quinta-feira, 5 de abril de 2012

A ARTE DE ENVELHECER !!!


SEI: Ninguém gosta de envelhecer, MAS, se faz parte da vida, se faz necessário, no primeiro momento aceitar a ideia e do segundo momento em diante, viver de tal forma que se viva com a consciência do dever cumprido (ao saber que fez o possível pra que a existência não descesse na enxurrada)...

Lendo o texto: A Idade que Tenho (blog Liberdade de Expressão – Anabailune), refleti mais um pouco sobre princípios, conceitos e valores que tenho cultivado nas duas últimas décadas, em relação a vida como um bem precioso (que não me pertence por inteiro)...

Em meu achômetro, assim como escrever é uma arte da arte de viver, envelhecer também... APENAS, em relação ao envelhecimento, o ser humano nunca aceitou e, passa muito tempo lutando contra isso – em consequência, muitas vezes se percebe o quanto essa luta nos impede de viver de forma saudável...

Não sou defensor da terceira idade (onde estou), mas, assim como não posso impedir que uma doença ou enfermidade aconteça, assim como não haverá como impedir certas limitações, é possível sobreviver com (ou apesar) delas...

Olho com simpatia, pessoas que conseguem viver acima das próprias limitações (não que se deva torcer por limitações); MAS, é possível viver apesar delas...

Conforme comentei o texto da amiga ANA: Entendo que, mesmo desconfortável, a velhice (bem democrática pra todos nós), nos faz com maior maturidade... Exemplo disso é que, certamente, com uns quinze anos, você não conseguiria escrever com essa qualidade de agora (que leva alguém a refletir). Eu, por exemplo, gostaria de ter alguns anos a menos, mas, me sinto preparado pra ter exatamente a quantidade que tenho e, sei que preciso ir aprendendo com as limitações físicas que pouco a pouco mostram as caras...

ASSIM como encontramos opiniões favoráveis a uma forma de pensar, encontramos opiniões desfavoráveis e, diante de quem vê a velhice como acidente de percurso, diria o que disse a alguém que comentou o referido texto da colega: uma coisa é certa e precisa ser real pra todos: Algo que se chama consciência do dever cumprido = Ter o direito de falar e não ser ouvido... Assim como falavam e eu não ouvia (ou fingia que não estava ouvindo)... SEI (também) que é possível pensar que envelhecer é como cair da escada, mas, se DEUS pensasse assim, não nos olharia com imensa graça e infinito amor...


ASSIM, envelhecer com arte, é aceitar viver cada fase da vida como algo que não poderá ser repetido e, por isso mesmo se faz necessário, fazer o melhor que seja possível, ainda que se tenha que conviver com pessoas que pensem exatamente o contrário e que em seus achômetros, é preciso aproveitar a vida (ainda que não saiba o que seja aproveitar a vida), estando fadado (ou fadada) ao fracasso na arte de viver...





Observação: Postado, inicialmente como mensagem>amizade, no www.recantodasletras.com.br (fchagass).

Nenhum comentário:

Postar um comentário