segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DEVAGAR QUASE PARANDO – 3...

Quero apresentar, pelo menos três motivos, por que, inserimos a série de mensagens: DEVAGAR QUASE PARANDO... na categoria de Mensagens>Religiosas: PRIMEIRO: A BÍBLIA fala sobre o DEUS que também seria o nosso DEUS e que, em Abraão seriam abençoadas todas as famílias da terra (Gênesis 12:3). SEGUNDO: Nós também dizemos que pertencemos a DEUS e, particularmente creio que CRISTO foi pregado na cruz por nós que acreditamos e confessamos SEU NOME, conforme está escrito (João 3:16). TERCEIRO: Em várias passagens do evangelho o próprio JESUS CRISTO disse coisas como: SE ALGÉM QUISER... ou VINDE A MIM... EU SOU A LUZ DO MUNDO, EU SOU A PORTA, ETC... Portanto, não haveria fazer de conta que obedecer a DEUS era algo exclusivo de Judeus... É pra qualquer pessoa que creia no que DEUS diz... Por isso, se estamos DEVAGAR QUASE PARANDO... Será possível em DEUS ter as forças refeitas... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

DEVAGAR QUASE PARANDO – Continuação...

No texto anterior: DEVAGAR QUASE PARANDO... (primeira parte da questão), Observamos que: Certamente, algumas vezes nos sentimos (lá no íntimo) que apesar de tantos obstáculos, barreiras, adversidades e oposição... Não é isso que nos impede de avançar; antes é que em alguns, momentos é comum, em nossa caminhada andarmos DEVAGAR QUASE PARANDO... É claro que obstáculos, barreiras, adversidades e oposição dificultam a caminhada. Mas justamente, por causa disso, redobramos a força e (se a pessoa sabe o que quer) terá os meios necessários à vitória... Lembro que em relação ao povo de Israel, conforme o relato da Bíblia, DEUS concedera a Terra Prometida, muito antes de existir povo e, ao ser liberto da escravidão no Egito, por causa de dificuldades, apesar de reconhecerem o potencial da terra, o relatório negativista dos espias (Números 13:25–33) fez o povo desanimar E, concluímos a exposição do assunto com três questões: PRIMEIRA: Como seriam devorados se estavam cumprindo orientação do líder de DEUS (Moisés) que já estava com eles desde que saíram do Egito, e, entre outras coisas haviam visto o Mar vermelho se abrir e passarem a pé enxuto??? SEGUNDA: Como a terra que manava leite e mel devora os seus moradores, se após quarenta dias, eles haviam voltado pra contar a história??? TERCEIRA: Pareciam gafanhotos aos seus próprios olhos, em consequência do medo que sentiram ao ver pessoas de maior estatura... Continuação do assunto, após análise do texto (na Bíblia), é possível entender que: Em primeiro lugar: A terra fora prometida por DEUS a Abraão (Gênesis 15:12–16 e 17:1–8). Em segundo lugar: Àquele povo era uma propriedade exclusiva de DEUS (Êxodo 19:5- 6). E uma prova de que a promessa era pra valer é que Israel tanto veio a possuir a terra, como veio a ser um país cuja história se estende aos nossos dias (é o mesmo Israel). Em terceiro lugar: Eles pareciam gafanhotos aos próprio olhos, assim como nós podemos nos achar incapazes aos nossos próprios olhos. Conforme o apóstolo Pedro (disse no dia do Pentecostes), a promessa seria (também) para tantos quantos ainda estavam longe, isto é quantos o SENHOR DEUS chamasse (Atos 2:37–41) e disse que em JESUS, nós também seríamos propriedade particular de DEUS (1 Pedro 2:9–10). CONTINUA... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

DEVAGAR QUASE PARANDO ...

Certamente, algumas vezes nos sentimos (lá no íntimo) que apesar de tantos obstáculos, barreiras, adversidades e oposição... Não é isso que nos impede de avançar; antes é que em alguns, momentos é comum, em nossa caminhada andarmos DEVAGAR QUASE PARANDO... É claro que obstáculos, barreiras, adversidades e oposição dificultam a caminhada. Mas justamente, por causa disso, redobramos a força e (se a pessoa sabe o que quer) terá os meios necessários à vitória... Lembro que em relação ao povo de Israel, conforme o relato da Bíblia, DEUS concedera a Terra Prometida, muito antes de existir povo e, ao ser liberto da escravidão no Egito, por causa de dificuldades, apesar de reconhecerem o potencial da terra, o relatório negativista dos espias (Números 13) fez o povo desanimar – a palavra que o representante dos espias disse, foi: Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram–lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram–lhes o fruto da terra. Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele tinham subido disseram: não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim o éramos aos seus olhos. (Números 13:25–33). Questões: PRIMEIRA: Como seriam devorados se estavam cumprindo orientação do líder de DEUS (Moisés) que já estava com eles desde que saíram do Egito, e, entre outras coisas haviam visto o Mar vermelho se abrir e passarem a pé enxuto??? SEGUNDA: Como a terra que manava leite e mel devora os seus moradores, se após quarenta dias, eles haviam voltado pra contar a história??? TERCEIRA: Pareciam gafanhotos aos seus próprios olhos, em consequência do medo que sentiram ao ver pessoas de maior estatura... CONTINUA... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

TAMBÉM TENHO UM PRECONCEITO ...

Bem que dizem que não se deve dizer: Dessa água não beberei... Pois não é que me autoanalisando percebi que (também) tenho um preconceito contra pessoas preconceituosas... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

PROBLEMA INVISÍVEL AOS PRECONCEITUOSOS & CIA ...

Em meu achômetro, o ser humano (que sempre tem agido de forma meio desumana), parece que ainda não percebeu que coisas como preconceito, individualismo, exclusão, etc... somente agravam mais ainda sua limitação e fragilidade... SE são problemas que aumentam sua ação, através do tempo, beneficiam pessoas, grupos, etc... MESMO ASSIM, insisto na mesma tecla... Indicam falta de maturidade social, afinal, temos muito com que nos ocupar para cultivar uma vida melhor e de repente tais coisas aparecem e indicam seu poder nocivo de jogar baldes de água fria na sensação que seria possível superar obstáculos rumo a unidade social... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

domingo, 28 de outubro de 2012

PRECONCEITO JÁ CAUSOU MUITO MAL...

Como dizia numa canção, PRECONCEITO JÁ CAUSOU MUITO MAL... E, certamente, continua causando... No mínimo, continua causando e, possivelmente continuará causando... Nos últimos tempos, essa questão de pessoas do sul do país demonstrarem de forma individual que estariam com preconceito de nordestinos, no mínimo demonstra que entre os muitos tipos de preconceito temos também este que, demonstra a pequenez de mente de pessoas que não seriam da espécie humana, afinal pertenceriam a uma classe que se acha melhor (entre aspas) que as outras... Entre o que acham, acho que se acham superiores a quem é daqui do Nordeste... Aos tais, digo (e sou nordestino sem nunca ter pisado no sul ou sudeste), quando alguém assim morre, do mesmo jeito que acontece aqui, tem que ir pra debaixo do chão, porque ninguém suportaria ficar lado a lado... Por isso, fica a dúvida se os preconceituosos teriam cérebro (se tivessem já teriam se dado conta do mal que existe na coisa... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

NÃO ARRANQUE OS CABELOS ...

Olá!!! Bom Dia!!! Sei que em nosso tempo. Não faltam motivos para desespero... Mesmo quando tudo parece bem, é possível ter a sensação de que alguma coisa poderia acontecer... Mesmo assim, lembro que não devemos arrancar os cabelos... Se isso for feito, no mínimo haverá mais trabalho para colocar as coisas em ordem, quando o momento difícil passar... Existe um adágio popular, segundo o qual, preocupação não paga dívidas... Isso é verdade, pois além de não pagar dívidas, a pessoa preocupada poderá gastar um pouco mais com aquisição de remédios contra dor de cabeça... Por outro lado, quanto a pessoa está preocupada nem poderá ter a atenção necessária aos demais perigos no mundo em derredor... Já pensou que, por exemplo, falar ao celular enquanto dirige, além de ser uma infração às regras de trânsito, pode ocasionar outras dores de cabeça??? E, se durante a conversa a pessoa receber alguma notícia ruim que tire a concentração da estrada enquanto dirige??? ASSIM, algo simples pode ser o motivo de grandes e graves problemas e, cá entre nós, já existe problemas demais para pensarmos enquanto a vida transcorre de forma normal... DEUS TE ABENÇOE E TE PROTEJA AO LONGO DESTE DIA!!! Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

TENHA MAIS O QUE FAZER !!!

Em meu achômetro é possível ocupar o tempo com algo que seja bom... Certamente, alguém poderia dizer que esse algo bom a que estou me referindo é impreciso... ASSIM, o que é bom pra uns pode não ser bom pra outros e, vice–versa... MAS, cá entre nós, vamos analisar a palavra BOM: Conforme o Aurélio, o bom: 1. Que tem todas as qualidades adequadas à sua natureza ou função. 2. Bondoso; misericordioso. 3. Que funciona bem (órgão do aparelho). 4. Favorável, proveitoso. 5. Agradável, aprazível. 6. Afável, cortês. 7. Gostoso, saboroso. 8. Válido, legal. 9. Saudável, sadio. São muitas definições no dicionário e, tenho em vista apenas dizer que se algo é bom, pode até não satisfazer as expectativas de alguém, mas, certamente, será o melhor pra todos... Em nossa época, principalmente, existe o costume de dizer que algo é bom apenas considerando o gosto pessoal ou o int6eresse particular de alguém ou de um grupo... MAS, se isso não for o melhor pra maioria, porque insistir em definir como algo bom apenas porque atende aos gostos pessoais ou aos interesses particulares de uma pessoa ou de um grupo??? ASSIM, TENHA MAIS O QUE FAZER DO QUE PASSAR TEMPO DANDO OUVIDOS AO QUE DIZEM POR AÍ, ESPECIALMENTE ASSISTINDO MATÉRIAS NA TEVÊ QUE SE DIZ TRANSPARENTE E É SUBMISSA A INTERESSES DOS DONOS DO CAPITAL – POR ISSO NÃO ENGULA COMO VERDADE ABSOLUTA ANTES DE CONSULTAR OUTRAS FONTES... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

O QUE SERIA URGENCIA ???

Estamos numa época em que, tange gente está numa correria desvairada só, que, a impressão que se pode ter, é a de que, todo mundo, deixou tudo pra última hora e, se encontrarmos alguém apressado, nem mesmo saberá porque está tão apressado – Talvez o medo de chegar atrasado e perder algum compromisso... Penso que nem sempre um atraso significa uma perda... É claro que andar atrasado não deve ser um modismo, mas a vida não pode ser transformada em urgências por causa do medo de se acostumar com atrasos... Cá entre nós, possivelmente alguém atrasado perdeu a hora do voo no avião que caiu... Existe um dito, segundo o qual, urgente é o que não é planejado a tempo... Havendo, inclusive, pessoas que acham que quando diz que algo é urgente, teria prioridade no atendimento... Ou seja, precisamos repensar a agenda e descartar o que não seja necessário... Nem tudo precisa ser agendado e, precisamos voltar ao tempo em que era possível gastar uma parte do tempo conversando (no bom sentido)... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

sábado, 20 de outubro de 2012

ABUNDÂNCIA DE COISAS NOCIVAS ...

Em meu achômetro, existe abundância em excesso de coisas nocivas à vida saudável: Falsidade, hipocrisia, lei do gerson, jeitinho brasileiro, falcatruas, mensalão, novelas da tevê, mosquito da dengue, violência, correria desvairada, loucura, novelas na tevê, etc... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

COMECE QUERENDO UM BOM DIA !!!

Tanto parece soberba, quanto seria impossível alguém saber como estará ao final de mais um dia... AFINAL, o ser humano é limitado e nada sabe em relação ao próprio futuro... CONTUDO, uma coisa é certa e, isso pode fazer com que o dia seja melhor: TER DISPOSIÇÃO DE CAMINHAR, AINDA QUE OS DESAFIOS PAREÇAM GIGANTES DIANTE DA PESSOA... Quer se queira, quer não, as possibilidades de vencer ou de perder são as mesmas... No início de uma disputa, todos estarão na mesma condição: O PONTO INICIAL (ou ponto de partida)... ASSIM, o que se pode fazer (pra começo de história), independente de qualquer coisa, é começar o dia querendo ter um bom dia... A partir desse pensamento se começa a caminhada na estrada da vida e, com o devido bom senso, será possível continuar enfrentando os desafios... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

FALTARIA MESMO (definição) – Parte 4 ...

Em meu achômetro, ainda não definiram se falta definição ou não... Por exemplo, o momento atual atípico, por um lado tem aspectos positivos, por outro lado, tem aspectos danosos... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.com (autor: fchagass).

FALTARIA MESMO (definição) – Parte 3 ...

Estamos numa época atípica (e, conforme o Aurélio, significa: o que se afasta do normal)... Tanto que após, tem sido necessário (como no caso em questão, mudar título de textos, quando se publica mais de um, em sequência)... Por exemplo: Escrevemos o texto FALTA DEFINIÇÃO e o texto FALTA DEFINIÇÃO 2 e, estamos dando sequência à essa questão com esse texto FALTARIA MESMO (definição) – Parte 3... Portanto, são tantas coisas (não estou parodiando a canção), que, antes de uma ação prática é necessário pensar se entendeu mesmo o enunciado, para evitar cometer o erro daquele general que após cercar a tribo, passa um telegrama pra o superior nos seguintes termos: TODO MUNDO CERCADO. PASSO FOGO??? Resposta: NÃO. TENHA MISERICÓRDIA. O problema é que o telegrafista que recebeu a resposta esqueceu de colocar o primeiro ponto e, por causa disso, o grupo foi dizimado... Em nossos dias, o modelo social valoriza o pragmatismo mesmo que, numa situação específica, o bom senso diga o contrário... Li o texto: ATÉ AONDE VAI A FALTA DE ÈTICA NA CAMPANHA PARA PREFEITO? E, comentei: Tenho observado que, o administrador inaugura o alguma obra e, manda fazer uma inauguração que pode custar muito mais (aos cofres públicos) como se resolvesse os problemas do país... SE PARECE QUE AINDA ESTAMOS EM TEMPOS MUITO ATRASADOS, SEM ENTENDER QUE O ELEITO NÃO ESTARIA FAZENDO NENHUM FAVOR AO INAUGURAR ALGO, MAS CUMPRINDO UM POUCO DO QUE FOI ELEITO PRA FAZER, COMO SER CONVENCIDO A VOTAR NELE (SE HOUVER NA PESSOA UM POUCO DE BOM SENSO??? Aplicando o bom senso (a este caso), nem seria necessário inauguração, mas saber se a obra atende aos interesses e necessidades da comunidade... Inaugurar algo, nos dias atuais, significa aproveitar a oportunidade para divulgar interesses de alguém em angariar votos pras futuras eleições... Por isso, em meu achômetro FALTASRIA MESMO DEFINIÇÕES... E, na continuidade desta série, teremos oportunidade de refletir um pouco mais... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.com (autor: fchagass).

FALTA DEFINIÇÃO – Parte 2 ...

No texto anterior: FALTA DEFINIÇÃO... Em que observamos à necessidade de uma vida saudável pra o ser humano do Terceiro Milênio, dissemos que: PRIMEIRO: É necessário saber o que seja essencial; SEGUNDO: Faz bem impedir que o urgente ocupe o lugar do necessário... Em meu achômetro, o ser humano tem todas as condições para desfrutar de uma vida melhor e, pelos mais variados motivos (que nem deveria existir), a realidade é um caos de forma a oferecer a pior qualidade de vida ao ser humano... Posso ilustra o que estou dizendo com um exemplo hipotético: No começo dos anos oitenta, passamos (nós brasileiros) do regime militar (ditadura militar) pra o regime democrático... Na época, nas aparências, o Partido dos Trabalhadores parecia atender o ideal do povo... Na prática, o mensalão e suas nuances, indicam que, na realidade houve falta de sintonia entre os ideais dos fundadores do partido e os que foram sendo incluídos... Simplesmente, porque, uma parte dos fundadores do partido apenas almejavam chegar ao nível de quem mamava nas tetas do poder, pra mamar também... É como se, se discutisse o que era melhor pra todos, e, chegando o momento de trocar de roupa, se passou a discutir etiqueta de peças de roupa, esquecendo do que é essencial ao exercício da cidadania (principalmente ter ética e confiabilidade)... CONTINUA... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.com (autor: fchagass).

FALTA DEFINIÇÃO ...

Dizer que FALTA DEFINIÇÃO... É como jogar um balde de água fria numa pessoa que espera solução para desfrutar de uma vida saudável... Em outras palavras, a pessoa espera que alguma coisa seja ajustada para que o mecanismo passe a funcionar de forma normal e, de repente aparece alguém dizendo que primeiro teria que saber como usar a máquina, depois analisa cada caso de quem esteja dependendo do bom funcionamento da máquina; Após decidir o que seja prioridade, colocará a engrenagem pra funcionar e a partir de então, haverá a solução para que muita gente possa desfrutar de uma vida saudável... Parece brincadeira, mas é assim que o modelo social em vigência está organizado... Em meu achômetro, temos todas as condições para uma vida melhor e, pelos mais variados motivos (que nem deveria existir), a realidade é um caos de forma a oferecer a pior qualidade de vida ao ser humano... Quando se diz FALTA DEFINIÇÃO... É porque se faz necessário saber o que seja essencial e faz bem impedir que o urgente ocupe o lugar do necessário... CONTINUA... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.com (autor: fchagass).

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

VONTADE X BOM SENSO ...

A vontade do ser humano parece com um riacho transbordante que corre sempre no curso do riacho, mas com forças superiores ao querer do ser humano... Por isso, é conveniente e oportuno, quando sabemos manter e conservar o curso do riacho para que não se torne como uma cachoeira, cuja queda d’água não poderá ser controlada pelo ser humano... ISSO indica que a vontade do ser humano deve ter harmonia com o bom senso para que a vida não tenha aspectos incontroláveis como a queda d’água de uma cachoeira... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

ESSA VIDA NÃO DEVE SER COMO O CAFÉ–DA–MANHÃ ...

SE o café da manhã (que devia ser uma boa refeição, pra começar o dia), termina sendo apenas algo rápido e fácil pra maioria das pessoas que, degustam depressa pra sair em disparada e não perder a condução e nem o horário do trabalho... ASSIM, tem sido a vida da maioria das pessoas, enquanto espera o dia passar pra voltar pra casa e compensar na última refeição do dia o que deixou de comer (os nutrientes necessários) no início do dia... Certamente, ESSA VIDA NÃO DEVE SER COMO O CAFÉ–DA–MANHÃ... Existe um dito popular, segundo o qual, em relação aos nutrientes e vitaminas necessários à vida saudável, da seguinte forma: Tomar o café da manhã como um príncipe, almoçar como um rei e jantar como um plebeu... Na prática, temos visto o seguinte: A pessoa não se preocupa com a primeira refeição do dia, almoça de qualquer jeito (ou lancha em alguma lanchonete do tipo come–em–pé e Janta como se a vida se resumisse em se alimentar comendo muito... Em nossa geração, herdamos o conceito (de nossos antepassados) segundo o qual comer bem seria comer muito e, em consequência, muita obesidade e outras doenças e enfermidades provenientes de alimentação desestruturada... PORTANTO: ESSA VIDA NÃO DEVE SER COMO O CAFÉ DA MANHÃ... Que se toma de qualquer jeito, dando início à correria desvairada a que estamos submetidos... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

ESSA VIDA NÃO SE RESUME AO TEXTO DA HORA ...

Gosto de escrever (e de ler também)... E, aqui no recanto, quase todos os dias publico os textos (que geralmente digito para isso)... Podem ser vários textos e vários estilos ao dia... Gosto de analisar a realidade e de interagir sobre o que é preciso fazer por uma sociedade menos desajustada... CONTUDO, entendo que essa existência não pode ser resumida aos nossos textos... O público em geral e o leitor em especial, é muito importante ao autor de um texto... Mais importante até que o texto em si... MAS, cá entre nós... Tanto o autor, quanto o texto ou o leitor não devem ser um resumo da vida, antes, são partes essenciais da vida...Por isso é importante que tanto o autor, quanto o leitor, possam ter uma vida bem equilibrada, para que os textos possam apresentar um norte à vida de uma sociedade... Isso porque, por falta de bom senso, o ser humano termina dando destaque indevido a determinadas coisas e, em consequência desequilibra o todo, gerando e mantendo desigualdades sociais que impedem uma vida melhor (e saudável)... Exemplo: Correm boatos de que se adia uma agenda por causa do capítulo final de uma novela... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

terça-feira, 16 de outubro de 2012

DIFERENÇA ENTRE CAOS E ABUNDÂNCIA ...

No texto anterior: O ANDAMENTO DA NOVA ETAPA... Transcrevi um texto fundamental para entender porque o ser humano tem as condições necessárias para viver bem (ter sua vida bem sucedida) e, vive em estado ruim, vivendo em escassez até do essencial como água pra beber ou, como se diz de forma irônica: Vive com fartura (farta moradia, emprego, alimento, etc)... Está escrito: Bem–aventurado o homem (o ser humano) que: não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. ANTES, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na SUA LEI medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. (Salmos 1:1–3). ASSIM, a DIFERENÇA ENTRE O CAOS E ABUNDÂNCIA é a boa notícia na BÍBLIA, rejeitada por muitos, abraçada por poucos e que todos precisam... Geralmente, o ser humano tem o péssimo costume de rejeitar uma coisa (ou fazer pouco caso de sua importância) sem conhecer seus benefícios... E, isso não poderia ser diferente em relação à mensagem BÍBLIA – uma carta sobre o imenso amor de DEUS (perfeito, soberano e completo em si mesmo) pelo ser humano (limitada e frágil)... PORTANTO, nesta nova etapa, será comum abordar de forma mais clara e objetiva a solução de imensos dilemas do ser humano... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

O ANDAMENTO DA NOVA ETAPA ...

Pode ser que você nem tenha se dado conta (ainda), mas está nas entrelinhas que o teor dos textos se trata de uma nova etapa... ALIÁS, não estava bem delineado, mas muitas vezes tenho dito que essa vida é feita de etapas e, como o final de uma etapa e o início da próxima etapa (algumas vezes) parece obscuro, fica dúvidas se terminou uma etapa e se começou outra... O que se pode entender é que, assim como os adeptos do caos enchem a vida de problemas, será possível (nós que enfrentamos o caos) semear a boa semente (que pra mim) é a semente da boa notícia... Como nem sempre se sabe o que seria essa boa notícia, vamos aproveitar a oportunidade para explicar o que seja... Está escrito: Bem – aventurado o homem (o ser humano) que: não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. ANTES, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na SUA LEI medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. (Salmos 1:1–3). ASSIM, posso dizer que a boa notícia é a mensagem da BÍBLIA, rejeitada por muitos, abraçada por poucos e que todos precisam... Observação: Publicado no: www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AO PROFESSOR (A) COM CARINHO ...

Hoje é o Dia do Professor (a)... Muito se homenageia o seguimento, mas o dia–a–dia indica que são (em sua maioria) apenas palavras... Com a diferença que em nossos dias SER PROFESSOR (A), passou a ser também uma profissão de risco (alguns professores (as) já passaram por isso... Quando estou dizendo: AO PROFESSOR (A) COM CARINHO... Não significam apenas palavras, afinal poderia nem gastar tempo digitando o texto: Não dependo de dizer isso, antes (estou dizendo) porque não haveria como não rever como em desfile, cada professor ou professora que já tive em sala de aula... Há algum tempo digitei (e publiquei um texto) dizendo que A PRIMEIRA PROFESSORA, A GENTE NUNCA ESQUECE... E, ainda hoje, perto de meio século depois, ela ainda pode ser vista com vida e sua história de vida ultrapassa em muito a imagem que pode ser vista... SEI de algumas coisas sobre ser professor ou professora: A maior parte das pessoas que exercem a função, não estão (ou estiveram) nesta estrada por salário... E, houve um tempo em que nem remuneração fazia parte da função... Sempre achei a função importante, e, acho também que todos nós temos um pouco de professor... SE em nossos dias, a função tem sido desvalorizada e anda sem fazer parte da caminhada romântica do ser humano, não será isso que tire o mérito da função... Convivi pouco diante de turmas, considerando que não assumi esse lado da vida (de forma oficial)... MAS, posso dizer que me senti honrado cada vez que estive diante de uma turma e, fui chamado de professor – SEI que o salário é importante para o professor (a), mas não pode ser comparado com o privilégio de saber que ministrou aulas e ensinamentos para outras pessoas... FELIZ DIA DO PROFESSOR (A)!!! Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

domingo, 7 de outubro de 2012

DEZ COISAS QUE ATRAPALHAM ...

A questão não é achar que uma coisa atrapalhe, mas entender todas as implicações envolvidas na questão... Por exemplo: O que atrapalha alguém nem sempre atrapalha outras pessoas e, assim precisamos conhecer os principais detalhes sobre o todo, antes de classificar algo como uma coisa prejudicial a todos... Ou seja: Não é porque algo prejudica a alguém que seria prejudicial ao conjunto da sociedade... PRIMEIRA: POLUIÇÃO – seja de qual tipo for, trás prejuízos ao conjunto da sociedade... Tanto a sujeira, quanto o barulho, etc... causam prejuízos ao todo... Por exemplo: Estamos saindo de mais uma campanha eleitoral e, os candidatos tanto dão demonstração de poluidores em sujeira, quanto em termos sonoros... Isso pras não falar no péssimo gosto musical, considerando que muitas vezes fazem uso de músicas sem autorização, colocando péssimas letras... Por outro lado, me preocupa os muitos fogos e bombas sem o devido respeito aos enfermos e crianças recém nascidas... SEGUNDA: DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA – Não apenas querendo dizer que manda quem pode e obedece quem tem juízo, mas, lamentavelmente, o ser humano está habituado a ser o primeiro ou o maior, em qualquer coisa... Por exemplo: Qualquer comerciante deseja ser o maior vendedor da praça... E mesmo na área religiosa, o ser humano está habituado a usar expressões, como o maior evento, o maior cantor (a) góspel, etc... TERCEIRA: HIPOCRISIA – O ser humano tanto procura melhorar a aparência, quanto disfarça falhas e ressalta qualidades questionáveis... Por exemplo: Quando conveniente, o ser humano procura apresentar boa aparência, disfarçando falhas e ressaltando qualidades inexistentes ou questionáveis, como no caso de publicidade de cigarros ou de bebidas alcoólicas... QUARTA: MEDO – Responsável pelo fracasso ou desistência na maioria dos casos (nove em cada dez)... Por exemplo: O problema não é perder ou desistir, mas o medo de perder ou de não conseguir que se faz presente na maioria dos casos... QUINTA: PROPAGANDA ENGANOSA – Presente tanto no comércio quanto nas relações humanas como um todo... Por exemplo: Muitas vezes o ser humano se decepciona com outras pessoas que dizem que são capazes de uma coisa e na hora H, casem fora... SEXTA: INDEFINIÇÃO – muitas vezes a falta de definição leva a consequências desastrosas... Por exemplo: Quando não se trata de falha técnica, acidentes são causados por decisões erradas ou faltas de decisão... SÉTIMA: LEI DO GERSON – Muitas vezes, o que está na base de um negócio não seria a mútua necessidade, mas interesses indevidos... Por exemplo: Muitas vezes o objetivo principal de algum negócio está na vantagem de uma das partes e não na mútua necessidade (uma parte precisa vender a outr4a parte que necessita do produto)... OITAVA: FALTA DE OBJETIVOS – Muitas vezes se está no caminho apenas por falta do que fazer e não pela necessidade de caminhar... Por exemplo: Muita gente nem se dá conta que seria melhor estacionar no acostamento do que permanecer na estrada da vida... NONA: DEMOCRACIA – Sem compreender o que seja DEMOCRACIA, muita gente deseja o que não deve enquanto terá pessoas que deixa de lutar pelo que pode... Por exemplo: Em nossa realidade se pensa e se diz que democracia é o direito de escolher o que quiser... DÉCIMA: LIBERDADE – Também por falta de compreensão do significado, muitos estão mais pra libertinagem do que pra liberdade... Por exemplo: Em nosso meio as pessoas geralmente, acham que o ser humano deve ser livre pra fazer qualquer tipo de experiência, ainda que isso signifique imensos prejuízos pra os demais... Certamente outras coisas atrapalham, mas estas relacionadas, causam enormes prejuízos e podem provocar outros prejuízos mais... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

O SER HUMANO DIZ QUERER O MELHOR, MAS ...

Inicialmente, o que não é o melhor??? Certamente, o melhor não é apenas o que esteja de acordo com conveniências pessoais da pessoa que diz querer o melhor... Em meu achômetro, o melhor é aquela coisa que, melhora a vida de pessoas sem causar prejuízos a outras pessoas... Por exemplo: O serviço público de coleta de lixo, melhora a vida de todos... Livrando quem tem lixo do incômodo das sacolas de lixo ao mesmo tempo em que tanto melhora a vida de quem produziu aquele lixo, quanto melhora a vizinhança do mau cheiro que por ventura aquilo possa causar (antes de ser coletado)... Portanto, parece que o ser humano ainda estaria na fase inicial de aprendizado, haja visto que ainda tem muitas pessoas que acham que o lixo pode ser jogado fora de qualquer jeito... Esgotos e terrenos baldios não me deixam mentir... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

sábado, 6 de outubro de 2012

AVISO A ELEITORES ...

Lembre-se: Eleição é um mal necessário... Assim, evite perder amizades por causa desse mal... Se não fosse um mal, os próprios candidatos estariam empenhados em somente se candidatarem após regras melhores, principalmente pra o eleitor... Cá entre nós, alguém já ouviu falar em greve de políticos, especialmente por melhores salários??? Observação: Publicado no www,recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

HAVERÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL (?!) – 1 ...

No texto anterior: HAVERÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL (?!)... Afirmei que, depende de algumas coisas e, citei pelo dez coisas que quero analisar (neste texto), após lembrar que (conforme terminei o texto anterior: certamente, HAVERÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL!!! E, Graças ao bom DEUS que a luz no fim do túnel não dependerá da falta de bom senso do ser humano, fosse assim, há muito teríamos perecido... PRIMEIRA: Necessário se faz, NÃO OLHAR PARA TRÁS... Quem vive de passado é museu e, não adianta lamentar o leite derramado e sim, ser coerente entre o que se diz e o que se faz em busca de cultivar um alicerce estável e benéfico às futuras gerações... É possível entender que o ser humano ainda nem está conseguindo superar desafios vinculados a recursos materiais, como habitação, saneamento básico, etc... Depois, como superar coisas como orgulho, hipocrisia e preconceito??? SEGUNDA: Não adotar slogans como aquele segundo o qual, ladrão que rouba ladrão... Em nosso meio se sonega impostos (desde o Imposto der Renda) e o afeto que deve existir entre pessoas... É possível entender que, enquanto pessoas passam fome de alimentos, o alimento básico como feijão e arroz, custa caro nas prateleiras... Ao mesmo tempo, pessoas se empanturram de dinheiro através das venda de drogas ilícitas, do contrabando de mercadorias e da pirataria (presentes em todas as camadas sociais)... TERCEIRA: Não se acostumar ao “cê que quis, agora guenta” (comum ao linguajar politiqueiro), antes, ter coragem de assumir o que diz e o que faz, ainda que esse estilo de vida cause desconforto... Quando o resultado de decisões através da vontade expressa do todo (como no caso de eleições), ainda que seja contrária aos interesses particulares de alguém, precisa ser aceita e respeitada por todos... Ao invés do que acontece em nosso meio, quando apenas simpatizantes acham que sabem escolher e candidatos eleitos acham que são representantes apenas de simpatizantes... Falar (sobre isso), parece fácil, mas na prática fica comprovado que não é... Além das três coisas a que nos referimos, é possível, relacionar outras coisas que em muito atrapalham a caminhada do ser humano... Isso sem contar que o lado emocional fala mais alto e, muitas vezes, uma pessoa reúne as condições necessárias para ser bem sucedida, mas o medo de não conseguir, impede a caminhada... Continuando a relação de coisas que devem ser consideradas: QUARTA: TER UM ALVO ESPECÍFICO para onde olhar – O ser humano está habituado a olhar de qualquer jeito, para qualquer coisa... Certamente, se faz necessário ter um objetivo específico (um alvo) e, andar sabendo para onde deve olhar... ASSIM, ainda que se erre o alvo, será possível mirar com maior precisão de uma outra oportunidade, ou pelo menos saber como não se deve fazer... QUINTA: CAMINHAR PARA ALVOS ESPECÍFICOS – Certamente, uma caminhada será melhor, quando se sabe para onde ir, quando se tem alvos específicos... Lembro que não raro, encontramos pelas esquinas da vida, pessoas sem saber onde estão indo, apenas estão indo porque se outros estão indo... SEXTA: EVITAR ANDAR COMO QUEM NÃO SABE O QUE QUER – Certamente, quando não se tem noção do que se quer, porque quer, etc... Não haverá necessidade de zelar pelo que se conquista... E, em nossa época isso está sendo muito comum... Por isso, muitas vezes se passa a não dar valor algum a vida (própria ou de outras pessoas) – Isso não é nada bom para o conjunto da sociedade... SÉTIMA: TER CONVICÇÃO DO QUE QUER – Certamente, as pessoas estão tendo dificuldades de conseguir o que querem por dois motivos: PRIMEIRO: Deixam de saber o que querem; SEGUNDO: Não sabendo o que querem se contentam com qualquer coisa. Lembro o e4xemplo da criança nesses ajuntamentos que as prefeituras costumam realizar para distribuírem presentes do Dia da Criança ou do Natal... A criança sempre está com alguma expectativa de um presente de boa qualidade... MAS, a instituição ou político que promove a distribuição querendo alcançar o maior número de possíveis eleitores (sempre), distribuirá apenas algum presente tipo carro de plástico, bola ou boneca... Após o evento, a criança voltará para sua casa meio frustrada, e qualquer adulto (com bom senso) saberá que a instituição jamais distribuiria algum presente valioso... Restará a criança crescer aprendendo que na vida precisa ter convicção do que quer... OITAVA: TER DISPOSIÇÃO DE RECOMEÇAR, SE PRECISO FOR – Certamente, quedas e tropeços será uma realidade ao longo da vida... MAS, nem sempre haverá disposição de recomeçar e, se faz necessário ter essa disposição... AFINAL, quantas vezes uma pessoa caia, deve ter disposição de recomeçar... Lembro de uma história no livro devocional, Mananciais no Deserto (volume I), onde se fala sobre uma formiga que havia conseguido após sessenta e nove fracassos... NONA: INVESTIR NO QUE SE QUER ALCANÇAR – ASSIM como a questão não será desistir após tentativas fracassadas, é importante após decidir o que se quer, dedicar o esforço necessário para alcançar o fim desejado... Vale salientar que muita gente deixa de conseguir alguma coisa por falta de dedicação na conquista... DÉCIMA: CONSIDERAR QUE PARTICFIPAR NÃO SIGNIFICA LOGRAR ÊXITO – É PRECISO LUTAR PELO QUE QUER – A publicidade do GELOL afirma que não é importante apenas ser pai, tem que participar... E. cá entre nós, tem muita gente achando que participar somente valerá a pena se significar êxito imediato... Em meu achômetro, é importante vencer, mas isso não implica deixar de participar se não houver condições de subir ao pódium... Poderíamos ampliar a lista, mas assim como existirão coisas que podem ser encaixadas nos dez itens, existem coisas que apenas aumentarão os itens, sem serem essenciais na luta por uma sociedade menos desumana... CONTUDO, certamente, HAVERÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL!!! Graças ao bom DEUS que a luz no fim do túnel não dependerá da falta de bom senso do ser humano, fosse assim, há muito teríamos perecido... Observação: Publicado no www,recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL ...

Em meu achômetro, HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL... E, não estou me referindo àquela conversa que somente depois da pancada é que a pessoa entendeu que a luz era de uma composição do trem... Existe jeito pra dar um jeito na falta de jeito que parece não ter jeito... SEI que a nossa história social está alicerçada em cima de mentiras, jeitinhos, falcatruas e arrumadinhos, mas não se pode desanimar... A questão é cultivar um alicerce sólido ao longo do tempo... Inicialmente, quando se conversa sobre isso, o desânimo tem sido comum, mas, será que não temos sido imediatistas??? Pra começo de conversa não falo sobre: nossa história social está alicerçada em cima de mentiras, jeitinhos, falcatruas e arrumadinhos, por falar... Considero historiadores de diferentes épocas... E, citaria algumas coisas: PRIMEIRA: Dizem que, O Descobrimento do Brasil teria acontecido durante uma viagem de portugueses em busca de especiarias na Índia Oriental e, a frota de navios teria se desviado (da rota) por causa de um vento chamado de calmaria... SEGUNDA: Dizem que, a frase Santo do Pau–Oco se refere ao fato que (na época da colonização), no contrabando de pedras preciosas, larápios enchiam estátuas de madeira de pedras preciosas e, quando na alfandega se perguntava o que era, diziam é um santo e o fiscal deixava passar... TERCEIRA: Dizem que, pra reconhecer a Independência do Brasil, foi necessário pagar algum dinheiro a países da Europa, dando origem ao débito que infernizou a vida de muita gente, durante décadas... A lista continuaria, mas, serve apenas para ilustrar o começo do alicerce torto... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

FAZ DE CONTA QUE ...

SEI NÃO... Só sei que de nada sei... Dizem que alguém disse essa frase e, acho que disse uma grande verdade, apesar de aprender algumas coisas... Quando fui criança (e olha que isso faz muito tempo), havia um negócio de contar histórias e, uma coisa que me deixava encucado era aqueles causos de começar um relato dizendo: NO TEMPO QUE OS ANIMAIS FALAVAM... (Meu avô foi mestre na questão – sabia muitas histórias desse tempo)... Eu pensava: E SE OS BICHOS RESOLVEM FALAR DE NOVO??? Havia também umas histórias, segundo os antigos: DO TEMPO QUE JESUS ANDAVA NA TERRA... Pra completar a teve passava boa parte do domingo apresentando o programa do Silvio... Diziam ainda que ele era o maior químico do Brasil porque conseguia transformar o domingo (adivinha em que)... Depois chegou o tempo de jovem, com os sonhos de ver o país livre e democrático com o governo de esquerde (?!) – Um colega de trabalho que era da arena (que virou pds e depois DEM)... Dizia que esse negócio de esquerda e direita tinha a ver com a posição em que sentavam no parlamento (lá nas oropas)... Nunca pesquisei pra ver se era mesmo... SEI que lá no sertão central, na época em que começou esse negócio de Nova República (que de nova não tinha nada – e o Sarney não me deixa mentir), enquanto eu vibrava que agora sim, teríamos democracia (após a eleição de Tancredo pelo colégio eleitoral no regresso, digo Congresso), um saudoso conterrâneo lembrava: Mudam os burros, mas as cangalhas são as mesmas... E, cá entre nós, hoje acho que ele estava certo... Político que mexe na panela na casa do pobre, não está sendo humilde, e apenas pede votos como quando beija crianças sujas... O doutor metido a político que consulta sulfato quando quer votos, apenas sabe que o eleitor está mesmo é com fome... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

O AGUACEIRO PASSOU ...

A cidade amanheceu melhor – Não estou com conversas pra boi dormir... A cidade amanheceu melhor... Foi possível transitar tranquilamente, pelas ruas, sem os inúmeros cartazes (e pessoas segurando bandeiras) com propaganda de políticos... Os dias anteriores, com a famigerada campanha pelo voto, a coisa estava ruim... Tão ruim que os candidatos (e as candidatas) nem se davam conta (ou faziam de conta que não se davam conta) de que sem tanta insistência por votos, o cidadão (e a cidadã) ficam em paz pra se protegerem da violência e do trânsito louco... Era como se de repente o tempo fechasse e, tivéssemos que suportar alguma enxurrada (de água e esgotos) desgovernada... Passando nas ruas, me belisquei pra ver se não estava sonhando e, acho que não estou sonhando... O aguaceiro passou e nem fui abordado pelo pessoal que entrega santinhos com a foto de candidatos (ou candidatas)... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TUDO É PASSAGEIRO... ELEIÇÃO TAMBÉM ...

Dizem que nessa vida, fora o motorista e o cobrador, o resto é passageiro... E, digo que ainda bem... Cá entre nós, já pensou se um troço como novela ou eleição não fosse algo passageiro??? Em meu achômetro, se novela ou eleição não fosse algo passageiro, seria igual a um incêndio de grandes proporções, transformando tudo em cinzas... ASSIM, se fora o motorista e o cobrador, tudo é passageiro, então poderemos sentir um pouco de alívio, porque apesar de dois ou três meses, a campanha eleitoral ajudou a deixar ruas e avenidas mais emporcalhadas ainda – geralmente era cartaz a granel, com rostos sorridentes (não sei se o creme dental estava no prazo de validade), mas cada candidato (ou candidata) caprichou na foto do cartaz... É claro que graças aos programas de retroque em fotos, raramente vimos algum candidato feio (ou candidata feia)... Certas figuras (ao vivo e a cores) estão com o rosto cheio de rugas, mas as fotos de campanha apresentavam verdadeiros atletas... MAS, como nem tudo são flores, o que temos de candidato (ou candidata) desprovido de inteligência... A letra das músicas indica isso... Acho que muita gente pensava que era horário de novela... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass)

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PRA ANALISAR O CONTEXTO SOCIAL ...

PRA ANALISAR O CONTEXTO SOCIAL... Será necessário bom senso, ao invés de ser necessário (como alguns acham) determinados princípios (ou conhecimentos e formação técnica específica)... AFINAL, quando estou em local elevado ou andando nas ruas (em contato com pessoas), etc... Vejo que os problemas em consequência da falta de bom senso do ser humano estão maiores, mais acentuados e mais numerosos que antes... Por outro lado, conhecimentos ou formação técnica estão superiores ao passado e continuam maiores que antes e, em ascensão continuada... Indicando que, quanto mais o tempo passa, maior fica a falta de bom senso em nosso meio... Observação: Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

COMO SERÁ O FUTURO !!!

TEMA: COMO SERÁ O FUTURO !!! TEXTO: SALMOS 138:8 DATA: 30/09/2012 LOCAL: Igreja Evangélica Congregacional – Arcoverde / PE TEXTO: O que a mim me CONCERNE (diz respeito) O SENHOR levará a BOM TERMO (resultado); A TUA Misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; Não desampares as obras das TUAS mãos. (Salmos 138:8). INTRODUÇÃO: Certamente, ninguém saberia (sequer) sobre o próprio futuro... Estou com mais de cinquenta anos e, até hoje, não sei de nenhum ser humano que tenha conseguido antecipar o dia seguinte... E, até mesmo o momento seguinte (muitas vezes) trás surpresas pra cada um... É claro que existem pessoas dizendo ser possível prever o futuro, mas mesmo essas pessoas não podem fazer isso com segurança e, muitas vezes é uma forma de arrancar dinheiro dos mais tolos – Por exemplo, uma cigana olha as mãos das pessoas e, diz está vendo algo que por mais que a gente olhe, verá sempre os mesmos traços e, exatamente por nada saber em relação ao próprio futuro é que as ciganas (e os ciganos) precisam suar pra sobreviver... AGORA, a BÍBLIA diz que a vida eterna será boa ou ruim, dependendo do lugar que CRISTO ocupe na vida de alguém... Precisaria orientar alguém, em relação ao futuro e, fui dormir na quinta–feira sem saber o que dizer... Acordei aproximadamente há uma e meia da manhã e, sem sono percebi que serias uma oportunidade pra colocar o problema diante de DEUS... Orei e fui anotando algumas coisas (como é costume fazer em ocasiões assim) e juntamente com o Salmos 138:8 (lido há pouco) senti necessidade de analisar alguns textos no livro de Gênesis que têm a ver com a Experiência de Abraão – O Pai da Fé... E essa experiência foi transformada no Sermão que estaremos entregando agora... ELUCIDAÇÃO: O Livro dos Salmos é uma coleção de cento e cinquenta cânticos espirituais, poemas e orações usadas através dos séculos pelos judeus (é o hinário do segundo templo) e pelas igrejas (de todas as épocas) para adoração e devoção a DEUS... Os temas predominantes são as orações e o louvor, mas os salmos cobrem uma grande variedade de experiências... São referidos com mais frequência no Novo Testamento do que qualquer outro livro (do Velho Testamento) exceto Isaías... São com frequência chamados Salmos de Davi porque esse rei foi o autor de um grande número deles... – não se sabe quais foram os autores de um grande número de salmos. É provável que, em alguns casos, o nome atribuído a certos salmos possa referir – se melhor ao compilador do que ao autor. São atribuídos a Davi 73 salmos, aos filhos de Coré 11, a Asafe 12, a Hemã 1, a Etá 1, a Salomão 2, a Moisés 1, a Agéu 1,a Zacarias 1, Esdras 1, Outros anônimos. Dos salmos atribuídos a Davi, escolhemos o verso 8 do salmos nº 138, para reflexão sobre o tema: COMO SERÁ MEU FUTURO. Considerando o tema: COMO SERÁ O FUTURO, é preciso entender: 1 ) DEVE SER UM ALVO A SER PERSEGUIDO (de forma consciente) POR CADA PESSOA... Abraão foi considerado Amigo de DEUS e no capítulo 24 do Livro de Gênesis está o relato de quando ele enviou seu servo para procurar e trazer (de entre seus parentes, uma moça pra casar com seu filho Isaque... Gênesis 24:10–14. COMO VIVEMOS NÓS ou COMO ESTAMOS NÓS??? O QUE TEMOS FEITO??? O QUE PRETENDEMOS FAZER??? VOCÊ JÁ IMAGINOU QUE DEUS CONFIOU EM VOCÊ PARA FALAR SOBRE SUAS GRANDEZAS E SOBRE SUA AÇÃO NA TERRA E, ESPECIALMENTE SEU AMOR PELO SER HUMANO??? O DIA DA COLHEITA NÃO ESTÁ DIZENDO QUE VOCÊ DEVE TRAZER MUITAS PESSOAS PRA IGREJA (COMO RESULTADO A SER APRESENTADO) ANTES, O DIA DA COLHEITA É UMA FORMA DE DIZER QUE VOCÊ TEM CONDIÇÕES DE SER USADO (OU USADA POR DEUS) PARA QUE OUTRAS PESSOAS TAMBÉM POSSAM SER ALCANÇADAS PELO IMENSO AMOR DE DEUS... VOCÊ ACHA QUE SEMEAR É TAMBÉM RESPONSABILIDADE DO SER HUMANO (SUA E MINHA E DE QUALQUER PESSOA)??? Conforme está escrito (lemos o texto da última vez que estivemos pregando aqui): Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer aquele que o arregimentou. Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos. Pondera o que acabo de dizer, porque o SENHOR te dará compreensão em todas as coisas. (2 Timóteo 2:4–7). Considerando o tema: COMO SERÁ O FUTURO, é preciso entender: 2 ) DEVEMOS SEMPRE (de forma consciente) CONFIAR EM DEUS... Lembro-me de uma canção que dizia: Existe um tempo, pra todas as coisas: Não devo me apressar... Existe um tempo, pra todas as coisas: E devagar também não devo andar... COMO SE DEVE ANDAR, E COMO ESTAMOS ANDANDO??? SE A IGREJA FOSSE ARREBATADA, OUTRAS PESSOAS IRIAM NOTAR NOSSA AUSÊNCIA??? Gênesis 41:37–45 JOSÉ COMO GOVERNADOR DO EGITO 2 Reis 5:1–14 NAAMÃ É CURADO DE LEPRA Rute 1:15–18 NOEMI NÃO INSISTE PARA QUE RUTE NÃO VÁ COM A MESMA... Considerando o tema: COMO SERÁ O FUTURO, é preciso entender: 3 ) DEVEMOS SEMPRE CAMINHAR SEM OLHAR PARA TRÁS... Certa vez, alguém me deu carona e, enquanto o carro rodava, ele contava suas proezas evangelísticas: Está vendo esse banco onde você está sentado?? Nele já ganhei muitas almas pra JESUS... No SENHOR o trabalho não é vão – 1 Coríntios 15:57–58 E, Conforme 1 Coríntios 15:19, Paulo diz aos irmãos de Corinto que nossa esperança em CRISTO não deve se limitar ao aqui e agora... CONCLUSÃO: Salmos 46:1–3; 10–11. Na manhã deste dia, o irmão Ivaldo (na devocional antes da divisão em classes) fez a leitura deste Salmos, repetindo os dois primeiros versos e os dois últimos... Também, assistimos a um pequeno vídeo que nos leva a refletir sobre uma certeza em relação ao futuro: A MORTE... ASSIM, se o futuro a DEUS pertence e se precisamos conhecer melhor a DEUS, pense sobre a oportunidade que DEUS tem dado a cada cristão de, a cada dia, a cada momento conhecer melhor ao SENHOR, através do que está escrito na BÍBLIA, que é DEUS falando sobre o SEU imenso amor para com cada ser humano, especialmente quem se achega ao PAI por meio de JESUS... ASSIM, não apenas você irá querer saber COMO SERÁ O FUTURO, mas (o que é mais importante) estaremos no futuro face a face com DEUS... Publicado no www.recantodasletras.com.br (autor: fchagass).