sexta-feira, 23 de março de 2012

ENSINANDO A ENSINAR ...

Analisando os ensinos do MESTRE dos mestres, observa–se que falando sobre ansiedade numa época quando nem sabíamos que isso levaria o ser humano à correria desvairada na sociedade pós–moderna, ELE (conclui seu ensinamento), dizendo que se faz essencial buscar o Reino de DEUS e a SUA justiça em primeiro lugar, e as demais coisas (necessárias à vida) serão acrescentadas (Mateus 6:25–34).


Em meu achômetro, é bem significativa tanto a forma de ensino teórico, quanto à forma de ensino prático, usada por JESUS CRISTO. ELE não ensinava por ensinar; ANTES, ENSINAVA PARA APRENDERMOS A VIVER E A (também) ENSINAR...

Está escrito:

Depois de lhes ter lavado os pés, tomou (JESUS) as vestes e, voltando à mesa, perguntou–lhes (aos SEUS discípulos): Compreendeis o que vos fiz?

Vós me chamais o MESTRE e o SENHOR e dizeis bem; porque EU O SOU.

Ora, se EU, sendo o SENHOR e o MESTRE, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros.

Porque EU vos dei o exemplo, para que, como EU fiz, façais vós também.

Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.

Ora, se sabeis estas cousas, bem–aventurados sois se as praticardes.

(João 13:12 – 17).


Pensando bem: É possível, tanto se aprender ensinando, quanto se ensinar aprendendo... Infelizmente, a prática de vida (no cotidiano), indica que muita gente não está aprendendo isso porque teima em querer subir ao pódio, antes de olhar quem está no pódio e como fez para chegar lá...

É bem fácil constatar isso, através da correria desvairada (em que o modelo social em vigência leva seres humanos a viver), quando pessoas vão (de forma apressada) do nada a lugar algum...

Lembro uma história (até já contei num dos textos), quando alguém embriagado é parado numa blitz da polícia rodoviária, quando lhe perguntam aonde vai com tanta pressa??? E o esponja responde: Aonde estou indo não sei, mas se cada carro que encontro estiver voltando, já estou atrasado... (Quem ingere todas é esponja, não é???).


A sociedade pós–moderna (que costumo chamar pós–superficial) se habituou em impor que cada pessoa busque (sempre) ser o primeiro lugar; chegar mais rápido, etc... Faça tudo por dinheiro, suba ao pódio, etc...

Em meu achômetro, o importante mesmo é viver um dia de cada vez, sem ter que subir ao pódio de qualquer maneira...




Observação: Texto a partir da idéia expressa no pensamento: APRENDER ENSINAQNDO A APRENDER... Postada no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

Nenhum comentário:

Postar um comentário