segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

É POSSÍVEL VIDA SAUDÁVEL EM 2013 !!!

No texto anterior: SE 2013 ESTÁ CHEGANDO!!! – O QUE DEVE SER FEITO... disse: COMEÇAR O ANO NOVO implica pensar (e repensar) se devemos continuar com os mesmos pensamentos do ano velho e, considerando algumas coisas que estão presentes na realidade, é preciso haver uma mudança em cada ser humano... NÃO É apenas dizer FELIZ ANO NOVO, mas assumir o compromisso de levar a sério o que está dizendo e, até mesmo deixar de dizer se não tiver certeza do que diz... E, acho que por essas e outras, tem gente achando que não gosto de mudança de ano... Diria: NÃO FAÇA NADA!!! PORTANTO, é possível vida saudável em 2013!!! O que não deve ser feito, é achar que dizer belas mensagens e votos de um feliz ano novo resolveria, se o coração permanecer no ano velho... Pode não ser a melhor ideia dizer isso hoje, mas, quando penso que até mesmo vendedores e traficantes de drogas estão desejando feliz ano novo cheio de prosperidade, sem pensar que cada comprador da droga será um forte candidato a farrapo humano... Por outro lado, o que dizer de consumidores de drogas ilícitas... Estão na verdade oferecendo condições aos vendedores (e aos traficantes) da mesma a continuarem numa boa, enquanto quem consumir o produto irá de mal a pior... Tanto quem vende, quanto quem faz o tráfico ou quem consome, encontra seus conhecidos e deseja boas festas e feliz ano novo... PRA CONTINUAR NA MESMA??? Lamentável dizer que tipos assim, irão pra o abismo se não mudarem de vida!!! DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS!!! Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

SE 2013 ESTÁ CHEGANDO... O QUE DEVE SER FEITO !!!

No texto anterior: 2013 ESTÁ CHEGANDO!!! disse: COMEÇAR O ANO NOVO implica pensar (e repensar) se devemos continuar com os mesmos pensamentos do ano velho e, considerando algumas coisas que estão presentes na realidade, é preciso haver uma mudança em cada ser humano... NÃO É apenas dizer FELIZ ANO NOVO, mas assumir o compromisso de levar a sério o que está dizendo e, até mesmo deixar de dizer se não tiver certeza do que diz... E, acho que por essas e outras, tem gente achando que não gosto de mudança de ano... Diria: NÃO FAÇA NADA!!! Olha gosto sim... O que não é muito legal é ver o aumento da hipocrisia no ser humano, mas, entendo que é uma opção pessoal... Por exemplo: Governantes dizem que está tudo bem e até abrem os cofres públicos pra financiar alguns eventos, como inúmeras prefeituras que pagam altos caches para cantores virem cantar a mesmice em praça pública, em cima de palcos que custam caro... Inclusive, gatunos que passam o ano assaltando, desejam boas festas e próspero ano novo aos amigos e conhecidos... (a custa do dinheiro que subtraíram???)... Por isso, acho a passagem de ano um momento complicado, quando muita gente comemora pra continuar fazendo errado no novo ano... E, alguns ainda dizem: SE DEU8S QUISER!!! Como se DEUS aprovasse suas péssimas ações... Está escrito: Educa a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele (Provérbios 22:6 – Tradução Brasileira). Seja honrado o matrimônio por todos, e seja o leito sem mácula, pois, aos fornicários e adúlteros DEUS os julgará (Hebreus 13:4 – Tradução Brasileira). Uma coisa que não é comum, o ser humano gostar: Alguém lembrar que DEUS é amor, mas é também justiça e jamais terá por inocente quem toma SEU NOME em vão (Gálatas 6:10)... E, é preciso entender que quando se deseja feliz ano novo, em nome do SENHOR, sem intenção de levar DEUS a sério cada momento do ano novo, está tomando o nome de DEUSA em vão... Por outro lado, quem morreu numa cruz foi JESUS CRISTO e não outra pessoa da família de JESUS CRISTO... PENSE NISTO E QUE DEUS TE ABENÇOE EM 2013!!! Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

2013 ESTÁ CHEGANDO !!!

ONTEM, elaborei o texto: VIVA: 2013 VEM AÍ!!! E, essa questão de pensar sobre o assunto, ultrapassa todos os limites do tempo: Antes do texto e depois do texto... Disse: VIVA: 2013 VEM AÍ!!! E, certamente isso acontecerá que se queira ou não... ASSIM, como começar bem??? Está escrito: Vinde, pois, e arrazoemos (expor ou defender, argumentar), diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata (de cor vermelha vivíssima), eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR, o disse. (Isaías 1:18–20). Inicialmente, qualquer pessoa poderá dizer que o ano foi ruim ou teria sido bom, dependendo do que viveu em 2012... Ou seja, no primeiro momento (de forma egoísta) a pessoa considera apenas a própria situação... Por exemplo: A mesma pessoa envolvida no mensalão (beneficiada quando recebeu dinheiro subtraído dos cofres públicos), estaria dizendo tudo bem, até o julgamento... Dependendo do que ficou decidido, a mesma pessoa passa a dizer que 2.012 teria sido péssimo... Cá entre nós, é preciso deixar de avaliar a realidade a partir de situações pessoais, mas considerando o conjunto da sociedade... ASSIM, olhando 2012, pode ser dito que fica a lição que mensalões, jeitinhos, arrumadinhos e coisas semelhantes, não mais deverão ser parte da experiência do ser humano... HOJE, o último dia do ano (2012), estaremos encerrando o ano na perspectiva de começar um ano novo (2.013)... COMEÇAR O ANO NOVO implica pensar (e repensar) se devemos continuar com os mesmos pensamentos do ano velho e, considerando algumas coisas que estão presentes na realidade, é preciso haver uma mudança em cada ser humano... NÃO É apenas dizer FELIZ ANO NOVO, mas assumir o compromisso de levar a sério o que está dizendo e, até mesmo deixar de dizer se não tiver certeza do que diz... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

VIVA: 2013 VEM AÍ !!!

VIVA: 2013 VEM AÍ!!! E, certamente isso acontecerá que se queira ou não... ASSIM, como começar bem??? Está escrito: Vinde, pois, e arrazoemos (expor ou defender, argumentar), diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata (de cor vermelha vivíssima), eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR, o disse. (Isaías 1:18–20). Inicialmente, qualquer pessoa poderá dizer que o ano foi ruim ou teria sido bom, dependendo do que viveu em 2012... Ou seja, no primeiro momento (de forma egoísta) a pessoa considera apenas a própria situação... Por exemplo: A mesma pessoa envolvida no mensalão (beneficiada quando recebeu dinheiro subtraído dos cofres públicos), estaria dizendo tudo bem, até o julgamento... Dependendo do que ficou decidido, a mesma pessoa passa a dizer que 2.012 teria sido péssimo... Cá entre nós, é preciso deixar de avaliar a realidade a partir de situações pessoais, mas considerando o conjunto da sociedade... ASSIM, olhando 2012, pode ser dito que fica a lição que mensalões, jeitinhos, arrumadinhos e coisas semelhantes, não mais deverão ser parte da experiência do ser humano... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

ADEUS ANO VELHO !!!

Ontem (de forma oficial), dissemos (no texto anterior): FELIZ ANO NOVO!!!, citando a bênção em Números 6:24–26. O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz; Hoje, citando o Salmos 138:8, direi: O que a mim me CONCERNE (diz respeito) o SENHOR levará a BOM TERMO (resultado). Certamente, ano de 2012, teve seus altos e baixos, e como seria normal, está terminando. Entre os altos e os baixos, está terminando e, se você analisar o todo, verás que também deixou lições preciosas para superar desafios nos próximos tempos... Por isso, diga apenas ADEUS ANO VELHO!!! Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

FELIZ ANO NOVO !!!

Como é normal, direi: FELIZ ANO NOVO!!! E, ACRESCENTO a bênção que está em Números 6: O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz; (Números 6:24–26). Leia Salmos 138:8. Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

PODERIA DIZER APENAS PALAVRAS BONITAS, MAS – Continuação ...

No texto anterior: PODERIA DIZER APENAS PALAVRAS BONITAS, MAS... Disse: PODERIA DIZER APENAS PALAVRAS BONITAS, MAS... Quando escuto um carro de som passando na rua (como aconteceu agora a pouco) e, um qualquer que conseguiu se eleger pra vereador, dizendo que é preciso deixar a criança nascer – A mensagem é bonita, mas que compreensão o referido vereador demonstra??? Em meu achômetro, apenas aproveita a ocasião pra dizer que agradece pelos que o elegeram e que agora, sem trabalhar irá embolsar um bom salário... Acho que uma mensagem falando sobre nascimento de uma criança implica dizer que sabe pra que essa criança nasceu (e infelizmente, em nossa sociedade, até ateus dizem palavras bonitas nesta época)... No mundo contemporâneo, a questão da fé é algo relativo e, assim, mesmo quem não acredita em DEUS, costuma fazer de conta que acredita e, acha que está tudo bem por isso... POR ISSO, considerando essa questão (de dizer que acredita em DEUS, vivendo como se ELE não existisse), PODERIA DIZER APENAS PALAVRAS BONITAS, MAS... Não direi isso... A mensagem pode até mesmo parecer conter palavras agradáveis, mas, serão palavras que levam a pensar sobre as razões da existência... ISSO nos faz pensar nas razões da existência que não é apenas comer, beber ou se divertir... ESTAMOS AQUI pra algo mais significativo... PENSE NISSO... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

PODERIA DIZER APENAS PALAVRAS BONITAS, MAS ...

Olhando dentro de mim, como ser humano, vejo diversas opções... Inclusive, terminei o ano passado após abrir mão do status que possuía: Era pastor (oficial), ordenado por uma denominação que se diz tradicional e lá o pastor é chamado de reverendo (como se fosse superior aos demais pastores de outras denominações) – que muitas vezes nem cursaram o Bacharel em Teologia... ASSIM, comecei o ano sem status (a olhos humanos)... O ano foi passando e tive oportunidade de, sem gastar dinheiro algum, ser incluído na matéria: Pastores Feridos (da revista Cristianismo Hoje), sobre os pastores que deixam o púlpito das igrejas... Hoje, após um ano em que oficialmente deixei de ser pastor de uma igreja, vejo que a olhos humanos a gente perde, mas aos olhos de DEUS continuamos sendo privilegiados com a oportunidade de dizer que ELE é grande er, assim, aproveito cada oportunidade de dizer que DEUS é tudo e nós somos inteiramente dependentes DELE (muito embora nem todos concordem com a ideia)... E, se alguém não concorda penso que é um direito que tem (o não concordar)... Uma coisa direi: Olhe a sociedade onde estamos e diga se o ser humano conseguiria superar DEUS em coisas simples como iluminação pública (os apagões no Brasil indicam que não)... Vide, apenas, algumas ideias: Está escrito: No princípio, criou DEUS os céus e a terra (Gênesis 1:1). Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Fundou–a ELE sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu (Salmos 24:1–2). Eis o que tão somente achei: Que DEUS fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias (Eclesiastes 7:29). Assim, PODERIA DIZER APENAS PALAVRAS BONITAS, MAS... Quando escuto um carro de som passando na rua (como aconteceu agora há pouco) e, um qualquer que conseguiu se eleger pra vereador, dizendo que é preciso deixar a criança nascer – A mensagem é bonita, mas que compreensão o referido vereador demonstra??? Em meu achômetro, apenas aproveita a ocasião pra dizer que agradece pelos que o elegeram e que agora, sem trabalhar irá embolsar um bom salário... Acho que uma mensagem falando sobre nascimento de uma criança implica dizer que sabe pra que essa criança nasceu (e infelizmente, em nossa sociedade, até ateus dizem palavras bonitas nesta época)... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

DEUS MUITO ALÉM DO SER HUMANO – 5 ...

No texto anterior (desta série): DEUS MUITO ALÉM DO SER HUMANO – 4... Disse: Inicialmente, mudamos o nome da série (de textos) para DEUS MUITO ALÉM DO SER HUMANO – 4... Ao invés de: DEUS MUITO ALÉM DO NATAL... AFINAL, poderia incorrer no mesmo erro da maioria: Limitar DEUS ao natal, quando na realidade ELE está presente (mesmo que não se consiga ver) cada momento da vida (de antes de nascer ao após essa existência)... É lógico que DEUS É MUITO MAIOR QUE O NATAL, mas, embora esse aspecto quero deixar claro que DEUS é muito maior que o todo onde está inserido o ser humano, pois criou e governa o Universo... Uma evidência clara sobre esta colocação está no fato que, muitas das promessas de DEUS, que foram reveladas (e estão registradas) na BÍBLIA, NEM SE CUMPRIRAM AINDA (conforme opinião de especialistas no estudo das Sagradas Escrituras) – Cerca de 8.000 Promessas ainda estão por se cumprir... Quando JESUS CRISTO nasceu (e morreu) como ser humano, o Profeta Isaías havia profetizado a vida de CRISTO mais de sete séculos antes... Por outro lado, a maior parte das pessoas que se mostram contrárias a DEUS, e parte das pessoas que se dizem cristãs, ainda não examinou a BÍBLIA... Ou seja: Pelo simples fato de não acreditarem em DEUS (ou dizerem que acreditam, vivendo como se DEUS não existisse)... Passam a apresentar argumentos falíveis (contra ou favoráveis) sem nunca haverem examinado a BÍBLIA ou colocando seus achismos em igualdade de condições ao que está escrito... Seria melhor criticarem com conhecimento do que afirmam... Certamente o que estou dizendo não seria fruto de reflexão por reflexão, mas análise da realidade, por alguns motivos:... PRIMEIRO: Considerando que cada que se mostra contrário (ao que a BÍBLIA afirma) um é livre para acreditar (ou não acreditar), exceto querer que outras pessoas andem pela sua cabeça (como se fossem piolhos)... Infelizmente entre os que não creem em DEUS (de jeito nenhum), existe a mesma coisa que existe em quem acredita com fanatismo: Querer impor conceitos... SEGUNDO: DEUS fala independente do achometro ou achismo de determinadas pessoas – Inclusive, na condição de juiz, independerá do grau de fé (ou de falta de fé de alguém)... No Juízo Final, com fé ou sem fé, todos compare4ceremos diante de DEUS e seremos julgados pelo que tivermos feito do JESUS que foi crucificado em nosso lugar... TERCEIRO: No presente momento, é preciso entender que da mesma forma como o ser humano foi livre pra excluir DEUS de sua agenda, deve ser livre para olhar para dentro de si e admitir que sua ação falhou no cultivo de uma sociedade segundo seus padrões – vide coisas como degradação e poluição ambiental no que tiveram como motivação principal a ganância do ser humano por dinheiro e sua desobediência a princípios expressos na BÍBLIA – sem falar em coisas como consumismo, violência, insegurança, etc... Está escrito: No princípio, criou DEUS os céus e a terra (Gênesis 1:1). Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Fundou–a ELE sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu (Salmos 24:1–2). Eis o que tão somente achei: Que DEUS fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias (Eclesiastes 7:29). Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

DEUS MUITO ALÉM DO SER HUMANO – 4 ...

No texto anterior (desta série): DEUS MUITO ALÉM DO NATAL – III... Disse: Por exemplo: Sou cristão evangélico por opção, e acho que não seria minha tarefa fazer outros pertencerem ao mesmo grupo apenas porque faço parte dele... E isso é diferente de achar que os princípios da fé cristã são corretos e, DEUS é bom para mim (e para outras pessoas)... Estou dizendo isso, porque tem muita gente que acha que a pessoa deve fazer essa opção porque acha que é o melhor – E as vezes a pessoa pode não está entendendo a opção que a outra pessoa diz ser a melhor pra ela... POR ISSO, tanta polêmica em nossa sociedade, porque muitas outras questões (além de opção religiosa) são vistas de forma semelhante... Até existe um dito popular, segundo o qual: política, futebol ou religião, não se discute... Certamente, essa ideia parece sensata para evitar brigas... CONTUDO, quem foi que disse que não se pode conversar a partir de perspectivas diferentes??? Pode até parecer sensatez não brigar por causa de posições diferentes... MAS, acho perfeitamente possível aceitar que as outras pessoas tenham opções diferentes da minha... É bom quando nossos amigos participam de grupos afins, mas se faz necessário respeitar o direito de participarem nos grupos que quiserem (desde que tenha objetivos lícitos)... Assim, por um lado, queremos falar sobre as coisas referentes a DEUS, conforme revelação na BÍBLIA, por outro lado, queremos dizer (e deixar claro) que é possível falar sobre isso sem causar polêmicas... AFINAL, não interessa impor conceitos, princípios ou valores (em que cremos), mas informar sobre tais valores, porque qu8em acredita em princípios, conceitos ou valores outros, está impondo os mesmos como se dignos de crédito e às vezes apenas estão usando a liberdade de expressão para cada pessoa (que queira) dizer o que pensa... ASSIM, inicialmente, mudamos o nome da série (de textos) para DEUS MUITO ALÉM DO SER HUMANO – 4... Ao invés de: DEUS MUITO ALÉM DO NATAL... AFINAL, poderia incorrer no mesmo erro da maioria: Limitar DEUS ao natal, quando na realidade ELE está presente (mesmo que não se consiga ver) cada momento da vida (de antes de nascer ao após essa existência)... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

PODERIA DIZER APENAS PALAVRAS BONITAS, MAS ...

Olhando dentro de mim, como ser humano, vejo diversas opções... Inclusive, terminei o ano passado após abrir mão do status que possuía: Era pastor (oficial), ordenado por uma denominação que se diz tradicional e lá o pastor é chamado de reverendo (como se fosse superior aos demais pastores de outras denominações) – que muitas vezes nem cursaram o Bacharel em Teologia... ASSIM, comecei o ano sem status (a olhos humanos)... O ano foi passando e tive oportunidade de, sem gastar dinheiro algum, ser incluído na matéria: Pastores Feridos (da revista Cristianismo Hoje), sobre os pastores que deixam o púlpito das igrejas... Hoje, após um ano em que oficialmente deixei de ser pastor de uma igreja, vejo que a olhos humanos a gente perde, mas aos olhos de DEUS continuamos sendo privilegiados com a oportunidade de dizer que ELE é grande er, assim, aproveito cada oportunidade de dizer que DEUS é tudo e nós somos inteiramente dependentes DELE (muito embora nem todos concordem com a ideia)... E, se alguém não concorda penso que é um direito que tem (o não concordar)... Uma coisa direi: Olhe a sociedade onde estamos e diga se o ser humano conseguiria superar DEUS em coisas simples como iluminação pública (os apagões no Brasil indicam que não)... Vide, apenas, algumas ideias: Está escrito: No princípio, criou DEUS os céus e a terra (Gênesis 1:1). Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Fundou–a ELE sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu (Salmos 24:1–2). Eis o que tão somente achei: Que DEUS fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias (Eclesiastes 7:29). Assim, PODERIA DIZER APENAS PALAVRAS BONITAS, MAS... Quando escuto um carro de som passando na rua (como aconteceu agora há pouco) e, um qualquer que conseguiu se eleger pra vereador, dizendo que é preciso deixar a criança nascer – A mensagem é bonita, mas que compreensão o referido vereador demonstra??? Em meu achômetro, apenas aproveita a ocasião pra dizer que agradece pelos que o elegeram e que agora, sem trabalhar irá embolsar um bom salário... Acho que uma mensagem falando sobre nascimento de uma criança implica dizer que sabe pra que essa criança nasceu (e infelizmente, em nossa sociedade, até ateus dizem palavras bonitas nesta época)... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

COMECE PELO COMEÇO ??? ...

A pergunta: QUE TAL COMEÇAR DO COMEÇO???... Em termos de ortografia, a expressão é uma cacofonia ou coisa parecida, porque pela lógica ninguém começa pelo final... O problema é que o ser humano tem pulado etapas e, assim tem gente querendo subir ao pódium sem participar de provas... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

PROBLEMA: ALÉM DE PULAR ETAPAS ...

No texto anterior: COMECE PELO COMEÇO???... Eu disse que: Em termos de ortografia, a expressão é uma cacofonia ou coisa parecida, porque pela lógica ninguém começa pelo final... O problema é que o ser humano tem pulado etapas e, assim tem gente querendo subir ao pódium sem participar de provas... Mas, os problemas da vida não se resumem a pular etapas (ou queimar etapas, como se diz)... O maior problema é que geralmente se queima uma etapa fazendo uso de jeitinhos, arrumadinhos, jetons, ou coisa parecida... E, se alguém disser que a pessoa está errada (a pessoa que será beneficiada pela etapa pulada) vem com mil e uma justificativas, de forma que o errado passa a ser certo... PIOR: jamais se vincula as etapas puladas (queimadas) com o caos em vigência e, quer se queira ou não, quando se evita encarar obstáculos, se abre espaço pra qualquer coisa que aconteça... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

MUNDO NÃO ACABOU MAS, PARA ALGUNS, TERIA INICIADO UM NOVO CICLO ...

Algumas vezes, matutando (pensando) sobre nossa pobre e podre sociedade, vejo semelhanças entre a forma pós–moderna de viver e sociedades do passado... E, quando leio Atos dos Apóstolos 17:21 não poderia deixar de ver semelhanças com pessoas que praticam determinado esporte em nossos dias: DIZER OU OUVIR NOVIDADES SEM PENSAR SOBRE A IMPLICAÇÃO PRÁTICA E IMEDIATA DO QUE DIZEM E DO QUE ACONTECEU NO PASSADO... Está escrito: Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra cousa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades (Atos 17:21). REPORTAGEM DO DIA 21/12/2012,, SOBRE O QUE DIZIAM QUE ACONTECERIA: Mundo não acabou mas, para místicos, entrou em novo ciclo Enquanto religiosos descartam a teoria apocalíptica, esotéricos veem chance para humanidade mudar os rumos do planeta Não foi desta vez. Se você está lendo esta página, é porque sobreviveu ao apocalipse prenunciado pelo calendário maia. A esta altura, já é dia 22 de dezembro na Austrália e em algumas ilhas do Pacífico. O temido fim do mundo, previsto para o dia 21 de dezembro de 2012 não passou de uma versão esotérica do bug do milênio. Conforme o autor de Atos dos Apóstolos: todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra cousa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades (Atos 17:21). Em meu entendômetro, faz parte do cotidiano do ser humano, andar atrás de novidades... Quando não acontece nada, o ser humano dar um jeito de fazer acontecer alguma coisa que chame atenção – mesmo que seja algo completamente desnecessário, como esse negocio de fim do mundo... Ao invés de dizer que não passou de uma interpretação equivocada do calendário mais, apareceu a ideia de que a humanidade estaria iniciando uma nova fase... Seria coceira nos ouvidos ou falta do que fazer??? Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

DEUS MUITO ALÉM DO NATAL – Introdução...

Em meu achômetro estamos numa época complexa quando por um lado o ser humano demonstra aversão ao DEUS CRIADOR e por outro lado cresce o fanatismo religioso, especialmente quando líderes religiosos pegam gancho na questão religiosa para conseguir status social... Historiadores, com base em estudos, dizem que o ser humano é religioso, porque em todas as épocas o ser humano se volta para o sobrenatural... O dilema é que o ser humano acostumou–se a limitar DEUS... Por exemplo: No período em que está, limita DEUS aos interesses pessoais, assim, se estamos na época natalina, acharia que DEUS tem a ver com o NATAL, e, pensando bem, DEUS não poderia ser limitado a interesses pessoais... Por isso, se faz necessário ver DEUS MUITO ALÉM DO NATAL... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

ALÉM DAS FRONTEIRAS DA MENTE ...

Lendo: O Segredo do Universo (Rúbia Kiarsal), fico pensando que: Assim como o universo parece não ter limites conhecidos, a mente do ser humano tem fronteiras amplas que precisam ser melhores conhecidas... E isso implica que está sendo desperdiçada muita da capacidade de pensar de forma racional, porque muitas vezes parece que o ser humano estaria in–voluindo (porque a análise mais simples indica que a selvageria supera a inteligência)... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A VIDA NÃO É (e nem deve ser) ...

Quando se está assistindo a algum telejornal em ocasiões como essa, é comum a mídia dizer como estão as coisas o que a sociedade acha disso ou daquilo, etc... Na manhã dessa véspera de natal, assistia ao telejornal da região e, como se estivesse falando sobre algo como a descoberta da roda (ou da pólvora), o repórter entrevistou um dos líderes religiosos que disse ser o natal uma das três festas mais importantes do cristianismo... E, como não poderia deixar de ser, fiquei matutando sobre aquela afirmação (irresponsável, de um líder religioso, responsável por falar a verdade e, somente a verdade) para milhares e milhões de pessoas... Se o NATAL se resumisse a uma festa do cristianismo, seria algo comum... MAS, pensando bem, o que significa essa data??? NATAL não é o que a sociedade acha (e faz)... NATAL tem a ver com o plano eterno de DEUS, portanto diferente de interesses de uma sociedade sem moral, sem ética e sem respeito... Mesmo líderes religiosos não estão se dando ao respeito de falar sobre DEUS, antes se limitam a repetir (como se fossem papagaios) o que foi definido pela cúpula de uma denominação religiosa... Na agenda de DEUS, estão relacionadas coisas boas como misericórdia, perdão e graça... Estando relacionadas também coisas como: pecado do ser humano, desobediência, juízo final, volta do SENHOR, etc... JESUS CRISTO, falando sobre muitos assuntos, recomendava ao ser humano que, no Dia do Juízo Final haverá choro e ranger de dentes... Por isso, deixe de ver o natal como época de esperar bom velhinho com presentes, se confraternizar apenas pela época, etc e tal... MAS veja o NATAL como símbolo do nascimento daquele que substituiu a mim, a você e a muitos, caminhando voluntariamente à cruz do calvário... SE isso não fizer parte da nossa história, será apenas choro e ranger de dentes de forma constante... Portanto, A VIDA NÃO É (e nem deve ser o que a sociedade acha), mas o que DEUS diz em SUA Palavra (a BÍBLIA)... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

O QUE NÃO É NATAL ...

Certamente, comerciantes dirão que é NATAL... A sociedade pós–moderna que se diz evoluída (a qual chamo pós–superficial comemora natal), as crianças foram ensinadas a colocar meias na janela esperando o presente do bom velhinho (que chamo de padroeiro de comerciantes exploradores), etc e tal e, muito embora aos olhos de seres humanos isso tudo pareça natal, nada disso é natal... SE as vendas aquecem, esticam um pouco mais o expediente, dando até um jeitinho de pagar horas extras sonegando o recolhimento de impostos... MAS, como é natal, vale a pena agradar a clientela, desde que aumentem o faturamento da loja ou empresa... Lembro que, quando menor de idade, era assim que se faturava um dinheiro extra, porque assim como a turma que confraternizava precisava de quem vendesse bebidas, donos de locais onde se promovia confraternizações, precisavam de trabalhadores extras, sem ter que recolher impostos... NATAL é mais que enfeitar a casa, com ornamentação da época e mais que se endividar todo (a) por causa de confraternizações... NATAL tem a ver com a Glória a DEUS nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ELE quer bem, conforme escreve Lucas (no evangelho que leva seu nome) e, conforme o ser humano esqueceu através do tempo, correndo do nada a lugar algum... NATAL acontece (e sempre aconteceu), porque DEUS em SUA imensa graça instituiu essa data para que o ser humano tenha como lembrar o imenso amor de DEUS e que um dia, haverá além da bondade de DEUS SUA justiça (DIA DO JUIZO)... É preciso que o ser humano olhe dentro de si e questione porque as luzes do NATAL piscam fora de si e por dentro fica em latência os ingredientes para cultivar uma sociedade menos injusta, menos preconceituosa e menos desumana... 24/12/2012 08:24 - fchagass Agradeço por cada visita e, de forma especial, por cada comentário. Quando falo sobre o natal não tenho em vista datas de calendários humanos (inclusive por um erro de cálculos) o mundo ocidental usa o calendário gregoriano com uns cinco anos de diferença na data inicial (e assim o nascimento de CRISTO teria acontecido uns cinco anos antes ou depois). Foi plano de DEUS, quando se considera que sendo impossível ao ser humano, CRISTO foi voluntariamente substituir o ser humano na cruz para reaproximá-lo de DEUS... Quando faço exame de sangue imagino o que é receber pregos que fixe a pessoa à cruz... ASSIM, O SER HUMANO DEVE DEIXAR DE USAR O NATAL APENAS COMO DESCULPA PRA BEBEMORAR MAIS UMA, afinal se bebe o ano todo, porque desculpas pra mais uma(?!)... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

O SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA – 2

TEMA: O SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA – 2 TEXTO: Lucas 2:8–20 DATA: 23/12/2012 LOCAL: Igreja Evangélica Congregacional – Arcoverde / PE ILUSTRAÇÃO: No início do mês, usamos o mesmo texto pra falar sobre O SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA... Na ocasião, dissemos três coisas: NATAL: 1. UMA INTERVENÇÃO DIVINA NA HISTÓRIA HUMANA... 2. ENGRANDECE DEUS E SEMEIA O BEM ÀS PESSOAS... 3. CONCRETIZA A PROMESSA DIVINA, ALEGRANDO SEU DESTINATÁRIO. Um dos maiores dilemas do ser humano, é o fato dele não ter o costume de analisar o que estão dizendo e, isso acontece desde tempos muito antigos... Por exemplo: Nos dias atuais se falou muito sobre o fim do mundo, conforme uma suposição com base no calendário dos Maias, sem saber que muitas vezes se desconhece como os Maias calculavam datas... Portanto, a pessoa que começou a divulgar isso, pode ter cometido um erro de interpretação... Conforme a BÍBLIA, os três Reis Magos vieram de longe para visitar o recém–nascido Rei dos judeus (Mateus 2:1–12)... Os especialistas em interpretar sabiam da profecia, mas não se preocuparam em analisar o que significava o que estavam ouvindo... Em meu achômetro, foi uma forma de DEUS anunciar que estava cumprindo mais uma profecia (Mateus 2:9). O episódio parece o que acontece em nossos dias, quando o ser humano sabe que o natal tem a ver com o nascimento de CRISTO, mas não se preocupa em aplicar o caso a si próprio (a)... TEXTO (Está escrito): Havia naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do SENHOR desceu aonde eles estavam, e a glória do SENHOR brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa–nova de grande alegria, que o será para todo o povo. É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador que é CRISTO, o SENHOR (Lucas 2:8–11). E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a DEUS e dizendo: Glória a DEUS nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ELE quer bem (Lucas 2:12–14). E, ausentando–se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros:: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o SENHOR nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. E, vendo–o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das cousas referidas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando–as no coração. Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a DEUS por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado (Lucas 2:15–20). ELUCIDAÇÃO: O Evangelho de Lucas apresenta JESUS CRISTO, tanto como o MESSIAS prometido por DEUS ao povo de Israel (desde tempos antigos), quanto como o SALVADOR de toda a humanidade (João 3:16). Para fins de estudo, o Evangelho de Lucas pode ser dividido em três partes: PRIMEIRA: Nascimento e Infância de Jesus; SEGUNDA: Ministério de Jesus; TERCEIRA: Semana das Paixão Morte e Ressurreição de Jesus. Escolhemos o texto (lido), para refletirmos sobre o tema: O SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA. Com relação ao SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA, em primeiro lugar: É A POSSIBILIDADE DE MUDAR A REALIDADE CAÓTICA QUE TEMOS... Havia naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do SENHOR desceu aonde eles estavam, e a glória do SENHOR brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa–nova de grande alegria, que o será para todo o povo. É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador que é CRISTO, o SENHOR. (Lucas 2:8–11). Tanto na festa da páscoa, quanto no natal, como se fosse um arco–íris DEUS lembra ao ser humano (homem ou mulher), seu imenso amor pelo ser humano... Da mesma forma que a desobediência do ser humano é visível e seus efeitos desastrosos – haja visto que, uma simples olhada em volta demonstra isso (pelo desequilíbrio ecológico e prejuízos, em geral, do ser humano), o natal foi (e continua sendo) A POSSIBILIDADE DE MUDAR A REALIDADE CAÓTICA QUE TEMOS... Fim da correria desvairada; Fim da violência em todos os seus níveis; Fim da vida sem sentido... Com relação ao SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA, em segundo lugar: ENGRANDECE DEUS E SEMEIA O BEM ÀS PESSOAS... E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a DEUS e dizendo: Glória a DEUS nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ELE quer bem. (Lucas 2:12–14). NATAL em nossa época NÃO ENGRANDECE DEUS E SEMEIA O BEM ÀS PESSOAS... ANTES: É a manutenção do modelo social em vigência, quando quem tem algum dinheiro supera quem não tem porque a pessoa procura comprar presentes que a destaquem no meio onde vive... NATAL tem muito a ver com Papei Noel que é uma espécie de padroeiro de comerciantes exploradores... NATAL ensina conceitos errados as crianças: Exemplo: se for boazinha ganha o presente do bom velhinho, como se os velhinhos fossem maus... Com relação ao SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA, em terceiro lugar: SIGNIFICARÁ CONSCIÊNCIA DO DEVER CUMPRIDO... E, ausentando–se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros:: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o SENHOR nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. E, vendo–o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das cousas referidas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando–as no coração. Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a DEUS por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado. (Lucas 2:15–20). NATAL, SIGNIFICARÁ CONSCIÊNCIA DO DEVER CUMPRIDO... A partir do momento que você sabe que vive procurando conhecer DEUS de forma correta, conforme está na BÍBLIA e, que aquilo que foi possível você fez, em o nome de JESUS... CONCLUSÃO: Certamente, comerciantes dirão que é NATAL... SE as vendas aquecem, esticam um pouco mais o expediente, dando até um jeitinho de pagar horas extras sonegando o recolhimento de impostos... MAS, como é NATAL, vale a pena agradar a clientela, desde que aumentem o faturamento da loja ou empresa... Lembro que, quando menor de idade, era assim que se faturava um dinheiro extra, porque assim como a turma que confraternizava precisava de quem vendesse bebidas, donos de locais onde se promovia confraternizações, precisavam de trabalhadores extras, sem ter que recolher impostos... NATAL é mais que enfeitar a casa, com ornamentação da época e mais que se endividar todo (a) por causa de confraternizações... NATAL tem a ver com a Glória a DEUS nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ELE quer bem, conforme escreve Lucas e, conforme o ser humano esqueceu através do tempo, correndo do nada a lugar algum... NATAL acontece (e sempre aconteceu), porque DEUS em SUA imensa graça instituiu essa data para que o ser humano tenha como lembrar o imenso amor de DEUS e que um dia, haverá além da bondade de DEUS SUA justiça (DIA DO JUIZO)... É preciso que o ser humano olhe dentro de si e questione porque as luzes do NATAL piscam fora de si e por dentro fica em latência os ingredientes para cultivar uma sociedade menos injusta, menos preconceituosa e menos desumana... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O MUNDO AINDA NÃO ACABOU ...

O MUNDO AINDA NÃO ACABOU... Pelo menos ainda não foi dessa vez... E você, estaria disposto a começar (ou melhor: recomeçar seus planos e sonhos)??? Cá entre nós... Em momentos assim, o que dizem não se cumpre e, acontece o contra – ataque por parte de quem se sentiu ameaçado (pela profecia)... MAS, pensando bem, o que poderia ser feito para que se possa ter uma vida equilibrada sem esse tipo de disse–me–disse??? Algumas vezes tenho dito que é como se o ser humano estivesse numa ilha de problemas, cercada por um oceano de crises, começando pela crise intelectual (quando desaprendeu a pensar de forma racional = inteligente)... A partir dessa crise intelectual, tem sido um caos porque se algum esperto (ou esperta) quiser com base no que alguém disse no passado, se formula uma hipótese como verdade absoluta e, planta na mídia e pronto (está feita a confusão)... Quando falo que o que está na BÍBLIA poderá ser considerado, é porque se a interpretação de algo for feita isenta de emocionalismos, se pode confiar... Por exemplo: Quando estava em dúvidas sobre se JESUS teria existido mesmo, pensei: Além de teólogos, qualquer escritor sem fé cristã, considera que ELE existiu em Israel há uns dois mil anos... Qualquer livro de história geral, pode tr4azer um pouco da história de Israel (inclusive o aspe4cto do cristianismo)... ASSIM, de4ixei de questionar pra analisar o que disse o MESTRE dos mestres... É interessante que a BÍBLIA (desde o Antigo Testamento), fala frequentemente sobre a importância de o ser humano ter coragem e confiar em DEUS (não temer)... JESUS CRISTO falou que não se deve ter ansiedade... São coisas que apenas recentemente (a menos de três séculos) os especialistas em comportamento humano começaram a prescrever como princípio que levaria a uma vida melhor... Não foi dessa que o MUNDO ACABOU... Pelo menos não foi dessa vez... É claro que haverá outras conversas, MAS, será que não estaria faltando habilidade no ser humano para conhecer tempos e lugares??? Por exemplo, em relação a essa profecia de fim do mundo (pra o momento), muitas pessoas não estão considerando que o mundo contemporâneo se baseia em calendários diferentes... ASSIM, não é a profecia em si que poderá ter errado a data, mas, a interpretação da profecia... Estamos em plena época de escassez de água aqui no Sertão... É comum, em dias com água na torneira, encontrar pessoas lavando calçadas ou carros com a mangueira jorrando água... Sem falar que tem gente que aproveita a oportunidade pra apagar a poeira da frente da casa... Será que apenas após alguma profecia haveria bom senso??? Em meu achômetro, a simples análise da realidade indica que pelas condições de uso da água, com o bom senso necessário, além de evitar lavar calçadas ou automóveis com mangueira (ou apagar poeira de frente da casa), a pessoa precisa considerar que após uma época de racionamento poderá haver colapso em abastecimentos – será que dependerá de profecias para evitar desperdícios de água ou o ser humano deixou de pensar de forma racional???... ASSIM, não se deve perder a disposição de perseverar no sentido de recomeçar seus planos e sonhos??? (PORTANTO, NÃO DESISTA DE PLANOS OU DE SONHOS, desde que esteja dentro do normal)... Observação: disse desde que esteja dentro do normal, porque algumas vezes sabemos de casos em que o plano ou o sonho da pessoa pode até ser bom pra ela, e contrário as demais pessoas... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ESPECIALISTAS DE PLANTÃO ???

Algumas vezes uso a expressão Especialista de Plantão e, talvez nem seja entendida por alguns leitores... No texto anterior: SERÁ DIFÍCIL SUPERAR DESAFIOS... Apresento três motivos, porque tais especialistas são como pedras no sapato – atrapalham tudo, sendo melhor deixá-los de lado...: Parece exagero, mas ainda prefiro encarar adversários a enfrentar especialistas de plantão... Certamente, contra adversários a pessoa se protege da forma necessária... AGORA, contra especialistas de plantão, a coisa é mais complicada por alguns motivos: PRIMEIRO: Inicialmente, o especialista de plantão, parece ser da mesma equipe: Se interessa em saber como você está; Suas condições pra enfrentar os obstáculos, etc; SEGUNDO: No segundo momento, sob a desculpa de ajudar, apresentas sugestões; TERCEIRO: Depois, quando possível puxará o tapete, fazendo questão de expor todos os seus pontos fracos, deixando a impressão que tentou evitar seu fracasso e não conseguiu... Na verdade haveria outros motivos, mas isso é irrelevante e, sendo como especialistas de plantão: só servem para atrapalhar... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

ESPECIALISTAS DE PLANTÃO ???

Algumas vezes uso a expressão Especialista de Plantão e, talvez nem seja entendida por alguns leitores... No texto anterior: SERÁ DIFÍCIL SUPERAR DESAFIOS... Apresento três motivos, porque tais especialistas são como pedras no sapato – atrapalham tudo, sendo melhor deixá-los de lado...: Parece exagero, mas ainda prefiro encarar adversários a enfrentar especialistas de plantão... Certamente, contra adversários a pessoa se protege da forma necessária... AGORA, contra especialistas de plantão, a coisa é mais complicada por alguns motivos: PRIMEIRO: Inicialmente, o especialista de plantão, parece ser da mesma equipe: Se interessa em saber como você está; Suas condições pra enfrentar os obstáculos, etc; SEGUNDO: No segundo momento, sob a desculpa de ajudar, apresentas sugestões; TERCEIRO: Depois, quando possível puxará o tapete, fazendo questão de expor todos os seus pontos fracos, deixando a impressão que tentou evitar seu fracasso e não conseguiu... Na verdade haveria outros motivos, mas isso é irrelevante e, sendo como especialistas de plantão: só servem para atrapalhar... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

Quem São Eles: Os ESPECIALISTAS DE PLANTÃO ... E Como Fazem ...

Tenho dito algumas coisas sobre essas pessoas: ESPECIALISTAS DE PLANTÃO??? Inclusive, podem ser eles ou elas – O fato é que em meu achômetro seriam repugnantes, porque parecem amigáveis, mas como disse no texto anterior: SERÁ DIFÍCIL SUPERAR DESAFIOS... ainda prefiro os adversários declarados (que saberei como me defender)... Diferente de especialistas de plantão que parecem pessoas amigas, dispostas a atraiçoa–lo... Tais especialistas são como pedras no sapato – atrapalham tudo, sendo melhor deixá-los de lado... Motivos: PRIMEIRO: Inicialmente, o especialista de plantão (ele ou ela), parece ser da mesma equipe: Se interessa em saber como você está; Suas condições pra enfrentar os obstáculos, etc; SEGUNDO: No segundo momento, sob a desculpa de ajudar, apresentas sugestões; TERCEIRO: Depois, quando possível puxará o tapete, fazendo questão de expor todos os seus pontos fracos, deixando a impressão que tentou evitar seu fracasso e não conseguiu... Essa conversa iria longe, mas em resumo ESPECIALISTAS DE PLANTÃO são simplesmente pessoas que não prestam, devendo ser descartadas (da agenda)... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

COMO ESPELHO QUE REFLETE DE VOLTA ...

No texto anterior: Quem São Eles: Os ESPECIALISTAS DE PLANTÃO... E Como Fazem... Defini de forma resumida que, ESPECIALISTAS DE PLANTÃO são simplesmente pessoas que não prestam, devendo ser descartadas (da agenda)... SEI que a definição é curta e grossa (como dizem), mas considerando a hipocrisia de gente assim, jamais diria que presta... E, conforme o referido texto, apresentei três motivos, por pensar assim: PRIMEIRO: Inicialmente, o especialista de plantão (ele ou ela), parece ser da mesma equipe: Se interessa em saber como você está; Suas condições pra enfrentar os obstáculos, etc; SEGUNDO: No segundo momento, sob a desculpa de ajudar, apresentas sugestões; TERCEIRO: Depois, quando possível puxará o tapete, fazendo questão de expor todos os seus pontos fracos, deixando a impressão que tentou evitar seu fracasso e não conseguiu... E, tem mais: Em meu achômetro o ser humano é COMO ESPELHO QUE REFLETE DE VOLTA o que contempla... Por isso, é preciso bom senso pra não andar capitando qualquer imagem por aí, especialmente em se tratando de especialistas de plantão... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

SE O MUNDO ACABASSE ...

Considerando que tudo tem um lado positivo, estive pensando em algumas coisas que deixaríamos de ter (se o mundo acabasse) mesmo... PRIMEIRA: O ser humano deixa de conviver com suposições, como essa de que o mundo poderia acabar... SEGUNDA: Uma das melhores coisas é não mais ficar com medo de abrir e–mail com vírus... Em média recebo um e-mail por dia de bancos onde não tenho conta–corrente... TERCEIRA: Não mais haverá vítimas da insensatez, como crianças abandonadas, abusadas, violência contra a mulher, etc... QUARTA: Não mais haverá combinação de álcool com direção – nem cigarros que provocam doenças... QUINTA: Não mais haverá violência ou drogas que tiram o sossego... SEXTA: Não mais haverá preconceito, discriminação, acepção de pessoas... SÉTIMA: Não mais haverá politicagem, politicalha ou coisas parecidas... OITAVA: Não mais haverá coisas como ganância, orgulho, vaidade, etc... que tantas dificuldades tem causado entre as pessoas, fazendo com que aconteça a exploração de uns por outros... NONA: Não mais haverá escassez, carestia ou cruzetas por causa de produtos em falta... DÉCIMA: E, o melhor: Não mais haverá falcatruas, lavagem de dinheiro, arrumadinhos, jeitinhos, jetons, etc... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

DESAFIO ...

SE a realidade é um desafio, que dependerá de redobrados esforços a serem colocados em prática de acordo com cada caso, ainda temos pessoas metidas a intelectuais que se esforçam pra parecerem mais inteligentes que quem verdadeiramente arregaça as mangas pra fazer alguma coisa, resultando na necessidade de um esforço ainda maior de quem já faz alguma coisa por um mundo melhor... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

NESSIDADE DE SENSATEZ ...

SE tão somente o ser humano procurar agir com bom–senso (de forma sensata), se dará conta de duas coisas: PRIMEIRA: Redução automática na quantidade de problemas (ao menos cinquenta por cento); SEGUNDA: Dificuldade de se envolver em novos problemas. Isso significa que a maior parte dos problemas é consequência direta da falta de bom senso e da falsa ilusão que nesta vida seríamos imunes aos problemas... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

sábado, 15 de dezembro de 2012

DESCONFORTO MAS, ESPERANÇA NA SOCIEDADE MENOS DESUMANA ...

Será possível suportar os desconfortos de viver na expectativa que o lado ruim da vida faz parte do aprendizado sobre como superar adversidades, mesmo com perdas e danos... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

POR QUE UM AUTOR (ou um leitor) pensa diferente (?!) – Parte 2 ...

No texto anterior: POR QUE UM AUTOR (ou um leitor) pensa diferente (?!)... Eu disse: Seria normal, o ser humano considerar que cada um terá razões para pensar diferente... INCLUSIVE, entendo que quando consideramos as razões pelas quais as coisas acontecem, é possível evitar muitos aborrecimentos... E, tem mais, quando se considera os motivos e sabemos que alguma coisa não deve ser feita (ou não poderia ser feita naquela época), se faz necessário aceitar ao invés de ficar forçando a barra... E, o argumento está baseado na luta por uma sociedade menos injusta e, não apenas, na possibilidade de escrever textos... Em meu achômetro, a sociedade pós–moderna onde estamos, é desumana, (agindo com pesos diferentes para uma mesma questão) – o que aparentemente estaria baseado no princípio segundo o qual, aos amigos (todos) os favores da lei e aos desafetos (todos) os rigores da mesma lei... Considerando que somos milhões de pessoas pensando diferente, não é fácil pontos pacíficos – assim, é conveniente entender que é necessário considerar esse fato antes de sair por aí se achando dono da verdade... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

POR QUE UM AUTOR (ou um leitor) pensa diferente (?!) ...

No texto anterior: QUANDO O TEXTO NÃO CONTÉM O QUE O LEITOR GOSTA... Considerando o fato de nem sempre o leitor gosta do que o autor de um texto afirma, relacionamos três motivos que devem ser levados em conta, por quem fizer a leitura de um texto antes de condenar o que o autor (do texto) está dizendo sobre determinada coisa (é claro que existem outros motivos, mas vamos aos principais): QUANDO O TEXTO NÃO CONTÉM O QUE O LEITOR GOSTA... É preciso bom senso para reação positiva ou negativa... PRIMEIRO: Nenhum texto deve ser considerado como e eixo central de uma engrenagem (que garante o funcionamento de determinado mecanismo)... SEGUNDO: O leitor não deve achar que a opinião de quem escreve seria influente ao ponto de implicar o estado emocional (de quem lê)... TERCEIRO: É preciso saber conviver de forma pacífica com quem pense diferente (cada um poderá ter razões diferentes)... Em meu achômetro, pela falta de observação de razões assim, pela falta de bom senso, etc, a sociedade pós–moderna chegou à beira do caos e assim permanece... Seria normal, o ser humano considerar que cada um terá razões para pensar diferente... INCLUSIVE, entendo que quando consideramos as razões pelas quais as coisas acontecem, é possível evitar muitos aborrecimentos... E, tem mais, quando se considera os motivos e sabemos que alguma coisa não deve ser feita (ou não poderia ser feita naquela época), se faz necessário aceitar ao invés de ficar forçando a barra... Por exemplo: Em nossa região sertaneja, estamos com muita limitação de água (pra consumo humano e animal)... Em alguns lugares (algumas pessoas) tem reserva d’água e será que poderia pensar que o problema de falta (ou de escassez de água) não seria delas também??? – Como é possível que em pleno racionamento d’água, vejamos vazamentos nas ruas ou pessoas lavando calçadas (ou carros) com mangueira??? Entendo que no momento que estamos com racionamento d’água, deve3mos ter em vista um colapso no abastecimento (se não chover)... É POR ISSO que, em se tratando de escassez de água, acho que tem muita gente acomodada, que aparentemente acha que se ela tiver água o restante da sociedade que se lixe... – gente que pensa assim, não concordará com minha maneira de pensar... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

QUANDO O TEXTO NÃO CONTÉM O QUE O LEITOR GOSTA ...

NO texto anterior: O TEXTO PODE CONTER O QUE NÃO SE GOSTA... Disse: Seria excelente se cada frase de um texto fosse como uma boa música aos ouvidos de quem lê... MAS, mesmo que se queira, nem sempre isso será possível... ASSIM, se faz necessário haver compreensão e sintonia entre quem escreve e quem ler, de que O TEXTO PODE CONTER O QUE NÃO SE GOSTA... Não estamos querendo dizer que quem escreve deve sempre se referir ao gosto pessoal de quem ler ou que o leitor espere sempre algo agradável da parte de quem escreve... QUANDO O TEXTO NÃO CONTÉM O QUE O LEITOR GOSTA... É preciso bom senso para reação positiva ou negativa... PRIMEIRO: Nenhum texto deve ser considerado como e eixo central de uma engrenagem, que garante o funcionamento de determinado mecanismo... SEGUNDO: O leitor não deve achar que a opinião de quem escreve seria influente ao ponto de implicar o estado emocional... TERCEIRO: É preciso saber conviver de forma pacífica com quem pense diferente... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

O TEXTO PODE CONTER O QUE NÃO SE GOSTA ...

Seria excelente se cada frase de um texto fosse como uma boa música aos ouvidos de quem lê... MAS, mesmo que se queira, nem sempre isso será possível... ASSIM, se faz necessário haver compreensão e sintonia entre quem escreve e quem ler, de que O TEXTO PODE CONTER O QUE NÃO SE GOSTA... Não estamos querendo dizer que quem escreve deve sempre se referir ao gosto pessoal de quem ler ou que o leitor espere sempre algo agradável da parte de quem escreve... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE – 2 ...

NO texto anterior: RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE... Querendo falar um pouco sobre a questão, quis dizer, antes de definir essas palavras que: No sentido teórico ou no sentido prático é semelhante a remédio: Uma dosagem além da conta pode matar ou deixar uma pessoa inválida... Ao mesmo tempo, se usados na medida certa poderá melhorar a capacidade de viver... Exemplo pejorativo: Sem considerar que religiosos colocavam JESUS contra a parede, teimando que ELE não procedia de DEUS... Pessoas ligadas a liderança religiosa de seu tempo, foram responsáveis pela crucificação do MESTRE dos mestres (no que isso teve a ver com o lado humano da coisa)... Espiritualmente, foi uma afronta de Satanás ao plano eterno de DEUS... Em meu achômetro, tanta polêmica em volta da questão é porque ao invés de refletir sobre a teoria ou prática (em nossos dias), tem sido comum pessoas dizerem (com ar de superioridade): Faça como eu... E, se o próprio DEUS não usa esse raciocínio, por que o ser humano (que se diz temente a DEUS) usa!!! Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE ...

No sentido teórico ou no sentido prático é semelhante a remédio: Uma dosagem além da conta pode matar ou deixar uma pessoa inválida... Ao mesmo tempo, se usados na medida certa poderá melhorar a capacidade de viver... Exemplo pejorativo: Sem considerar que religiosos colocavam JESUS contra a parede, teimando que ELE não procedia de DEUS... Pessoas ligadas a liderança religiosa de seu tempo, foram responsáveis pela crucificação do MESTRE dos mestres (no que isso teve a ver com o lado humano da coisa)... Espiritualmente, foi uma afronta de Satanás ao plano eterno de DEUS... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

DESCREVENDO O DESEJO DE AJUDAR ...

Gostar de escrever não deve significar produzir textos como se a vida fosse uma espécie de campeonato pra ver quem faz mais textos... Lembro que, na escola onde cumpria o expediente de trabalho, havia uma aluna meio tristonha porque além de pobre (financeiramente falando), se achava meio sem beleza física e também achava que não conseguiria fazer algo que pudesse ser considerado relevante... Sabendo que ela gostava de escrever, falei sobre o recanto das letras, enfatizando que não dependeria de money ter seus textos circulando por aí... MAS, ela disse que não colocaria algo correndo o risco de ser clonada... Certamente esse é o medo de muita gente e, por isso ficam reféns dos próprios medos... AFINAL, aparência de prudência não significa ser prudente... Certamente, não se deve andar clonando outras pessoas, mas deixar de publicar algo com medo de copiarem é o outro extremo... E, se isso impede alguém de fazer o que gosta pode ser visto como deixar que o mal prolifere... É claro que se deve ser prudente, mas não ao ponto de dortmir dentro de um cofre com a chave debaixo do travesseiro... DESCREVENDO O DESEJO DE AJUDAR... Tem a ver com isso... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

CHACINA INDICA LOUCURA OU LOUCURA LEVA À CHACINA ??? ...

Em meu achômetro, se CHACINA INDICA LOUCURA (do atirador) OU SE A LOUCURA (faz com que o cara seja levado a praticar) A CHACINA... Deixa dúvidas e acho as duas coisas... MAS, em qualquer caso, vejo que a mente do atirador ficou poluída ao ponto de não mais ter respeito por si nem por outras pessoas... Certamente, por algum tempo a mídia repetirá detalhes do que aconteceu (novamente numa escola, com a diferença que o autor da chacina matou a própria mãe)... E, depois de alguns dias a vida volta ao mesmo ritmo de antes... Penso que com (ou sem) chacinas, o ser humano como um todo se apresenta como desumano, porque é uma espécie de especialista em desmanchar prazeres... É certo que alguém diria que estou exagerando... MAS, frequentemente, o maior desafio é querer eliminar coisas nocivas ao conjunto da sociedade... Por exemplo: Fale que poderíamos excluir cigarros e bebidas alcoólicas de nosso meio... O mais comum é alguém argumentar que o desemprego seria grande... Certa vez, falava sobre altas taxas pra quem fabricas ou vende bebidas, e a pessoa (que não bebia e nem fumava), argumentou isso... E se fosse pra ratear despesas (por algum tempo) com o sustento dos que ficassem desempregados??? É claro que não valeria argumentos com o se essa moda pega... O fato é que, se queremos uma sociedade melhor (no bom sentido), será necessário fazer alguma coisa assim... Portanto, antes de pseudo argumentos que ajudam a fugir da responsabilidade (com os custos que iremos arcar), é preciso disposição pra encarar o desafio de sujar as mãos (entre aspas), afinal, como resolver (de outra forma), coisas como chacinas, violência, etc... observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

DEUS CUIDARÁ DE NÓS – Continuação ...

No texto anterior: DEUS CUIDARÁ DE NÓS... Disse: Será um novo dia porque a misericórdia de DEUS é infinita, apesar do ser humano continuar deixando dúvidas se poderia amanhecer sendo um ser humano melhor que antes... BOM DIA!!! DEUS TE ABENÇOE!!! Alguém poderia pensar: Como??? A vida não presta (?!)... Certamente, não seria o caráter do ser humano que mudaria o caráter de DEUS. Olhando a realidade, é possível ver em cada lugar, exemplos da bondade de DEUS e da fragilidade do ser humano... Eis alguns: PRIMEIRO: É comum o ser humano dizer que acredita em DEUS, vivendo como se DEUS não existisse... SEGUNDO: O ser humano gosta de manipular opiniões sobre DEUS, de acordo com sua conveniência... TERCEIRO: NATAL anuncia o cumprimento da promessa de DEUS, de que enviaria JESUS CRISTO para resgatar o ser humano – O ser humano inventou o bom velhinho que distribui presentes... QUARTO: O ser humano brinca com coisas como a origem e o final (do mundo)... QUINTO: Domingo (o primeiro dia da semana) é o Dia do SENHOR, porque foi no primeiro dia da semana que CRISTO ressuscitou (demonstrando de forma visível que vencera a morte)... O ser humano usa este dia para comes e bebes (se não for religioso); para exercícios devocionais (se for religioso) ou mesmo sendo religioso, diz que o dia correto para Celebrações religiosas seria o último dia da semana (como se CRISTO ainda não tivesse vencido a morte)... SEXTO: O ser humano (mesmo quando não leva DEUS a sério) clama por socorro, quando a situação parece ruim... SÉTIMO: O que o ser humano gosta de comemorar, como se isso agradasse ao SENHOR da Glória??? A família de DEUS, como se DEUS fosse um ser humano com pai, mãe, tio, irmãos, avós... OITAVO: O ser humano é consumista e egoísta, estimulando a manutenção da desigualdade social... NONO: O ser humano esquece que sempre quando aponta um dedo para a frente (outras pessoas), tem três dedos apontados contra si... DÉCIMO: Poderia relacionar, coisas como violência, álcool, drogas, falsidade, etc... MAS, tudo o mais será consequência de dizer que crê em DEUS vivendo como se não acreditasse ou de não crer em DEUS... DEUS TENHA MISERIC[ÓRDIA DE NÓS!!! observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass)

NAS ENTRELINHAS DO SER HUMANO ...

Inicialmente, a impressão é que as entrelinhas teriam a ver com algo que não deve ser dito; MAS, do segundo momento em diante (após refletir sobre a questão), será possível perceber que não é isso... É lógico que pessoas podem achar (como dizem) que fulano, sicrano ou beltrano teria duas caras (por isso usa de entrelinhas para fazer comentários sobre outras pessoas)... CONTUDO, não se trata desse tipo de coisa... ANTES, queremos dizer que, independente de questões pessoais, as entrelinhas existem... No texto anterior: ESCREVENDO NAS ENTRELINHAS... Disse: É claro que as pessoas geralmente preferem os arrumadinhos, desde que esteja conforme interesses pessoais, mais na realidade, as entrelinhas não devem ser desprezadas sob de nos descobrirmos redondamente equivocados... Por exemplo: Quando um canal de tevê, declarando que seria isento de preferências, anuncia um fato é possível saber se aquilo está conforme deseja a oposição ou situação governamental... Considerando o todo, quer se queira (ou não) as entrelinhas podem ser usadas tanto por quem diz alguma coisa, como por quem quer ouvir alguma coisa... AFINAL, quem ler ou escuta, pode entender errado determinada coisa e sair por aí dizendo que fulano (a) disse... PORTANTO, por essas e outras, vale a pena ter maior responsabilidade pelo que diz ou faz, porque dependendo de quem se É, estará o acreditar no que disseram que você disse... observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass)

sábado, 1 de dezembro de 2012

NATAL: A INTERVENÇÃO DE DEUS NA HISTÓRIA ...

Entre tantas histórias, não inventaria mais uma... SEI: O passado se repete, constantemente, sem o ser humano perceber que em alguns acontecimentos está o roteiro de uma viagem; assim, não desconhece o caminho, mas faz de conta que é pego de surpresa... Está escrito: Havia naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do SENHOR desceu aonde eles estavam, e a glória do SENHOR brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa–nova de grande alegria, que o será para todo o povo. É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador que é CRISTO, o SENHOR. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a DEUS e dizendo: Glória a DEUS nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ELE quer bem. (Lucas 2:8–14). Tanto na Festa da Páscoa (Êxodo 12), quanto no Natal (Mateus 1:18–25 e Lucas 2), como se fosse um arco–íris no céu DEUS lembra ao ser humano (homem ou mulher), seu imenso amor pelo ser humano... Da mesma forma que a desobediência do ser humano (ao SENHOR) é visível e seus efeitos desastrosos – haja visto que, uma simples olhada em volta demonstra isso (pelo desequilíbrio ecológico e prejuízos, em geral, do ser humano), o natal foi (e continua sendo) A INTERVENÇÃO DE DEUS NA HISTÓRIA HUMANA... Como se DEUS fosse apenas uma espécie de mordomo para atender caprichos do ser humano, assim tem sido a relação do homem para com DEUS... AFINAL, quando o sapato aperta, o ser humano pede que DEUS o socorra, concedendo–lhe alívio, como se DEUS fosse responsável por ele ter usado o sapato... Em outras palavras, querendo exibir seu calçado novo, o ser humano pegou algum que o deixasse de olhos cheios – a questão não seria caber no pé, mas fazer com que pudesse ser notado por outras pessoas... ASSIM, tem acontecido em relação ao natal... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

O SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA...

Está escrito: Havia naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do SENHOR desceu aonde eles estavam, e a glória do SENHOR brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa–nova de grande alegria, que o será para todo o povo. É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador que é CRISTO, o SENHOR. (Lucas 2:8–11). E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a DEUS e dizendo: Glória a DEUS nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ELE quer bem. (Lucas 2:12–14). E, ausentando–se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros:: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o SENHOR nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. E, vendo–o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das cousas referidas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando–as no coração. Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a DEUS por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado. (Lucas 2:15–20). ILUSTRAÇÃO: Um dos maiores dilemas do ser humano, é o fato dele não ter o costume de analisar o que estão dizendo e, isso acontece desde tempos muito antigos... Conforme a BÍBLIA, os três Reis Magos vieram de longe para visitar o recém–nascido Rei dos judeus (Mateus 2:1–12)... Os especialistas em interpretar sabiam da profecia, mas não se preocuparam em analisar o que significava o que estavam ouvindo... Em meu achômetro, foi uma forma de DEUS anunciar que estava cumprindo mais uma profecia (Mateus 2:9). O episódio parece o que acontece em nossos dias, quando o ser humano sabe que o natal tem a ver com o nascimento de CRISTO, mas não se preocupa em aplicar o caso a si próprio (a)... ELUCIDANDO O TEXTO: O Evangelho de Lucas apresenta JESUS CRISTO, tanto como o MESSIAS prometido por DEUS ao povo de Israel (desde tempos antigos), quanto como o SALVADOR de toda a humanidade (João 3:16). Com relação ao SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA: Em primeiro lugar: UMA INTERVENÇÃO DIVINA NA HISTÓRIA HUMANA... Em segundo lugar: ENGRANDECE DEUS E SEMEIA O BEM ÀS PESSOAS... Em terceiro lugar: CONCRETIZA A PROMESSA DIVINA, ALEGRANDO SEU O SER HUMANO... CONCLUSÃO: NATAL é mais que enfeitar a casa, com ornamentação da época e mais que se endividar todo (a) por causa de confraternizações... MAS tem a ver com a Glória a DEUS nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ELE quer bem, conforme escreve Lucas e, conforme o ser humano esqueceu através do tempo, correndo do nada a lugar algum... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass)