sábado, 25 de maio de 2013

O AUTOCRÍTICO DE PLANTÃO ...

Ao ler e comentar o texto: Enfadonhos de Plantão, do colega Marcelo Braga, e me sentindo meio estranho por curtir, comentar ou compartilhar pouco, e, considerando que tenho a tendência de criticar nossa pobre, triste e podre sociedade (que nem sempre sabe tratar o lixo que4 produz), segundo especialistas no assunto, não consegui deixar de pensar sobre essa questão... E, faço a mim e aos leitores, uma pergunta: PORQUE ESSA TENDÊNCIA (do ser humano) ÀS CRÍTICAS??? Em meu achômetro, o texto anterior: A VIDA PARECE UM RIO DE INCOERÊNCIAS... Contém um ingrediente da resposta: O SER HUMANO DEVERIA OLHAR DENTRO DE SI MESMO com o objetivo de ver as próprias limitações e deficiências, corrigindo na hora o que pode ser corrigido; ao invés de olhar diante de si mesmo e discordar da realidade que está ajudando a cultivar... Como comentei (o texto do colega), DIREI: É... Que somos esquisitões, isso sim... Ainda ontem lia críticas a programação das festas juninas em minha terra... É como se a crítica por si, mudasse as coisas... Quem critica nem percebe que estamos exatamente na sociedade que estamos cultivando, por isso, criticar deve ser uma arte e não apenas o esporte de criticar por criticar (tão comum em nossa triste, pobre e podre sociedade)... É como se houvesse necessidade de falar diante de um espelho, sabendo o quer faz... Abraços... Lembro uma anedota: Sujeito COM MANIA DE GRANDEZA vai ao analista, deita no sofá e o especialista diz: CONTE SUA VIDA DESDE O PRINCÍPIO... O sujeito começa: NO PRINCÍPIO EU CRIEI O CÉU E A TERRA... Certamente, o mundo será melhor, quando O AUTOCRÍTICO DE PLANTÃO... aprender a vencer a maior distância que existi: dos ao coração, com o objetivo de ver dentro de si mesmo, antes de falar do que está diante de si... Observação: Publicado no www,recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

3 comentários:

  1. Muito bem! Acho que especialmente no face, as pessoas ficam escondidas atrás da moita, esperando alguém postar algum coisa - qualquer coisa - para pular na frente da pessoa e imediatamente discordar, muitas vezes, de forma brutalmente deseducada. Por isso, vou pouco por la´.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em alguns dos textos (do recanto das letras) tenho falado que o ser humano vive uma série de crises, começando pela crise de identidade (que leva pessoas a não saber quem são), seguida pela crise intelectual (que leva pessoas a não pensar de forma racional). A partir daí, chegam as demais crises... Olhando o momento atual, duas questões ficam em destaque: Temos uma sociedade que não sabe pensar de forma racional e não vê o futuro que estamos construindo hoje); e temos uma sociedade que deseja que cada um apoio ideias individualistas... Pois bem: O texto questiona se terei que abrir mão do que sou apenas pra parecer simpático aos contrários e vejo o amanhã pelo que se planta hoje - por isso insisto no argumento de que foi lançada a nível mundial as sementes do extermínio da sociedade de seres humanos... Quem lê estatísticas, sabe que já existe países na europa aonde nasce menos gente do que morre. E, temos países pagando por fecundações (números de filhos por casal)... ASSIM AOS SIMPATIZANTES DO ATIVISmo e aos ativistas, APLICO A FRASE DE QUE NÃO COMEMOREMOS HOJE... FALE APÓS UMA OU DUAS GERAÇÕES...

    ResponderExcluir