quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O AMOR NÃO É ...

Sempre ouvi falar, cantar, festejar, etc... O AMOR;

Por um lado dizem que o amor é tudo de bom – TDB, como diziam no seriado da tevê...

Por outro lado, o amor, conforme o achômetro das pessoas, tem sido a causa de muitos problemas e dilemas do ser humano, até fizeram uma minissérie com o tema: QUEM AMA NÃO MATA.

Lembro que há alguns anos, a letra de uma canção popular, rodada nas emissoras de rádio, lamentava, lamentava e lamentava, e completava dizendo que o vale de lágrimas era tudo culpa do amor...

Certamente, existe muito mal entendido, sobre o que seja o AMOR e a sociedade pós–moderna (que costumo chamar pós–superficial), precisa ser mais coerente e pensar de forma racional (inteligente) sobre o sentido da palavra amor...


Está escrito:

E eu passo a mostrar–vos ainda um caminho sobremodo excelente.

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

(1 Coríntios 13:1–3).


Conforme a BÍBLIA, O AMOR NÃO É:

PRIMEIRO – O AMOR NÃO É apenas qualidades abstratas.

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

(1 Coríntios 13:1).

Temos uma sociedade onde é uma espécie de padrão, saber falar mais que a língua nativa. Em relação ao meio profissional. E, em relação ao mundo espiritual, para muita gente é uma espécie de padrão, falar línguas que ninguém conheça, mesmo que não haja quem interprete (barulho ou zoada)...


SEGUNDO – O AMOR NÃO É apenas conhecimento intelectual.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

(1 Coríntios 13:2).

Geralmente, o começo de um relacionamento conjugal tem seu início, conforme o padrão da sociedade pós–moderna (que costumo chamar pós–superficial) no sentimento do amor... O que seria uma espécie de intelectualismo, porque a razão passa a ser dominada pela emoção, quando se deixa de perceber que o amor é uma condição pra se investir na outra pessoa, ainda que nada exista de garantia que o investimento traria retorno.


TERCEIRO – O AMOR NÃO É apenas atitudes solidárias.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

(1 Coríntios 13:3).


Existe uma espécie de conceito na sociedade pós–moderna (que costumo chamar de pós–superficial), segundo o qual, sem caridade não existe salvação, embolando o meio de campo com dúvidas sobre uma questão abstrata, afinal, por meio de um padrão assim, haveria obrigação de distribuir os bens ainda que a pessoa seja totalmente contrária a isso.


Finalmente, é possível dizer que, DEUS é amor (1 João 4:7–21) e talvez a falta de coerência ao resumir o amor apenas ao emocionalismo entre duas pessoas que se sentem atraídas fisicamente, seja o que tem causado danos (talvez irreversíveis, a muitos casais e a muitas pessoas).



Observação: Postado inicialmente, como mensagem>religiosa, no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

Nenhum comentário:

Postar um comentário