quinta-feira, 5 de abril de 2012

A ARTE DE ESCREVER (?!) – l ...


Em meu achômetro escrever é uma arte da arte de viver... Criei essa frase há mais de duas décadas e nunca ouvi de alguém que dissesse que (a frase) fosse incoerente com a realidade...

Escrever sendo arte (ou não) ampliou significativamente meus horizontes, de forma que poderia definir essa existência (em relação a mim), como aE e dE Antes ou depois de escrever) – Pode rir que não reclamaria com você...

Após escrever sobre a ARTE DE ENVELHECER, estou compondo este texto sobre a ARTE DE ESCREVER e, certamente você poderá (ou não) aprender algo sobre ser artista em alguma coisa...

Bem, de arte em arte, lembro que desde os dias de criança lá no sítio (e isso faz tempo) já reclamavam que eu vivia fazendo arte e, cresci sem entender direito o que seja arte... E, cresci com certo receio desta palavra – porque falavam sobre arte como sinônimo de peraltice...

MAS, o fato é que em nosso país se tem que ser artista pra poder sobreviver... Certamente, você já pensou um pouco sobre quem é subempregado (ou é sub alguma coisa) – tem gente que vive no submundo, e diziam que cada criança já nasce com uma grande dívida – Imaginem que a pessoa já nasce devendo... Inclusive, em nosso país antes do PT de Lula, se falava muito em dívida externa e hoje dizem que o país empresta dinheiro até pro FMI (como dizia o gaiato, chupe em meu dedo que se sair coca–cola, eu acredito)...

Nos primeiros tempos de partido dos trabalhadores, fiz parte da militância aqui no agreste – nos reuníamos pra debater os treze pontos (enfatizando sempre que a dívida externa não seria paga)...

Até achava meio esquisito que continuávamos pagando mal às nossas empregadas domésticas (quem tinha uma), e não queríamos saber de conversar com quem estava na oposição... Costumávamos dizer que a pessoa era pelega (ou amarela)... Hoje, alguns anos depois, fazemos qualquer negócio (como dizia o humorista que fazia o papel de Salim)...

Depois poderemos continuar o assunto...




Observação: Postado, inicialmente como prosa poética, no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

Nenhum comentário:

Postar um comentário