sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

DEU A LOUCA NO MUNDO (?!) ...

Inicialmente, a questão seria entender o sentido da frase (título deste texto)... Sobre o fato das loucuras da vida, poderia citar o exemplo do que está acontecendo nos states, um país que se vangloria de liberdades individuais (a famigerada democracia)... Em meu achômetro, da mesma forma que em muitos outros países, nos EUA existe liberdade para viver em pobre4za absoluta, para ser morto, assaltado, adoecer, etc e tal... Uma vez resolvido o dilema, fica o campo livre para analisar outras questões que emperram a vida... Voltando ao exemplo, lá (nos states) existe liberdade para ter sua própria arma de fogo... Acho que prevaleceu a ideia, segundo a qual, os homens se encontram no Arizona... De vez em quando acontece alguma chacina em escola – um louco qualquer, chega armado (numa escola) e, mete bala em estudantes desarmados... Direi: Que sistema desigual (?!)... O cara armado, atirando em pessoas desarmadas (?!)... Loucuras na sociedade pós – moderna que se diz evoluída (que chamo de pós–superficial)... Chamo essa sociedade onde estamos de pós–superficial, exatamente, por coisas assim, que são comuns em toda parte... Por exemplo: Contra chacinas (em escolas ou similar), nada como colocar um basta na facilidade para adquirir uma arma – O governo americano deseja fazer isso e a indústrias de armas (diz não), lutando contra medidas que ameaçam seus lucros... Em meu achômetro, a intenção de quem começou a disseminar armas de fogo, não era estimular o festival de disparos como se fossem armas para fogos de artifício, e, se a coisa chegou ao estágio atual, a solução é acabar com qualquer possibilidade de circulação de armas de fogo (ou outro tipo de arma)... E de repente aparecem pessoas preocupadas com redução de lucros financeiros... Então a solução seria deixar que o planeta acabasse considerando que sem seres humanos, não mais haveria necessidade de resolver problemas (?!)... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

SE ESCREVER É VIVER, NÃO VIVA DE QUALQUER JEITO ...

No texto anterior: ESCREVER ALÉM DO LÁPIS SOBRE O PAPEL... Pensei sobre a questão da importância de escrever tanto de forma literal, quanto metafórica: Quando falo: ESCREVER ALÉM DO LÁPIS SOBRE O PAPEL... Posso me referir ao ato de percorrer uma folha de papel com um lápis, deixando algo registrado; da mesma forma que posso me referir ao ato de percorrer com o corpo físico à superfície da vida... ASSIM, SE ESCREVER É COMO VIVER, NÃO VIVA DE QUALQUER JEITO, afinal vivendo de qualquer jeito significa a mesma coisa que escrever de qualquer jeito e como se sabe, quando o escrito estiver de qualquer jeito, no mínimo quem fizer a leitura poderá não entender como deveria ser entendido... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

ESCREVER ALÉM DO LÁPIS SOBRE O PAPEL ...

No te3xto anterior: ESCREVENDO DE FORMA CORRETA... Pensei sobre a questão da importância de escrever tanto de forma literal, quanto metafórica... No texto afirmo: Quando falo ESCREVENDO DE FORMA CORRETA... Posso me referir ao ato de percorrer uma folha de papel com um lápis, deixando algo registrado; da mesma forma que posso me referir ao ato de percorrer com o corpo físico à superfície da vida... SE o faço de forma correta (ou não) depende do padrão a ser usado por alguém, para avaliar o que ficou registrado na superfície percorrida... Por isso, ESCREVER é algo ALÉM DO LÁPIS SOBRE O PAPEL... E por isso através do registro, será possível falar agora às futuras gerações... Foi isso o que fizeram tantas pessoas no passado, tanto no passado do passado, quanto no passado mais recente... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

ESCREVENDO DE FORMA CORRETA ...

Quando se trata de escrever, a primeira ideia que se tem é que escrever se refere apenas à ação de percorrer com um lápis uma folha de papel (ou algo parecido), de forma a deixar alguns rabiscos naquela superfície... MAS, escrever não é apenas isso, antes pode ser outras coisas (também)... Conforme o Aurélio, entre outras coisas, significa: Representar por meio de escrita (e isso é mais que limitar a ação aos instrumentos que relacionei)... ASSIM, quando falo ESCREVENDO DE FORMA CORRETA... Posso me referir ao ato de percorrer uma folha de papel com um lápis, deixando algo registrado; da mesma forma que posso me referir ao ato de percorrer com o corpo físico à superfície da vida... SE o faço de forma correta (ou não) depende do padrão a ser usado por alguém, para avaliar o que ficou registrado na superfície percorrida... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).
MAIS IMPORTANTE QUE FAZER, É COMO SE FAZ ... Certamente tem gente que se acha o máximo ao fazer o que é sua responsabilidade fazer... Não queremos dizer que não seja oportuno cumprir com a responsabilidade... O que queremos dizer é que se cada um deve ser responsável (agindo sempre com ética e re4sponsabilidade), o mínimo que se pode esperar de alguém é que acha com responsabilidade... INCLUSIVE, a sociedade pós-moderna que se diz evoluída (a qual chamo, pós–superficial), está do jeito que está, é porque tem sido pessoas achando que estão dando a maior contribuição para o crescimento da sociedade, quando fazer o que deve ser feito... Por exemplo, deixar vícios é um benefício que se faz a si mesmo... É claro que termina sendo muito bom para todos, mas inicialmente é um excelente negócio pra pessoa que abandona o vício... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

A CULPA SERIA COMUM ...

No texto anterior: NÃO SE JUSTIFICA INCOMPETÊNCIA COM TEORIAS INTELECTUAIS – 2... Repeti a ideia: Cada pessoa deve ter o direito de ser como queira menos deixar aflorar a tendência de se dar bem na vida, usando outras pessoas como escada – isso pode ser visível na mania de fazer com que outros assumam a culpa pelos erros cometidos pela falta de responsabilidade de quem deveria cumprir com o dever... Pense bem que já é desconfortável ter o sonho frustrado... e ainda ter que se lamentar por um erro alheio que caiu sobre si... Conforme penso, somos autores e atores da história em nossa geração; portanto responsáveis pela realidade em vigência... Não quero dizer que a responsabilidade seja (sempre) direta, mas de forma direta ou indireta, cada um terá responsabilidade pela realidade em vigência... É# claro que parte das coisas ruins é premeditada pelos autores... MAS, a sociedade como um todo é culpada pelo que tem... Pode ser que a ideia pareça estapafúrdia, mas a sociedade como um todo deve ter consciência de que permite que aconteça... É cômodo achar que apenas as outras pessoas são culpadas... Mas, na verdade, cada vez que se aponta o dedo pra alguém, existirão três outros dedos na mesma mão, apontados contra si mesmo... A CULPA SERIA COMUM... Assim, a questão não seria apontar culpados, mas, analisar conceitos, princípios ou valores que aparentemente não teriam nada a ver (presentes em todo tempo e em todo lugar) que muitas vezes ajudam a sociedade colher amargos frutos... Por exemplo: É comum a ideias que se deve ganhar muito dinhe4iro e algumas vezes junto com a ideia está implícito o conceito que devemos fazer tudo por dinheiro... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

NÃO SE JUSTIFICA INCOMPETÊNCIA COM TEORIAS INTELECTUAIS – 2 ...

No texto anterior: NÃO SE JUSTIFICA INCOMPETÊNCIA COM TEORIAS INTELECTUAIS...: Afirmei: ASSIM, na falta de disposição, quem não cumpre com sua responsabilidade começa um mais, mais interminável, na tentativa de fazer com que a culpa seja colocada sobre quem tenha ficado no prejuízo pela não execução do serviço ou fornecimento do material... Pode ser que essa linha de raciocínio não esteja conforme o que algumas pessoas queiram... MAS, importa que esteja coerente com o que acontece na vida prática... Digo isso, porque em nosso tempo tem sido comum tanto à falta de competência justificada por teorias, conforme foi dito no início do texto, quanto tentar colocar produtos ruins em embalagens que disfarçam sua inutilidade para o fim determinado... Em meu achômetro, cada pessoa deve ter o direito de ser como queira menos deixar aflorar a tendência de se dar bem na vida, usando outras pessoas como escada – Isso pode ser visível na mania de fazer com que outros assumam a culpa pelos erros cometidos pela falta de responsabilidade de quem deveria cumprir com o dever... PENSE BEM QUE JÁ É DESCONFORTÁVEL TER O SONHO FRUSTRADO... E AINDA TER QUE SE LAMENTAR POR UM ERRO ALHEIO QUE CAIU SOBRE SI... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

NÃO SE JUSTIFICA INCOMPETÊNCIA COM TEORIAS INTELECTUAIS ...

PENSO que muitas vezes, pessoas tentam JUSTIFICAR incompetência através de complicadas teorias de intelectuais, sobre o que pode ser feito havendo boa vontade (disposição) por parte de quem tem como responsabilidade fazer... Certamente, a justificativa seria aceitável se a nível humano faltasse algum componente ou coisa parecida para que algo deixasse de ser feito; MAS, é visível a falta de disposição de quem tem responsabilidade de fazer... ASSIM, na falta de disposição, quem não cumpre com sua responsabilidade começa um mais, mais interminável, na tentativa de fazer com a culpa seja colocada sobre quem ficou prejudicado pela não execução do serviço ou fornecimento do material... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

TEORIA DIFERENTE DA PRÁTICA ...

No sermão: SINAIS DE NOBREZA, elaborado com base no texto bíblico de Atos dos Apóstolos, identifica–se que existe NOBREZA em ser cristão de verdade... Conforme o texto: ORA, ESTES DE BEREIA ERAM MAIS NOBRES QUE OS DE TESSALÔNICA; POIS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COUSAS ERAM, DE FATO, ASSIM (Atos dos Apóstolos 17:11). Conforme o Aurélio, NOBREZA significa: 1. Qualidade ou caráter de nobre. 2. Classe dos nobres, indivíduo que tem título (de conde, de duque, etc). 3. Certos privilégios concedidos por um soberano. PORTANTO, aparentemente, no primeiro momento a palavra não deveria ser usada para descrever cristãos, mas o Apostolo Paulo a usa para descrever as qualidades do verdadeiro cristão conhecedor da BÍBLIA e que faz disso sua regra de fé e de prática... SÃO SINAIS DE NOBREZA CRISTÃ: PRIMEIRO: UMA QUALIDADE DISPONÍVEL A TODOS os remidos e lavados no sangue de JESUS; SEGUNDO: RECEBER A PALAVRA COM TODA AVIDEZ (= interesse); TERCEIRO: EXAME DAS ESCRITURAS CONSTANTEMENTE, com o objetivo de ver falta de sintonia com DEUS... Porque a FÉ cristã, tendo sido fundamentada nos conceitos, princípios e valores que levam a isso, principalmente o fato de ter no SENHOR JESUS CRISTO o exemplo maior de como viver isso na prática, levou a ser humano a afastar–se dos ensinos do MESTRE dos mestres, transformando os ensinos do SENHOR num conjunto de regras, usos e costumes contrários ao MESTRE dos mestres e, contrário ao ensino que ELE deixou??? CONCLUSÃO (do referido sermão), conforme o texto. PRIMEIRO: NOBREZA não depende do ser humano, de datas ou de épocas, mas do amor de DEUS pelo ser humano que não merecia ser amado... SEGUNDO: NOBREZA NÃO É ser membro de igreja; ANTES, implica conhecimento da BÍBLIA e do DEUS que inspirou a BÍBLIA. TERCEIRO: NOBREZA NÃO É parecer cristão, mas, seguir e imitar o MESTRE dos mestres, produzindo frutos dignos de arrependimento. QUARTO: NOBREZA NÃO DEVE SER CONFUNDIDA com ondas ou modismos passageiros... MAS com princípios. Conceitos e valores de quem anda conforme andava JESUS CRISTO (crucificado não por si mesmo, mas por quem NELE... SENDO UMA QUALIDADE DISPONÍVEL A TODOS os remidos e lavados no sangue de JESUS; Que RECEBE A PALAVRA COM TODA AVIDEZ; EXAMINANDO AS ESCRITURAS CONSTANTEMENTE, COM O OBJETIVO DE VER FALTA DE SINTONIA COM DEUS, se faz necessário não apenas que os cristãos tenham nobreza (para si), mas que cultivem e semeiem os conceitos, princípios e valores do Reino de DEUS (somente assim teremos uma sociedade menos desajustada)... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

FALTA DE SINTONIA ...

No texto anterior: NOBREZA QUE SE PÕE À MESA X Prática Cotidiana... Fiz uma espécie de acusação a FALTA DE SINTONIA pós–moderna entre os ensinos do MESTRE dos mestres e a prática (de vida) cotidiana do que se dizem cristãos vivendo como se não acreditassem em DEUS...: SENDO NOBREZA UMA QUALIDADE DISPONÍVEL A TODOS os remidos e lavados no sangue de JESUS; Que RECEBEM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ; EXAMINANDO AS ESCRITURAS CONSTANTEMENTE, COM O OBJETIVO DE VER FALTA DE SINTONIO COM DEUS... Porque a FÉ cristã, tendo sido fundamentada nos conceitos, princípios e valores que levam a isso, principalmente o fato de ter no SENHOR JESUS CRISTO o exemplo maior de como viver isso na prática, levou a ser humano a afastar – se dos ensinos do MESTRE dos mestres, transformando os ensinos do SENHOR num conjunto de regras, usos e costumes contrários ao MESTRE dos mestres e, contrário ao ensino que ELE deixou??? Em meu achômetro, é possível ver na Prática Cotidiana dos pseudo–cristãos, duas faces da mesma moeda: PRIMEIRA: Tirar DEUS do centro da vida e, passar a ditar todas as normas, sem querer que isso se chame antropocentrismo. O ser humano deseja parecer ser seguidor do MESTRE dos mestres, muito embora não queira negócio com o SENHOR se isso implicar abrir mão do EU em favor DELE... SEGUNDA: DEUS não sabe sobre a realidade do nosso tempo e, assim é melhor que a gente segure as rédeas da fé cristã... AFINAL, temos bons métodos e boas técnicas, para garantir o crescimento do reino... NOBREZA para o pseudo–cristão de nossa época é ter a própria denominação, conseguir encher graças ao marketing, e, brilhar, brilhar e brilhar... Ainda que isso nos afaste de DEUS e da aparência de piedade... DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS!!! Não adianta analisar a realidade contemporânea e fazer germinar excelentes teorias sobre como superar o desafio de ser cristão numa sociedade não–cristã... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

NOBREZA QUE SE PÕE À MESA X Prática Cotidiana ...

Conforme o texto anterior: NOBREZA QUE SE PÕE À MESA A série de textos: SINAIS DE NOBREZA faz parte do sermão: SINAIS DE NOBREZA – que deve ser entregue (a igreja) hoje à noite, elaborado com base no texto bíblico de Atos dos Apóstolos: (que passamos a transcrever): Conforme o texto: ORA, ESTES DE BEREIA ERAM MAIS NOBRES QUE OS DE TESSALÔNICA; POIS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COUSAS ERAM, DE FATO, ASSIM (Atos dos Apóstolos 17:11). Conforme o Aurélio, NOBREZA significa: 1. Qualidade ou caráter de nobre. 2. Classe dos nobres, indivíduo que tem título (de conde, de duque, etc). 3. Certos privilégios concedidos por um soberano. PORTANTO, aparentemente, no primeiro momento a palavra não deveria ser usada para descrever cristãos, mas o Apostolo Paulo a usa para descrever as qualidades do verdadeiro cristão conhecedor da BÍBLIA e que faz disso sua regra de fé e de prática... MAS, SENDO NOBREZA UMA QUALIDADE DISPONÍVEL A TODOS os remidos e lavados no sangue de JESUS; Que RECEBEM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ; EXAMINANDO AS ESCRITURAS CONSTANTEMENTE, COM O OBJETIVO DE VER FALTA DE SINTONIA COM DEUS... Porque a FÉ cristã, tendo sido fundamentada nos conceitos, princípios e valores que levam a isso, principalmente o fato de ter no SENHOR JESUS CRISTO o exemplo maior de como viver isso na prática, levou a ser humano a afastar – se dos ensinos do MESTRE dos mestres, transformando os ensinos do SENHOR num conjunto de regras, usos e costumes contrários ao MESTRE dos mestres e, contrário ao ensino que ELE deixou??? Em meu achômetro, é possível ver na Prática Cotidiana dos pseudo–cristãos, duas faces da mesma moeda: PRIMEIRA: Tirar DEUS do centro da vida e, passar a ditar todas as normas, sem querer que isso se chame antropocentrismo. O ser humano deseja parecer ser seguidor do MESTRE dos mestres, muito embora não queira negócio com o SENHOR se isso implicar abrir mão do EU em favor DELE... SEGUNDA: DEUS não sabe sobre a realidade do nosso tempo e, assim é melhor que a gente segure as rédeas da fé cristã... AFINAL, temos bons métodos e boas técnicas, para garantir o crescimento do reino... NOBREZA para o pseudo–cristão de nossa época é ter a própria denominação, conseguir encher graças ao marketing, e, brilhar, brilhar e brilhar... Ainda que isso nos afaste de DEUS e da aparência de piedade... DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS!!! Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

NOBREZA QUE SE PÕE À MESA ...

A série de textos: SINAIS DE NOBREZA faz parte do sermão: SINAIS DE NOBREZA – que deve ser entregue (a igreja) hoje à noite, elaborado com base no texto bíblico de Atos dos Apóstolos: (que passamos a descrever): Conforme o texto: ORA, ESTES DE BEREIA ERAM MAIS NOBRES QUE OS DE TESSALÔNICA; POIS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COUSAS ERAM, DE FATO, ASSIM (Atos dos Apóstolos 17:11). Conforme o Aurélio, NOBREZA significa: 1. Qualidade ou caráter de nobre. 2. Classe dos nobres, indivíduo que tem título (de conde, de duque, etc). 3. Certos privilégios concedidos por um soberano. PORTANTO, aparentemente, no primeiro momento a palavra não deveria ser usada para descrever cristãos, mas o Apostolo Paulo a usa para descrever as qualidades do verdadeiro cristão conhecedor da BÍBLIA e que faz disso sua regra de fé e de prática... A CONCLUSÃO (do referido sermão), é que, conforme o texto (em que baseamos o sermão), A NOBREZA não dependerá do ser humano, de datas ou de épocas, mas do amor de DEUS pelo ser humano que não merecia ser amado... PORTANTO: PRIMEIRO: NOBREZA NÃO É ser membro de igreja; ANTES, implica conhecimento da BÍBLIA e do DEUS que inspirou a BÍBLIA. SEGUNDO: NOBREZA NÃO É parecer cristão, mas, seguir e imitar o MESTRE dos mestres, produzindo frutos dignos de arrependimento. TERCEIRO: NOBREZA NÃO DEVE SER CONFUNDIDA com ondas ou modismos passageiros... MAS com princípios. Conceitos e valores de quem anda conforme andava JESUS CRISTO (crucificado não por si mesmo, mas por quem NELE... SENDO UMA QUALIDADE DISPONÍVEL A TODOS os remidos e lavados no sangue de JESUS; Que RECEBE A PALAVRA COM TODA AVIDEZ; EXAMINANDO AS ESCRITURAS CONSTANTEMENTE, COM O OBJETIVO DE VER FALTA DE SINTONIO COM DEUS. Conforme sinto na prática, em mais de dez anos como teólogo (durante o período fui, pastor oficialmente, mais de oito anos) – o maior empecilho da fé cristã tem a ver com questões pessoais entre pessoas e não com princípios da BÍBLIA... No tempo dos apóstolos, a escolha para cargos de liderança na igreja (assim como outras coisas na vida), condicionava (a escolha também à vida espiritual da pessoa) e, em nossa época dependerá com exceções a questões da vida espiritual (1 Timóteo 3: e Tito). DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS!!! Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

MESMO SEM PESSIMISMO, NÃO SE PODE ESPERAR DO MUNDO EM DERREDOR ...

Não que eu queira demonstrar pessimismo, mas, não haveria como negar que o ser humano (de forma geral), perdeu o senso de respeito ao próximo, de coletividade, de solidariedade, e por aí vai... Pode até alguém achar que não, mas qualquer avaliação do mundo em derredor, mesmo que não nos afastemos muito, indica um mundo cheio de individualismo, falta de bom senso, etc... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

SINAIS DE NOBREZA 4...

No texto anterior: SINAIS DE HUMILDADE... Quisemos introduzir o tema: SINAIS DE NOBREZA... Que faz parte do sermão: SINAIS DE NOBREZA – que deve ser entregue amanhã, elaborado com base no texto de Atos dos Apóstolos: (que passamos a descrever): ORA, ESTES DE BEREIA ERAM MAIS NOBRES QUE OS DE TESSALÔNICA; POIS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COUSAS ERAM, DE FATO, ASSIM (Atos dos Apóstolos 17:11). ASSIM, após o texto: SINAIS DE NOBREZA 1, 2 e 3... Continuamos com os demais textos da série Com relação ao tema: SINAIS DE NOBREZA..., em segundo lugar: RECEBER A PALAVRA COM TODA AVIDEZ. A NOBREZA deve está acima de condições favoráveis, acima do tempo e do lugar... ANTES, deve implicar a análise e exame da BÍBLIA... Conforme o texto: ORA, ESTES DE BEREIA ERAM MAIS NOBRES QUE OS DE TESSALÔNICA; POIS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COUSAS ERAM, DE FATO, ASSIM (Atos dos Apóstolos 17:11). Uma coisa que indica a falta de avidez (e de interesse) presente em nosso meio é a falta de sintonia entre o que se diz ser (a teoria) e o que de fato se é (a prática diária de vida)... Por exemplo: Sabemos que alguém é cristão se ele (oi ela) diz. Se anda, passa a andar com uma BÍBLIA debaixo do braço (de casa pra igreja), tamanho da roupa (ou do cabelo), etc... Tendo gente, inclusive que deixa de lado todos os colegas e amigos que não passarem também pra ser membro de uma igreja... Vale considerar algumas coisas: PRIMEIRA: Segundo pesquisas, entre os lugares mais ociosos do país, estão os templos religiosos (usados apenas algumas horas por semana), passando o resto do tempo fechados... SEGUNDO: Nos presídios e nas febens (atual fundação casa), de norte a sul do país, uma grande quantidade de pessoas que chegam ali, são descendentes de famílias evangélicas... O melhor exemplo do que se pode dizer sobre a diferença entre o que se diz ser e o que se é, está no fato que os EUA surgiram a partir do Evangelho sendo hoje o pior exemplo de cristão do mundo (mundo ocidental)... Com relação ao tema: SINAIS DE NOBREZA..., em terceiro lugar: EXAMINAR AS ESCRITURAS CONSTANTEMENTE. Conforme o texto: ORA, ESTES DE BEREIA ERAM MAIS NOBRES QUE OS DE TESSALÔNICA; POIS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COUSAS ERAM, DE FATO, ASSIM (Atos dos Apóstolos 17:11). Conforme sinto na prática, em mais de dez anos como teólogo (durante o período fui, pastor oficialmente, mais de oito anos) – o maior empecilho da fé cristã tem a ver com questões pessoais entre pessoas e não com princípios da BÍBLIA... No tempo dos apóstolos, a escolha para cargos de liderança na igreja, condicionava (a escolha também à vida espiritual da pessoa) e, em nossa época dependerá com exceções a questões da vida espiritual (1 Timóteo 3: e Tito). Está escrito (referente à instituição do diaconato): Ora, naqueles dias, multiplicando–se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então, os 12 convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a PALAVRA DE DEUS para servir as mesas. MAS, irmãos, escolhei dentre vós 07 homens DEBOA REPUTAÇÃO, CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO E DE SABEDORIA, aos quais encarregaremos deste serviço; E, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram–nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. Crescia a PALAVRA DE DEUS (A BÍBLIA), e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé. (Atos dos Apóstolos 6:1 – 7). Está escrito (As qualificações dos Bispos e dos Diáconos): Lembro que o original para Diaconia tem a ver com serviço cristão e, para Bispo (ou Ministro) tem a ver com Pastoreio (1 Timóteo 3:1–13 e Tito 1:5–9). Está escrito (referente à videira e seus ramos – João 15:1–4): Está escrito (referente ao Novo Mandamento – João 13:31–35): Está escrito (referente ao fato de JESUS ir por toda parte fazendo o bem – Mateus 9:35–38): Está escrito (referente ao fato que cristão deve ser como SAL da terra e LUZ do mundo – Mateus 5:13–16): CONCLUSÃO: Conforme o texto: ORA, ESTES DE BEREIA ERAM MAIS NOBRES QUE OS DE TESSALÔNICA; POIS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COUSAS ERAM, DE FATO, ASSIM (Atos dos Apóstolos 17:11). A NOBREZA não dependerá do ser humano, de datas ou de épocas, mas do amor de DEUS pelo ser humano que não merecia ser amado... PORTANTO: PRIMEIRA: NOBREZA NÃO É ser membro de igreja; ANTES, implica conhecimento da BÍBLIA e do DEUS que inspirou a BÍBLIA. SEGUNDA: NOBREZA NÃO É parecer cristão, mas, seguir e imitar o MESTRE dos mestres, produzindo frutos dignos de arrependimento. Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

SINAIS DE NOBREZA 3...

No texto anterior: SINAIS DE HUMILDADE... Quisemos introduzir o tema: SINAIS DE NOBREZA... Que faz parte do sermão: SINAIS DE NOBREZA – que deve ser entregue amanhã, elaborado com base no texto de Atos dos Apóstolos: (que passamos a descrever): ORA, ESTES DE BEREIA ERAM MAIS NOBRES QUE OS DE TESSALÔNICA; POIS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COUSAS ERAM, DE FATO, ASSIM (Atos dos Apóstolos 17:11). ASSIM, após o texto: SINAIS DE NOBREZA 1 e 2... Continuamos com os demais textos da série: Com relação ao tema: SINAIS DE NOBREZA..., em primeiro lugar: É UMA QUALIDADE DISPONÍVEL A TODOS os remidos e lavados no sangue de JESUS. O texto fala sobre a NOBREZA como uma QUALIDADE DISPONÍVEL A TODOS, ao invés de dizer que seria exclusividade de intelectuais ou iluminados... ORA, ESTES DE BEREIA ERAM MAIS NOBRES QUE OS DE TESSALÔNICA; POIS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COUSAS ERAM, DE FATO, ASSIM (Atos dos Apóstolos 17:11)... Existe uma legenda numa camiseta que define a diferença entre dizer que é cristão e ser cristão: É FÁCIL ANDAR COM JESUS NO PEITO... DIFÍCIL É TER PEITO PRA ANDAR COM JESUS... Parodiando a frase, direi: É FÁCIL DIZER QUE É CRISTÃO... DIFÍCIL MESMO É SER CRISTÃO NO DIA–A–DIA ... SE JESUS NÃO VIOLENTA CORAÇÕES, dando liberdade de segui–lo (ou não)... Por que tem muita gente que, após passar a seguir a CRISTO vive como se atormentada (?!)... Está escrito: E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ... SE, POIS O FILHO VOS LIBERTAR, VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES (João 8:32, 36). Lembro dois episódios que vivi: PRIMEIRO: Estávamos numa época natalina e, eu estava meio pra baixo (sem entusiasmo algum)... Numa das avenidas centrais da cidade, passou um conhecido prefeito de uma das cidades vizinhas a nossa e disse: Chagas, Feliz Natal!!! Tudo de bom!!!... Segui adiante pensando: Especialista em falsas promessas ao eleitorado dele anda bem animado; enquanto eu, com motivos pra conversar com as pessoas levantando o ânimo assim... E, passei a encarar o dia a dia com mais entusiasmo... SEGUNDO: Ia diariamente cumprir expediente numa cidade vizinha a nossa e observei que algumas pessoas pareciam ficar assustadas, sempre que alguém de outro bairro se aproximava e desejava Bom Dia!!! Certamente estavam acostumadas a que fizessem de conta que eram repugnantes não acreditando que alguém as tratava como se deve tratar gente de carne e osso como nós... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

SINAIS DE NOBREZA 2...

No texto anterior: SINAIS DE HUMILDADE... Quisemos introduzir o tema: SINAIS DE NOBREZA... Que faz parte do sermão: SINAIS DE NOBREZA – que deve ser entregue amanhã, elaborado com base no texto de Atos dos Apóstolos: (que passamos a descrever): ORA, ESTES DE BEREIA ERAM MAIS NOBRES QUE OS DE TESSALÔNICA; POIS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COUSAS ERAM, DE FATO, ASSIM (Atos dos Apóstolos 17:11). ASSIM, após o texto: SINAIS DE NOBREZA 1... Continuamos com os demais textos da série: ELUCIDAÇÃO: Atos dos Apóstolos podem ser entendidos como os atos do Espírito Santo após a Ascenção de JESUS CRISTO... Sendo (em certo sentido) uma espécie de continuação do Evangelho de Lucas... Atos dos Apóstolos é a história do desenvolvimento da Igreja Primitiva desde a Ascenção de CRISTO até o encarceramento de Paulo em Roma, e o começo de seu ministério ali. Muitos eruditos da BÍBLIA veem neste livro o começo formal da era do Espírito Santo. Ao partir CRISTO fez o anúncio de uma grande campanha de missões por todo o mundo, através da mediação humana sob o poder do Espírito. Para fins de estudo, o livro de Atos dos Apóstolos pode ser dividido em duas partes: PRIMEIRA: O período de missões locais (1:1–6:8–15); SEGUNDA: O período de missões estrangeiras (8:5–25 a 28:16–31); Da segunda parte do livro (O período de missões estrangeiras); Escolhemos o texto (lido), para refletir sobre o tema: SINAIS DE NOBREZA... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

SINAIS DE NOBREZA 1 ...

No texto anterior: SINAIS DE HUMILDADE... Quisemos introduzir o tema: SINAIS DE NOBREZA faz parte do sermão: SINAIS DE NOBREZA – que deve ser entregue amanhã, elaborado com base no texto de Atos dos Apóstolos: (que passamos a descrever): ORA, ESTES DE BEREIA ERAM MAIS NOBRES QUE OS DE TESSALÔNICA; POIS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COUSAS ERAM, DE FATO, ASSIM (Atos dos Apóstolos 17:11). ILUSTRAÇÃO: Dizem que a voz do povo é a voz de DEUS, mas, SERÀ??? Em meu achômetro, somente se o povo falar conforme a vontade de DEUS... Do contrário é apenas barulho que procede do inimigo de DEUS. Em mais de dez anos (desde a formatura como teólogo), nunca fui questionado sobre o que diz as Escrituras, e muitas e muitas vezes vi de perto, o assunto girar em torno de questões sobre usos e costumes ou sobre o jeito de fulano, de sicrano ou de beltrano... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).

SINAIS DE HUMILDADE ...

Dizem que o conferencista ia falar sobre humildade, vida simples, etc e, quis antes fazer uma experiência com a plateia presente e, após as apresentações necessárias, falou: Alguém poderia dar um exemplo sobre alguém humilde??? Entre a plateia, alguém levantou a mão e falou, apontando para si mesmo: Eu!!! Meu maior orgulho (na vida) é ser alguém humilde... Observação: Publicado no www.recantodassletras.com.br (autor: fchagass).