Filipe respondeu: Se o senhor crê de todo o coração, é claro que pode. E o funcionário disse: Sim, eu creio que JESUS CRISTO é o FILHO DE DEUS}.

Ele mandou parar a carruagem, os dois entraram na água, e Filipe o batizou ali.

Quando eles estavam saindo da água, o Espírito do SENHOR levou Filipe embora. O funcionário não viu mais Filipe, porém continuou a sua viagem, cheio de alegria.

De repente, Filipe se encontrou na cidade de Azoto e seguiu viagem, anunciando o evangelho por todas as cidades até chegar a Cesareia.

(Atos dos Apóstolos 8:26–40 NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje).


Transcrevemos o texto por inteiro e, queremos refletir sobre três aspectos:

PRIMEIRO – Aparição do Anjo do SENHOR (verso 26) e Deslocamento sobrenatural de Filipe, tanto no início do texto transcrito, quanto no seu final (versos 26 e 40 – que na NTLH está velado, mas que, na Tradução RA – Revista e Atualizada é bem claro.

SEGUNDO – O interesse do eunuco por saber o que estava escrito (Atos 8:32–35).

TERCEIRO – Batismo do eunuco por Filipe, foi imediato, mas vinculado a questão da fé em JESUS como FILHO DE DEUS e na obra meritória de JESUS; (Atos 8:36–38).


CONTINUA no texto: PONTO DE PARTIDA III...



Observação: Texto a ser postado, no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

Nenhum comentário:

Postar um comentário