quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O PROBLEMA É A REAÇÃO ÀS CORES ...

o cotidiano de cada ser humano, são variadas (e variáveis) cores, amores, desamores... E, o problema não tem nada a ver com as cores, dores, labores... A questão (e não importa ter razão) terá a ver com a reação... Que descer direto pra o coração e sua influência à emoção... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

AFERINDO A REALIDADE ...

Considerando as coisas do cotidiano, é possível sentir como estamos sendo vistos (no mundo em derredor)... Se aceito ou não, Se agrada ou não, etc... Se vierem flores: Cuidado, pessoas hipócritas também enviam flores (se os interesses individuais recomendarem isso)... AGORA, se enviarem pedras, a reação não deverá ser conforme as feridas... Algumas vezes o terreno é limpo e deserto e não haverão pedras pra o alicerce da mansão _ ASSIM, as pedradas que alguém joga hoje (em você) podem servir pra um alicerce melhor, mais firme, mais forte... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

ESVAZIANDO A LIXEIRA EMOCIONAL ...

Considerando a vida no mundo virtual, logo entendi que muitas mensagens (recebidas) terminavam sendo descartáveis e, com o tempo percebi que mesmo descartando mensagens precisaria de mais espaço e, a solução seria esvaziar a lixeira... E, cá entre nós, o mesmo precisa ser feito no mundo real, em relação às emoções... Simplesmente, porque, estávamos acostumados a fazer (como se faz), ir jogando o descartável pra debaixo do tapete... Talvez um dia se possa reciclar alguma coisa, esquecidos que, como acontece com a lata de lixo, chega o momento que a lata enche e começa a transbordar seu conteúdo no mundo em derredor... ASSIM, da mesma forma que (no mundo virtual) devemos esvaziar a lixeira da caixa postal (pra ter mais espaço útil), é necessário que em relação ao nosso mundo real (interior) estejamos habituados a limpar a lixeira das emoções, sob-risco de não havendo mais espaço útil, o lixo emocional comece a invadir espaços em derredor... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

VAMOS FILOSOFAR (?!) ...

Em nosso meio ainda é forte o costume de achar que filosofia é coisa de intelectual, como se isso não tivesse a ver com a necessidade do ser humano refletir sobre as questões da existência... Conforme o Aurélio, FILOSOFIA significa: 1. Estudo que visa a ampliar incessantemente a compreensão da realidade no sentido de apreendê–la na sua inteireza; 2. Razão, sabedoria. POR ISSO, sempre que enveredamos por uma estrada com o objetivo de aprender (e de apreender) algo, estamos filosofando... quando digo que estou matutando sobre uma coisa, é o mesmo que dizer que estou refletindo, filosofando, estudando, meditando, ruminando, etc... ASSIM, quando convido: TU FILOSOFA DE LÁ E FILOSOFO DE CA... Afirmo que é possível fazer isso do lugar onde estou e, você, do lugar onde está... PR ISSO, penso que o ser humano precisa levar a si próprio com maior seriedade (e sem extremismos)... AFINAL, se faz necessário pensar e repensar os rumos que estão sendo indicados por pessoas que nem sempre sabem o que estão pretendendo (ou as consequências do que estão fazendo)... Penso assim, porque, por um lado, é possível encontrar gente rindo a toa (sem saber o motivo), dirá apenas que está rindo (e pronto)... De forma semelhante, pessoas com atitudes de poucos amigos, como se viver com atitude defensiva fosse solução... Por essas e outras, ESTOU fazendo o convite: VAMOS FILOSOFAR (?!)... Você FILOSOFA DE LÁ QUE FILOSOFO DE CÁ... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

TU FILOSOFA DE LÁ E FILOSOFO DE CÁ ...

Cá com os meus botões, estava matutando (no bom sentido) e, quero dar uma forma visível a essa matutagem de modo que passe da esfera mental pra esfera cotidiana, sendo útil a quem queira fazer uso da matutagem... ASSIM, se matutagem pode beneficiar o ser humano (nas relações humanas), vamos considerar melhor esse troço... ASSIM, considerando que matutagem é uma forma de contextualizar o que o ser humano costuma fazer na cidade grande: FILOSOFAR, REFLETIR, etc... Quero matutar um pouco (com você) sobre isso... ASSIM, direi: TU FILOSOFA DE LÁ E FILOSOFO DE CÁ... Ou, em outras palavras, VAMOS FILOSOFAR??? Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

CUMPRIR NOSSA PARTE , SEMPRE !!!

O diferencial não será visto a partir da ação, mas da forma como a ação estiver sendo realizada... É assim que o agricultor nordestino não desiste de plantar sua semente, porque sabe que, se DEUS der bom inverno a colheita será farta, o que não seria possível se tivesse desistido de plantar... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

PALAVRAS VESTEM IDEIAS ...

Palavras vestem ideias e, as palavras escritas no texto são como fotografias vestindo as ideias com as cores na mente do autor... Caso contrário, as ideias permaneceriam latentes no silêncio da mente do autor... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O QUE PENSAR DIANTE DE CENAS (?!) ...

São cenas e cenas... Até parece que a vida está sendo transformada num campeonato de cenas... E, com a ascensão do mundo virtual, é possível notar que antes tínhamos medo de ser alvejados por uma bala perdida... Agora, pela exibição de fotos pela internet... PIOR, agora que a foto pode passar por uma espécie de montagem, antes era a foto que tiravam da gente, agora é a montagem que podem fazer de uma foto... A situação era bem inusitada: Um orelhão meio caído sobre a calçada e, uma senhora tranquilamente (deitada), fazendo sua ligação e a frase ironizando que a empresa de telefones estaria pensando no conforto do usuário... E, são muitas lições que uma foto assim demonstra e, vejo algumas: 1. Preciso ter cuidado para saber se a foto é real ou se passou por alguma montagem; 2. Com que objetivo a foto teria (nem sempre se consegue dizer o objetivo da crítica); 3. Demonstra descaso de quem diz que faz o serviço, lucra muito como se prestasse um bom serviço e, humilha o consumidor que paga pelo serviço que nem sempre tem; 4. Demonstra a falta de educação de pessoas que depredam o patrimônio (pelo qual não tiraram dinheiro do bolso) sem pensar que é útil a outras pessoas; 3. Demonstra a criatividade de um povo que sofre desrespeito em tudo, e consegue viver com as condições as vezes precárias que têm. Sobretudo, a foto demonstra ser possível sobreviver conciliando as diferenças entre o mundo virtual e o mundo real... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

sábado, 25 de agosto de 2012

HOJE É DIA DO SOLDADO !!!

Olha, hoje é Dia do Soldado e, se deve parabeniza–los... Quando se pensa no Dia do Soldado, pode ter a tendência de pensar no lado negativo da vida, simplesmente porque alguns não estão honrando a farda que recebem... MAS, se a vida fosse assim, não mais desejaríamos um venturoso Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia da Pátria, etc... AFINAL, existem tantas coisas pra tirar o ânimo... MAS, olhando a vida no bom sentido, o que se deve fazer é pedir, cada dia, que DEUS proteja os soldados em nosso país, porque a maioria deles honra a farda que veste e, pode ser que os demais decidam imitar o bom exemplo daqueles que estão arriscando a própria vida pela sociedade que nem sempre merece (os bons soldados)... Lembro que, ensinando ao jovem Timóteo, como ser um bom pastor de almas, quando citava exemplos de pessoas que cumpriam com a responsabilidade, o apóstolo Paulo começou dando o exemplo do soldado correto... Está escrito: Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de CRISTO JESUS. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. (2 Timóteo 2:3–4). ASSIM, FELIZ DIA DO SOLDADO – DEUS ABENÇOE A TODOS!!! Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

BOM DIA !!! O INÍCIO DE TUDO !!!

Olá!!! Bom Dia!!! Sabe, antigamente questionava se desejar bom dia não seria mera formalidade, que fazia parte da diplomacia nas relações humanas... Depois, cheguei à conclusão que desejar bom dia, mau nenhum fará... Se alguém fizer isso de forma hipócrita, problema da pessoa que fizer... Quanto a mim, o que preciso é desejar bom dia com desejo de que realmente o dia seja bom pra todos sem distinção, afinal, se DEUS é soberano, se é cheio de poder, se é DEUS pra todos, em todos os lugares (mesmo se alguém deixar de NELE crer), então precisarei desejar bom dia pra todos na esperança de que DEUS tenha misericórdia de todos... ASSIM, direi: BOM DIA QUE DEUS TE ABENÇOE, RICAMENTE, NESTE DIA!!! E, LEMBRE – SE: A expressão Bom Bia, expressa o desejo que a partir da frase, estamos começando a etapa da vida destinada para este dia!!! Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SONHO BOM – Introdução ...

Estava numa das igrejas (de denominação onde comecei), no centro do Recife... E, como havia sido convidado pra uma lição de Escola Bíblica, (mesmo sem seguir normas tradicionais), comecei com o texto (na Carta de Paulo aos Romanos, que transcrevo abaixo: Rogo–vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas trasformai–vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS. (Romanos 12:1–2). Em nossos dias, pessoas dizem que desejam fazer a vontade de DEUS, mas, analisando o texto é possível ver que o ser humano distorce a palavra da mesma forma como Eva (no Paraíso) e, assim não poderia continuar senão lamentando o Éden perdido... Sem viver um SONHO BOM... Continua... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (fchagass).

A POLITICAGEM PODE SER DESCARTÁVEL ...

Assim como é uma realidade que não se pode negar, a politicagem do ser humano existe, sendo muito mais prejudicial que sua mesquinharia; também é verdade que o ser humano não depende dela (pra viver), como muitos acham... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (fchagass).

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

NÃO DEPENDE DE STATUS ...

Continua sendo (perfeitamente) possível avançar... Algumas pessoas justificam sua desistência, alegando falta de condições, excesso de desumanidade nos processos e execução de projetos... CONTUDO, independente de qualquer motivo, se faz necessário convicção do que deseja e ter em vista no todo, antes de qualquer iniciativa... Graças a DEUS que não dependerá de status social... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

terça-feira, 21 de agosto de 2012

LÁGRIMAS ATÉ QUANDO (?!) ...

Após toalete e os exercícios devocionais, desci pra navegar um pouco nas águas da internet e, uma notícia na tevê me fez refletir: Uma turma (que torcia) voltava após um jogo noutra cidade, e parou pra lancharem (entre aspas) e como havia um grupo de torcedores de um time adversário, começaram uma briga que resultou na morte de alguém... Diariamente, a tevê (ou outros de comunicação) despejam notícias sobre o povo, independente de precisarem ouvir... Nem se sabe como arranjam tantas informações (entre aspas)... MAS, não estou querendo analisar esse expediente dos meios de comunicação e, sim, o fato do ser humano andar metido em tantos apuros... O fato é que existem motivos e mais motivos para o pranto... LÁGRIMAS ATÉ QUANDO (?!)... Em meu achômetro tudo começou (e continua) com pequenas coisas: Um olhar, um desejo de fazer o que sabia que não devia fazer (e nem precisava fazer), uma desobediência, etc... Está escrito: Eis o que tão somente achei: que DEUS fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias (Eclesiastes 7:29). Um dos maiores problemas em nossos dias, continua sendo o problema que aconteceu em outras gerações... Existe o grupo dos que acreditam em DEUS, e, existe o grupo das outras pessoas que acham que acreditar em DEUS seria inútil e pronto (prego batido e ponta revirada)... ASSIM, a opção do ser humano (numa grande parte) tem sido continuar rumo ao caos... Se a pessoa não chorar por uma coisa, existirão outros motivos para o pranto... ASSIM deverá continuar, até que DEUS coloque um basta na odisseia humana (ou seria desumana) na terra... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

sábado, 18 de agosto de 2012

ALGUMAS COISAS DENTRO DO NORMAL ...

Ao levantar examinei o cenário completo e percebi que algumas coisas estão no lugar... SEI: Existirão pessoas para quem nem tudo está bem, mas, mesmo em casos assim, existe a perspectiva que o tempo irá renovar as esperanças de melhores dias... Cada caso é um caso e, assim como nem tudo possa estar do jeito que o colega falava: SE MELHORAR ESTRAGA... Em meu achômetro, nem tudo estará como para aquela pessoa que via tudo de forma negativa – A gente dizia que determinada coisa não estava bem, mas poderia ficar, e a criatura ia logo dizendo: Você fala isso porque não esta em meu lugar... PORTANTO, nem um extremo e nem outro... ANTES, nem tudo está fora do normal mesmo, assim é possível prosseguir... Certamente na manhã seguinte as coisas estarão diferentes de hoje... E, tem mais: SE eu disse que ALGUMAS COISAS ESTÃO NO LUGAR... É porque mesmo que algumas coisas não estivessem no lugar em que deveriam está, o sono da noite me renovou as forças para prosseguir... BOM DIA E QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A VIDA É SIMPLES – l ...

O texto anterior: A VIDA É SIMPLES, foi uma espécie de introdução ao tema... E, continuando a questão, perguntaríamos: SE A VIDA É SIMPLES, POR QUE PARECE TÃO COMPLICADA??? Conforme dissemos no texto anterior: certamente a vida não é algo complexo: É simples!!! Não há dúvidas de que o ser humano tem complicado as coisas, tentando fazer com que a vida seja mais simples do que é... Pra começo de conversa, tenho inúmeros argumentos palpáveis que sustentam essa afirmação... MAS, vamos nos resumir a coisas simples (compreensíveis por todos)... A questão da violência que tanto preocupa e tira o sossego de todos, dependeria em parte do ser humano ser mais sensato (ou não)??? Cá entre nós, geralmente se gasta mais com supérfluos do que com o essencial (alimentos)... Isso sem falar com a dificuldade de muita gente pra pagar despesas com advogados... Já imaginou que em torno da metade dos problemas que geram violência policial não precisariam existir??? Consumo e tráfico e problemas com abuso sexual (especialmente infantil) indica claramente a loucura do ser humano na sociedade (que se diz evoluída) que vive no caos crônico há décadas... Poderia citar outros problemas que assolam a sociedade como pirataria, consumismo de toda sorte e violência no trânsito, em decorrência de consumo de bebidas alcoólicas... Sem falar em cigarros... ÔXENTE!!! LIFE DOG!!! Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

A VIDA É SIMPLES - Introdução ...

Certamente a vida não é algo complexo: É simples!!! Não há dúvidas de que o ser humano tem complicado as coisas, tentando fazer com que a vida seja mais simples do que é... Nesse ponto, os antigos tiveram uma qualidade de vida que supera a qualidade atual... É bem certo que, em relação aos tempos mais antigos, temos maior facilidade, por exemplo, em calcular coisas... MAS, cá entre nós, todos os alicerces da matemática foram erguidos numa época em que o ser humano dependia de usar a mente e de coisas simples como lápis e papel... Por incrível que pareça, o ser humano pós–moderno está com a mente mais estreita em relação ao ser humano de épocas antigas – basta considerar que nos dias atuais, com calculadora, o ser humano encontra dificuldades em lidar com conceitos básicos de matemática... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

FÉ DE mais NÃO CHEIRA BEM ... se vira moda (?!) ...

Passeando nas águas da internet, passando no recanto, li sobre um assunto que não havia ouvido falar (muito embora andasse com uma pulga atrás da orelha)... Explicando a questão, diria que geralmente se fala contra (de forma desbocada, sem medir adjetivos) ou se fala a favor (bajulando)... ASSIM, como a questão me levou a pensar, li e comentei... O texto: Ajude o Apóstolo Valdemiro Santiago. O texto dizia que o apóstolo Valdemiro Santiago pediu uma ajuda porque estava devendo alguns milhões por causa de ajudas da igreja aos necessitados... E, em meu pensômetro (o pensador), passou a ideia: Será que não seria hora de repetir (e de ensinar a esse pessoal o texto que está em Mateus 10:8 que afirma: DE GRAÇA RECEBESTES E DE GRAÇA DAI??? Em meu achômetro, seria o momento de intensificar o apoio às pessoas (através da existência de grupos de ajuda nas Igrejas)... Falo de ajudar pessoas carentes na sociedade... Isso, porque, no momento atual, os líderes religiosos (a exemplo do referido), estão parecendo políticos no regresso nacional (quero dizer congresso), de paletó e gravata, mamando nas tetas do poder (inclusive alguns estão em busca da segunda teta)... Quando as coisas estão bem, sugam o leite sem dividir com ninguém... Quando as coisas dão errado, querem uma ajuda (também financeira do povo – em cima do qual está)... Em meu lembródomo, lembro que ao dar com os burros na água, o Brasil (político) anunciava que o milagre econômico falhara... Enquanto se esperava o bolo crescer pra dividir com osd pobres, viera alguém e comera o bolo... Nesse tempo, algum esperto de plantão fundou uma igreja como meio de pegar dinheiro do povo (e a coisa deu certo)... Quem sabe a campanha do apóstolo (entre aspas) resultados financeiros... Música sugerida pra campanha: EI VOCÊ AI, ME DÁ UM DINHEIRO AÍ... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A PRESSA É INIMIGA DO SER HUMANO ...

Esta frase completa (conforme o adágio popular), seria: A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO, mas, em meu achômetro, independente de perfeccionismos, independente de qualquer coisa, entendo que não precisamos de pressa, afinal, qualquer coisa que dependa de pressa (exceto, socorrer alguém acometido de alguma doença ou enfermidade), estará fora do normal e, assim, quando dizem que deveremos nos apressar é como se acendesse uma espécie de sinal de alerta recomendando o descarte... Por exemplo: Alguém chega pra você com algum negócio dizendo que seria das arábias (coisa de primeira), boa e barato... Que depende apenas de você tomar a decisão com urgência (de forma apressada)... MAS, que coisa é mais urgente que resolver a vida com DEUS??? Lembro que no início de dois mil e três (após cinco anos no seminário e com mais carga horária que a maioria dos cursos de graduação universitária), tornei–me pastor evangélico... E, uma das coisas que ouvi no início do ministério seria que o pastor depende de um carro (automóvel) e, mantive a opinião de que, o pastor dependerá (sim) de saber expor a palavra de DEUS pra alimentar suas ovelhas... Algum tempo depois, fiz opção por deixar o ministério pastoral (vi que ao invés de alimentar o rebanho com a Palavra de DEUS = A BÍBLIA), a cúpula da denominação tinha outros interesses e, considerando que não sou chegado à politicagem eclesiástica... ASSIM, não estamos aqui falando sobre politicagem eclesiástica, mas apresentando uma posição contrária à pressa... INCLUSIVE, tem sido a pressa que fez os cristãos evangélicos aumentarem de número (no país) sem que isso significasse o crescimento de pessoas com conhecimento (e prática) na exposição Palavra de DEUS... Em outras palavras, os cristãos evangélicos cresceram numericamente (conforme dados do IBGE), e, paralelamente cresceu o analfabetismo bíblico (pessoas que conhecem a bíblia apenas de andar com uma debaixo do braço)... Por essas e outras, A PRESSA É INIMIGA DO SER HUMANO... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (aqutor: fchagass).

PEQUENAS DÚVIDAS x grandes problemas ...

Ontem, foi comemorado (de norte a sul) o Dia dos Pais, entre guloseimas e presentes das casas comerciais, fiquei em dúvidas como já disse no texto: DIA DO Avô (?!)... EU não seria mais um pai... AGORA sou é um avô e quando a gente passa a ser avô não mais comemora dia dos pais... Podem até pensar que estou fazendo tempestade em copo d ‘água, mas cá entre nós, essa questão parece uma pequena dúvida, mas essa pequena dúvida poderá gerar um grande (e grave) problema... Vai que os dois sem terem muito que fazer, souberam educar os filhos, ensinando coisas como: quem casa quer casa... Os filhos devem criar os próprios filhos (o comum é filhos acharem que os avós cuidam disso), etc... Começam a cantar um para bem empurrado... Quem passa na rua e escuta pensa que estão comemorando algum aniversário, quando na realidade, ele bate nela (ou vice–versa) e, enquanto quem apanha tenta se livrar da surra diz: Para Bem... Imagine que se essa onda pega, o comércio inventa o Dia do Avô, e o festival de vendas continua: Gravatas, meias, cuecas... CONTUDO, possivelmente não maquis irão vender computadores, micro systers, etc... Talvez seguros de vida ou similares adaptados pra terceira idade... Pode até já existir, mas nunca ouvi nenhuma publicidade para venda de produtos... Alusivos ao Dia do Avô... Será que é no dia da Avó??? Ô dúvida... E esse problema nos ouvidos que não deixa ouvir direito... E essa dor nos quartos (ou seria nas cadeiras)... Talvez seja espinhela caída... Ô memória curta... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

O QUE DEUS FEZ HOJE ...

Diferente do ser humano, DEUS esquece o que você fez que está deixando a consciência pesada, se (apenas) você reconhecer que precisa DELE e de SUA misericordiosa graça... Como se sabe a graça de DEUS significa um favor imerecido... OU seja: algo de que o ser humano precisa e não poderia comprar (tanto porque não acharia pra comprar, quanto porque não teria o suficiente pra pagar por ela)... Nesse ponto, muita gente fica sem entender e pergunta: Como seria isso??? Direi: O preço é alto demais e, há dois mil anos JESUS CRISTO pagou integralmente o preço, quando de forma voluntária caminhou em direção da cruz em lugar de todo aquele que NELE crer (João 3:16 e 1:1–15)... Essa resposta faz parte dos mistérios de DEUS e, por mais que o ser humano tente entender pela lógica (humana), só entenderá se DEUS lhe der o entendimento – do contrário, ficará achando apenas que tento fazer proselitismo religioso... PORTANTO, DEUS fez por cada um que NELE crer, o que não seria possível nem mesmo a própria pessoa fazer por si mesmo... PENSO sobre a cruz de CRISTO em relação a cada vez que faço um simples exame de sangue – a pequena picada da agulha causa desconforto – ENTÃO A CRUZ DEVE TER SIDO TERRÍVEL (e não foi por ELE)... FOI POR MIM, por você e por cada ser humano que nisso crer... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

QUE DIA É ESTE (?!) ...

Olá!!! Bom Dia!!! Inicialmente (em resposta à questão), poderia dizer que este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo–nos e alegremo–nos nele (conforme disse o salmista: 118:24). SE DEUS é poderoso e está no controle de todas as coisas, POR QUE o dia não é bom pra algumas pessoas??? Poderia responder a questão com outra pergunta: DEUS é aceito pelas pessoas como um todo???? SE DEUS é aceito por todas as pessoas, por que muitos dizem que acreditam, vivendo como se ELE não existisse??? Ou seja, por um lado parte da humanidade coloca a existência de DEUS em dúvidas e, por outro lado não há como dizer que DEUS não existe e pronto... O fato é que tanto ninguém teria um argumento lógico para comprovar que DEUS não existe e a própria BÍBLIA afirma que acreditar em DEUS é uma questão de fé e sem fé é impossível se aproximar de DEUS (Hebreus 11:6). Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass)

SE O MEU POVO QUE SE CHAMA PELO MEU NOME ...

Considerando os diferentes aspectos da realidade, uma coisa não pode deixar de ser analisada: O ser humano de uma forma ou de outra procura entender o lado espiritual da existência... AGORA, olhando a questão de lá para cá, ou seja: de fora para dentro do ser humano, existe um DEUS que se importa com cada pessoa... O DEUS que a BÍBLIA REVELA... ASSIM, vamos analisar no momento, uma das muitas coisas que DEUS diz, em relação ao ser humano... Está escrito: SE o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus maus caminhos e sararei a sua terra. (2 Crônicas 7:14). DEUS chama o ser humano de seu povo e diz o que seu povo deve fazer... PORTANTO, DEUS se move em direção ao ser humano e diz a forma como poderá acontecer um relacionamento saudável e, isso deve nos levar a pensar... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass)

A CEIA DO SENHOR ...

Hoje (05/08/2012) tivemos (e participamos) da CEIA DO SENHOR... durante o culto (Igreja Evangélica Congregacional) e, como sempre acontece em momentos assim, o membro é levado a recordar o que está no texto, que deverá fazer em memória de CRISTO, porque assim está escrito: Porque, todas as vezes que comerdes este pão (que simboliza o Corpo de CRISTO) e beberdes o cálice (de vinho), anunciais a morte do SENHOR (em nosso lugar), até que ELE venha (1 Coríntios 11:26). E, como sempre, é possível lembrar que JESUS se deu por mim, por você e por cada um que NELE creia (algo que já aconteceu); até que ELE venha (a volta gloriosa do SENHOR, que está pra acontecer)... PORTANTO, algo que tem sido feito a cada mês, e, que testemunha sobre3 a fé que uma vez por todas foi entregue aos santos (Judas 3). Considere santidade como separação pra DEUS ao invés de achar que o santo é aquela pessoa boazinha que não faz nada pra não ser preso, como dizem em nossa cultura extremamente influenciada pela religiosidade tupiniquim... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass)

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR ...

Samuel via a realidade lamentável (lá em Israel) e, ninguém fazia nada... Assim, reunindo forças viu a vitória chegar e, colocou um marco dizendo: Até aqui nos ajudou o SENHOR (1 Samuel 7:12)... A realidade em Israel, nos dias de Samuel, não era diferente da nossa... O cinismo reinava absoluto e tinha muita gente querendo levar alguma vantagem (como os nossos políticos)... Assim retiremos as pedras do caminho e, finquemos a disposição no coração (ao invés de um símbolo religioso)... Que apenas DEUS seja nossa bandeira – Até aqui nos ajudou o SENHOR. SE ELE nos ajudou até aqui, é fiel pra continuar ajudando apesar dos mensalões dessa vida... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

GREVE É GRAVE PORQUE ...

Na época da ditadura militar (dita dura) começamos a ouvir sobre greves... E greve ficou entendido como meio de luta por reposição de perdas salariais e, parece que (trabalhadores e patrões) continuam sem saber a definição da palavra, afinal, com greve ou sem greve, vamos fragmentar a sociedade pra ver como anda a população: uma parte do país não precisa fazer greve, uma parte do país continua sem emprego (sem saber o que é ter salário pra ter perda salarial), e outra parte luta por reposição de perdas salariais... A realidade triste, em nosso pobre país podre, demonstra que por aqui do gari ao presidente (ou a presidenta) tá todo mundo de férias... Quando o recesso acabar, se pensa sobre o assunto... E, em meu achômetro, a gente colocaria uma faixa: Brasil: quem sair por último apague a luz, se ainda tiver luz (pode ser que roubem a lâmpada) se os ladrões não estiverem em greve (também) - ISSO É GRAVE... ASSIM, GREVE É GRAVE POR QUE... SE alguma coisa está errada, tudo continua na mesma e, no final das contas, a gente faz de conta que está tudo bem... Cá entre nós, vamos considerar uma greve que dura mais de dois meses sem que o patrão apresente uma proposta a ser discutida pela categoria paralisada pelo movimento grevista... PRIMEIRO: Uma parte da sociedade, a menor parte, não precisa fazer greve porque não sabe o que é depender de salário pra sustentar a família... SEGUNDO: Outra parte da mesma sociedade não sabe o que é perda salarial, porque se não consegue arranjar salário pra perder alguma coisa... TERCEIRO: Enquanto temos pessoas reclamam perdas salariais... No caso em questão, quem faz greve se mostra preocupado apenas com a própria situação, uma vez que não se envolve numa luta que coloque em risco o próprio salário; porque havendo mais vagas na empresa, haveria dificuldade pra renegociar perdas salariais e criação de novas vagas na empresa... ASSIM, GREVE É GRAVE, POR algumas coisas: 1. SE não acontece negociação frutífera, como estamos presenciando no caso da Greve das Federais, demonstra a insensibilidade da categoria que reclama perdas, enquanto muita gente não teria nem emprego pra ter salário; 2. SE não acontece negociação frutífera, como estamos presenciando no caso da Greve das Federais, demonstra a insensibilidade do gove3rno que nem tem moral pra demitir seus trabalhadores, nem se dispõe a convencer a categoria da crítica situação de muita gente que não tem emprego, que não tem teto, não tem assistência da saúde pública, do transporte público e não tem nem mesmo cara de pau pra ver, diante de si, o imenso mar de lama da corrupção nos cofres públicos... Por essas e outras, A CORDA BRASIL... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

CONVERSAS NA ESTRADA DA VIDA – 1 ...

O texto anterior foi uma espécie de introdução ao tema... E dissemos o seguinte: Talvez você ache estranho que eu me aproxime e comece esta conversa... AFINAL, não nos conhecemos (ainda)... MAS, pra tudo existe uma primeira vez... SE bem que não seríamos tão desconhecidos assim... Ao longo da estrada já nos vimos algumas vezes – O que não aconteceu foi de sermos apresentados ou de fazermos alguma pausa para uma conversa... No primeiro momento até poderia alguém perguntar: Conversar sobre o que??? E, do segundo momento em diante, pode ser que se comece a falar sobre alguma das inúmeras novelas apresentadas na tevê... E, direi: Vamos conversar sobre a vida... AFINAL, fazemos parte da mesma espécie: SERES HUMANOS... E, se conversa pouco sobre essa realidade cotidiana onde estamos submetidos, numa sociedade que se diz pós–moderna (e acha pós–superficial)... ASSIM, como diz na letra da canção Meu Universo (do Grupo Novo Som): Há tanta gente por aí, na plataforma da ilusão, vai no trem da solidão... E, talvez algumas vezes eu ou você esteja no meio dessa gente... AFINAL, dizem que até mesmo no meio de uma multidão existe muita solidão... As pessoas desaprenderam a conversar, trocar ideias... E, acho que é possível mudar isso... Certamente, nos dias atuais, tem se tornado uma espécie de regra social, a prudência (entre aspas) de evitar conversas com pessoas estranhas... MAS, o que seria uma pessoa estranha??? SIM... O que seria uma pessoa estranha??? Pergunto assim, porque mesmo pessoas conhecidas podem agir com atitudes estranhas – INCLUSIVE, geralmente são pessoas bem conhecidas (às vezes familiares) que são acusadas de abuso sexual... ASSIM, nem toda pessoa estranha pode ser considerada perigosa (em potencial)... Conforme nossa conversa anterior, certamente, ainda não nos conhecemos bem, mas talvez, pouco a pouco a gente consiga ir cultivando a amizade... Tenho alguns amigos (e amigas) que também estão na estrada da vida e, podemos dizer que é bem melhor caminhar nessa estrada quando se troca ideias... Você poderia dizer: O que se ganha com isso??? E, conforme respondi (e penso), certamente, não se ganha dinheiro (com essas conversas ao longo da estrada da vida), porque a amizade não tem preço... MAS, ao longo do caminho, se ganha algo mais valioso: AMIZADE!!! Acho que você poderia dizer que não havia pensado assim e, responderei que também não pensava isso... MAS, através de troca de ideias, através de amizades, é possível adotar este princípio!!! Como foi dito (no texto introdutório): Certamente, conversaremos mais... E, assim pretendo fazer... Inclusive, temos muito a conversar, principalmente, porque a estrada da vida pode ser longa pra mim e pra você... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

CONVERSAS NA ESTRADA DA VIDA – Introdução ...

Olá!!!! Bom dia!!! Podemos conversar um pouco (ou como se dizia lá no Sertão), vamos prosear um pouco??? Talvez você ache estranho que eu me aproxime e comece esta conversa... AFINAL, não nos conhecemos (ainda)... MAS, pra tudo existe uma primeira vez... SE bem que não seríamos tão desconhecidos assim... Ao longo da estrada já nos vimos algumas vezes – O que não aconteceu foi de sermos apresentados ou de fazermos alguma pausa para uma conversa... No primeiro momento até poderia alguém perguntar: Conversar sobre o que??? E, do segundo momento em diante, pode ser que se comece a falar sobre alguma das inúmeras novelas apresentadas na tevê... E, direi: Vamos conversar sobre a vida... AFINAL, fazemos parte da mesma espécie: SERES HUMANOS... E, se conversa pouco sobre essa realidade cotidiana onde estamos submetidos, numa sociedade que se diz pós–moderna (e acha pós–superficial)... ASSIM, como diz na letra da canção Meu Universo (do Grupo Novo Som): Há tanta gente por aí, na plataforma da ilusão, vai no trem da solidão... E, talvez algumas vezes eu ou você esteja no meio dessa gente... AFINAL, dizem que até mesmo no meio de uma multidão existe muita solidão... As pessoas desaprenderam a conversar, trocar ideias... E, acho que é possível mudar isso... Certamente, ainda não nos conhecemos bem, mas talvez, pouco a pouco a gente consiga ir cultivando a amizade... Tenho alguns amigos (e amigas) que também estão na estrada da vida e, podemos dizer que é bem melhor caminhar nessa estrada quando se troca ideias... Você poderia dizer: O que se ganha com isso??? Certamente, não se ganha dinheiro, porque a amizade não tem preço... MAS, ao longo do caminho, se ganha algo mais valioso: AMIZADE!!! Acho que você poderia dizer que não havia pensado assim e, responderei que também não pensava isso... MAS, através de troca de ideias, através de amizades, é possível adotar este princípio!!! ASSIM, certamente, conversaremos mais... CONTINUA... Observação: Publicado no www,recantodasletras.com.br (Autor: fchagass).