sábado, 25 de maio de 2013

O AUTOCRÍTICO DE PLANTÃO ...

Ao ler e comentar o texto: Enfadonhos de Plantão, do colega Marcelo Braga, e me sentindo meio estranho por curtir, comentar ou compartilhar pouco, e, considerando que tenho a tendência de criticar nossa pobre, triste e podre sociedade (que nem sempre sabe tratar o lixo que4 produz), segundo especialistas no assunto, não consegui deixar de pensar sobre essa questão... E, faço a mim e aos leitores, uma pergunta: PORQUE ESSA TENDÊNCIA (do ser humano) ÀS CRÍTICAS??? Em meu achômetro, o texto anterior: A VIDA PARECE UM RIO DE INCOERÊNCIAS... Contém um ingrediente da resposta: O SER HUMANO DEVERIA OLHAR DENTRO DE SI MESMO com o objetivo de ver as próprias limitações e deficiências, corrigindo na hora o que pode ser corrigido; ao invés de olhar diante de si mesmo e discordar da realidade que está ajudando a cultivar... Como comentei (o texto do colega), DIREI: É... Que somos esquisitões, isso sim... Ainda ontem lia críticas a programação das festas juninas em minha terra... É como se a crítica por si, mudasse as coisas... Quem critica nem percebe que estamos exatamente na sociedade que estamos cultivando, por isso, criticar deve ser uma arte e não apenas o esporte de criticar por criticar (tão comum em nossa triste, pobre e podre sociedade)... É como se houvesse necessidade de falar diante de um espelho, sabendo o quer faz... Abraços... Lembro uma anedota: Sujeito COM MANIA DE GRANDEZA vai ao analista, deita no sofá e o especialista diz: CONTE SUA VIDA DESDE O PRINCÍPIO... O sujeito começa: NO PRINCÍPIO EU CRIEI O CÉU E A TERRA... Certamente, o mundo será melhor, quando O AUTOCRÍTICO DE PLANTÃO... aprender a vencer a maior distância que existi: dos ao coração, com o objetivo de ver dentro de si mesmo, antes de falar do que está diante de si... Observação: Publicado no www,recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

A VIDA PARECE UM RIO DE INCOERÊNCIAS ...

O melhor desafio ainda é fechar os olhos com dois objetivos: PRIMEIRO: OLHAR DENTRO DE NÓS; SEGUNDO: ORAR AO SENHOR QUE VÊ TODOS, EM TODOS OS LUGARES, COM SUAS LIMITAÇÕES... MAS, ao invés de fechar os olhos com esse objetivo, o ser humano tem fechado (seus olhos) apenas para encher o bolso e o depósito de dinheiro e de bens materiais, abrindo–os em seguida pra ver se ainda tem alguma coisa a subtrair, como se nesse particular a matemática fosse essencial... Abrir os olhos pra ver a realidade e lamentar por haver deixado o barco descer o rio, e não haver tido tempo de cultivar o curso de forma correta, evitando os problemas em consequências de jeitinhos, pizzas e arrumadinhos... SE, isso não for suficiente pra fazer pensar, vamos considerar o que a história registra em livros que o homem que se dizia civilizado saqueou comunidades militarmente despreparadas, chamando isso de exploração e desenvolvimento... Graças a isso, se justifica desatinos atuais como subdesenvolvimento... NÃO DIREI OUTRAS COISAS, PENSE NOS ALICERCES CULTURAIS DA NOSSA POBRE, PODRE E POBRE SOCIEDADE QUE NEM PERCEBE QUE JÁ DECRETOU O FIM DA ESPÉCIE HUMANA... A VIDA PARECE UM RIO DE INCOERÊNCIAS... PORQUE SE VOCÊ PENSAR EM SERRA PELADA ANTES E DEPOIS DA EXPLORAÇÃO... E, COMEÇANDO DE COISAS ASSIM, PENSE NO QUE FORAM CINCO SÉCULOS DE CAPITALISMO SELVAGEM... Observação: Publicado no www,recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

VIVER: DESEFIO DE EQUILIBRIO ENTRE O SER E O MOTIVO DE SER ...

Olhando (e analisando) a realidade de forma sábia, é possível entender que VIVER É ACEITAR O DESAFIO DE EQUILIBRIO ENTRE O SER E O MOTIVO DE SER... No texto anterior: A VIDA É COMO UMA ESTRADA PARALELA DE MÃO DUPLA... refleti sobre algumas coisas: Dizer que a vida pode ser comparável A UMA ESTRADA PARALELA DE MÃO DUPLA... Não significa que haveria tempo de voltar e consertar os erros de trechos anteriores... No texto anterior: DIREITO DE PENSAR DIFERENTE... Disse: Em meu achômetro, cada um deve ser livre pra pensar diferente de mim (a até dizer o que pensa)... Inclusive, com a mesma liberdade, aceite que outras pessoas pensem diferente de ti (e até digam o que pensam em alto e bom som)... Em outras palavras, considerando que, não haveria coo consertar os erros do momento anterior, nem seria conveniente viver querendo que outras pessoas simplesmente aceitem a forma como se pensa, entendo que o melhor da vida ainda é não ter como viver lamentando pelo que deixou de ser feito (ou vivido)... Antes é preciso viver cada momento como uma experiência que não poderá ser repetida (como já disse alguém)... SE A VIDA É COMO UMA ESTRADA PARALELA DE MÃO DUPLA... Não significa que haveria tempo de voltar e consertar (ou aperfeiçoar) trechos anteriores, e isso implica maior responsabilidade por cada momento, independente do lugar (ou do período da história) onde se esteja... PORQUE quer se queira ou não, cada pessoa pode ser ao mesmo tempo, autora e atora do momento histórico que esteja vivendo... E, completando o raciocínio, direi que muito embora pareça com uma estrada de mão dupla, a vida não é (e jamais será) uma estrada de mão dupla, com espaço para manobras e arrumadinhos, como é comum fazerem em nosso pobre, trist6e e podre país, onde manda quem pode, obedece quem tem juízo e, como numa novela a vida sempre acaba bem pra todos (entre aspas), pois ape4sar de parecer bem, nossa realidade não indica um futuro melhor para cada brasileiro... Até mesmo, porque existem leis e jeitinhos de burlar leis sem que (pessoas) parecerem marginais ou fora da lei... E SEALGUÉM PERGUNTAR: VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO... DIREI: COM UM CIDADÃO QUE PAGA SEUS IMPOSTOS E VIVE SENDO ULTRAJADO POR VER O TRIUNFO DA INIQUIDADE... Observação: Publicado no www,recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

A VIDA É COMO UMA ESTRADA PARALELA DE MÃO DUPLA ...

Dizer que a vida pode ser comparável A UMA ESTRADA PARALELA DE MÃO DUPLA... Não significa que haveria tempo de voltar e consertar os erros de trechos anteriores... No texto anterior: DIREITO DE PENSAR DIFERENTE... Disse: Em meu achômetro, cada um deve ser livre pra pensar diferente de mim (a até dizer o que pensa)... Inclusive, com a mesma liberdade, aceite que outras pessoas pensem diferente de ti (e até digam o que pensam em alto e bom som)... Em outras palavras, considerando que, não haveria coo consertar os erros do momento anterior, nem seria conveniente viver querendo que outras pessoas simplesmente aceitem a forma como se pensa, entendo que o melhor da vida ainda é não ter como viver lamentando pelo que deixou de ser feito (ou vivido)... Antes é preciso viver cada momento como uma experiência que não poderá ser repetida (como já disse alguém)... SE A VIDA É COMO UMA ESTRADA PARALELA DE MÃO DUPLA... Não significa que haveria tempo de voltar e consertar (ou aperfeiçoar) trechos anteriores, e isso implica maior responsabilidade por cada momento, independente do lugar (ou do período da história) onde se esteja... PORQUE quer se queira ou não, cada pessoa pode ser ao mesmo tempo, autora e atora do momento histórico que esteja vivendo... Observação: Publicado no www,recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

O DIREITO DE SER ...

Em meu achômetro, precisamos ser conscientes ao ponto de defender o direito de cada um ser o que quiser (desde que de forma racional = inteligente)... ASSIM, se a pessoa é do sexo masculino e não quer mudar, não teria direito de ser como é??? Em nossa triste pobre e podre realidade, nunca joguei pedra na geni (graças a DEUS por isso) e, defendo o direito de quem (sendo do sexo masculino) quiser permanecer sendo do sexo masculino sem ter que viver constrangido por isso, com medo de ser acusado de homofóbico, que assim possa ser... ACHAR que apenas por ser um modismo (mudar de sexo) ou viver calado com medo de te taxarem de homofóbico, tenha paciência porque de um lado temos o modismo de homens tomarem hormônios pra ver se o bumbum ou os peitos crescem e, ficarem parecidos com mulher e, por outro lado temos gente que acha que se você não é a favor da mudança (entre aspas) de sexo é homofóbico... Acho mesmo é que esse pessoal tem que aceitar quem pense diferente, porque assim era feito (se aceitava que o sujeito quisesse viver enrustido ou soltasse a franga)... AGORA, achar que decretar o fim da espécie humana é motivo de comemoração, é meio precipitado... Seria como comemorar a vitória num jogo empate, em que o juiz ainda não encerrou a partida... REFLITA UM POUCO: NÃO É POSSÍVEL ACHAR QUE UM DECRETO ATUAL TERIA COMO GARANTIR SOLUÇÕES PERMANENTES... EM MEU ACHÔMETRO SERIA MELHOR ESPERAR DUAS OU TRÊS GERAÇÕES, PRA VER SE A DECISÃO DE HOJE SERIA O MELHOR PRA TODOS OS SERES HUMANOS... HAVERÁ RISCOS DE TRANSFORMAR EM HERÓIS QUEM TEVE A CORAGEM DE SE EXPOR... Este texto saiu porque, sem pensar de forma racional, o ser humano está aumentando a confusão do mundo on de está e, onde não sabe ainda nem mesmo tratar o lixo que produz... A poluição ambiental, sonora e visual não me deixa mentir e coisas como a violência, o consumismo a exclusão social, etc. demonstram que o ser humano ainda não sabe viver... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).